Gestão de sala de aula: como lidar com a falta de disciplina (indisciplina)

Gestão de sala de aula: como lidar com a falta de disciplina (indisciplina)

A indisciplina, algumas vezes, é gerada pela falta de conhecimento da rotina escolar por parte dos alunos, eles não sabem  o que será feito e nem o que esperam deles naqueles momentos.

A falta de conhecimento da rotina gera a falta de engajamento dos mesmos no processo de aprendizagem.

O engajamento e a disciplina podem ser alcançados desenvolvendo as competências socioemocionais.

De acordo com a Psicologia as competências socioemocionais (CSE) que  descrevem a personalidade humana  podem ser divididas em cinco dimensões , dentre as quais está a consciência ou autogestão  que engloba valores  e ações como: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Esses valores e ações são estimulados e desenvolvidos na escola principalmente nos seguintes momentos:

Organização da rotina e combinados 

(Atividades práticas)

  • 1-    Momento em que o professor e os alunos estabelecem a organização do dia (rotina)
  • 2-    Elaboração dos combinados ou regras para que a rotina seja cumprida;
  • 3-    Riscar ou retirar da lista o que foi cumprido a fim de motivar os alunos;
  • 4-     Argumentação e incentivos do professor direcionando os alunos para que não percam o foco;
  • 5-    Atividades progressivas para promover o engajamento e persistência na resolução e conclusão;
  • 6-    Esclarecimento prévio sobre as consequências como ganhos e perdas com o cumprimento e o não cumprimento da rotina. O maior estímulo para ter disciplina é o desejo de atingir um objetivo. (Tiba, 1996, p.158)

Pode-se ensinar a disciplina através de exemplos e mesmo atividades que buscam mostrar como agir em determinadas situações, promovendo debate e conversação . Ensina-se como e por que se comportar em sociedade, em reuniões sociais, em classe, em competições etc. Isso faz parte da educação, a arte de viver bem. (Tiba, 1996, p.161 )

Ambiente positivo e coletivo /

Desenvