RECESSO ESCOLAR E PAUSAS NA ROTINA DE TRABALHO

INTRODUÇÃO

A importância do descanso para os professores não pode ser subestimada, especialmente em um ambiente educacional cada vez mais exigente.

A função do professor vai muito além da simples transmissão de conhecimentos; ela envolve preparação de aulas, correção de trabalhos, atendimento individualizado aos alunos e, muitas vezes, administração de conflitos e acompanhamento emocional dos estudantes. Esse cenário pode levar ao esgotamento físico e mental, conhecido como burnout.

O burnout é um estado de esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no ambiente de trabalho. É comum em profissões altamente demandantes, como a docência, onde a pressão e a carga de trabalho podem ser intensas. Os sintomas incluem fadiga persistente, irritabilidade, dificuldade de concentração e problemas de sono.



O descanso adequado permite que o corpo e a mente se recuperem do estresse diário, prevenindo o esgotamento físico e emocional. Além disso, pausas estratégicas promovem a criatividade, a inovação e a eficiência, melhorando a qualidade do trabalho realizado.

De acordo com Cury (2003,p.9) devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

Estudos indicam que pausas regulares e períodos de férias contribuem para a redução do estresse, melhoria da saúde mental e aumento da produtividade. Além disso, o descanso favorece a criatividade e a inovação no ensino, permitindo que os professores voltem às suas atividades com renovada energia e novas perspectivas.

Trabalhar com alegria, dedicação e criatividade é um bálsamo para a vida. (CURY, 2003, p.8)

Portanto, reconhecer e promover a importância do descanso para os professores é vital não apenas para o bem-estar desses profissionais, mas também para a qualidade da educação que eles proporcionam. Este texto pretende explorar de maneira mais aprofundada os benefícios do descanso para os professores e apresentar estratégias para integrá-lo de forma eficaz na rotina escolar.

RECESSO ESCOLAR E PAUSAS NA ROTINA DE TRABALHO

A inclusão de pausas regulares na rotina de trabalho é fundamental para manter a saúde e a produtividade, especialmente em profissões exigentes como a docência.

O descanso adequado é essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar dos professores. O trabalho é dignificante, mas não pode ser escravizador,  é preciso ter sempre a precaução contra os males advindos da fadiga. (CHALITA, 2001, p.30)

            Para os professores, que desempenham um papel na formação de futuras gerações, o descanso é vital. Sem ele, a capacidade de ensinar de forma eficaz e de atender às necessidades dos alunos pode ser comprometida. Portanto, criar e respeitar momentos de pausa na rotina de trabalho não é apenas uma questão de bem-estar pessoal, mas também uma responsabilidade profissional.

Promover uma cultura que valorize o descanso e o autocuidado pode levar a um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Instituições educacionais que incentivam práticas de bem-estar entre seus funcionários não só melhoram a satisfação e a retenção de professores, mas também garantem um ensino de qualidade para os alunos.

            O autocuidado e o descanso durante o recesso são essenciais para a recuperação e revitalização dos professores. O trabalho precisa ser dosado, alternado com o lazer, com atividades físicas, culturais, sociais. (CHALITA, 2001, p.30)

Durante o ano letivo, os professores enfrentam uma carga de trabalho intensa, lidando com planejamento de aulas, avaliações, gestão de sala de aula e, muitas vezes, questões emocionais dos alunos. A principal causa da desmotivação é a ausência de reconhecimento, quando o profissional não é objeto de gratidão pelo que faz (CORTELLA, 2016, p.48)

 Por isso, o recesso oferece uma oportunidade para os professores se dedicarem ao autocuidado e ao descanso, aspectos vitais para sua saúde física, mental e emocional.

PRÁTICAS DE  AUTOCUIDADO

O autocuidado envolve práticas e atividades que promovem a saúde e o bem-estar. Para os professores, o autocuidado pode incluir:

·         Autorreflexão: Aproveitar o tempo livre para refletir sobre o ano letivo, identificar pontos de sucesso e áreas de melhoria, e definir metas pessoais e profissionais.

·         Atividades Físicas: Participar de exercícios físicos regulares, como caminhada, natação ou ioga, que ajudam a reduzir o estresse e a melhorar a condição física. De acordo com Cury (2003,p.19) fazer exercícios físicos regulares estimula o metabolismo,  melhora a irrigação sanguínea renovando a energia cerebral e retardando o envelhecimento físico e mental.

·         Nutrição Adequada: Focar em uma alimentação equilibrada e saudável, que contribui para a energia e o bem-estar geral.

·         Sono de Qualidade: Estabelecer e manter uma rotina de sono regular para garantir o descanso físico e mental adequado. O sono reparador é o sono que renova a energia física e psíquica. (CURY, 2003, p.16)

·         Hobbies e Interesses Pessoais: Dedicar tempo a atividades que trazem alegria e satisfação pessoal, como leitura, artesanato, jardinagem ou música. Segundo Cury (2003, p.14) contemplar o belo é fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos; é dialogar com os amigos, elogiar as pessoas, amar os desafios da vida.

·         Relaxar: Priorizar atividades relaxantes, como assistir a filmes, passear ao ar livre ou passar tempo com a família e amigos.

·         Viagens e Lazer: Planejar viagens ou atividades de lazer que proporcionem uma mudança de cenário e novas experiências, ajudando a mente a descansar e se renovar.

·         Autocompaixão: Praticar a autocompaixão, reconhecendo que o descanso é merecido e necessário, e evitando sentimentos de culpa por não estar trabalhando.




ATIVIDADES PRÁTICAS DE DESCANSO

O descanso é fundamental para que os professores possam recarregar suas energias e retornar ao trabalho renovados. Como o trabalho ocupa uma parte significativa do nosso tempo, ele acaba se relacionando com outras dimensões da vida. (CORTELLA, 2016, p.83)

Incorporar  formas de descanso na rotina diária pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida e no bem-estar geral dos professores.

A seguir cinco formas de descanso que os professores podem adotar em casa:

1. Leitura Recreativa

Ler livros de ficção, poesia ou qualquer gênero de interesse pode ser uma ótima maneira de relaxar e escapar do estresse do trabalho. A leitura recreativa pode proporcionar uma pausa mental e emocional, permitindo a exploração de novos mundos e ideias.

2.Exercícios de Relaxamento e Meditação

Praticar ioga, meditação ou exercícios de respiração pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Essas práticas não só promovem o relaxamento físico, mas também melhoram a clareza mental e a concentração.

3.Atividades ao Ar Livre

Passar tempo ao ar livre, seja caminhando no parque, cuidando do jardim ou simplesmente sentando-se ao sol, pode ter efeitos revigorantes. O contato com a natureza é conhecido por reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor.

4.Hobbies e Atividades Criativas

Engajar-se em hobbies como pintura, artesanato, culinária, música ou qualquer outra atividade criativa pode ser extremamente relaxante. Essas atividades permitem que o professor se desconecte do trabalho e se concentre em algo prazeroso e gratificante.

5.Tempo de Qualidade com a Família e Amigos

Passar tempo com entes queridos pode proporcionar um descanso emocional e psicológico significativo. Conversas descontraídas, risadas e momentos de lazer com a família e amigos ajudam a fortalecer os vínculos e a criar memórias positivas.

CONCLUSÃO

O recesso escolar é um período importante para o autocuidado e o descanso dos professores. Aproveitar esse tempo para se desconectar do trabalho, engajar-se em atividades que promovam a saúde e o bem-estar, e garantir um descanso adequado, é essencial para a recuperação física e mental.

 Investir no autocuidado durante o recesso não apenas beneficia os professores, mas também contribui para um ensino de maior qualidade e uma experiência educacional mais enriquecedora para os alunos.

 Portanto, valorizar e priorizar o descanso e o autocuidado durante o recesso é uma prática indispensável para a sustentabilidade da profissão docente e para a excelência educacional.

Em última análise, reconhecer e valorizar a importância das pausas é um investimento no sucesso e na sustentabilidade da educação.

BIBLIOGRAFIA

CORTELLA, Mario Sergio; Por que fazemos o que fazemos? : aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização / Mario Sergio Cortella. - 1 . ed. - São Paulo : Planeta, 2016

CHALITA, Gabriel; Educação: a solução está no afeto / Gabriel Benedito Isaac Chalita

São Paulo: Editora Gente, 2001 1a ed., 2004 edição revista e atualizada.

CURY, Augusto Jorge; Dez leis para ser feliz : ferramentas para se apaixonar pela vida/Augusto Cury . – Rio de Janeiro: Sextante, 2003

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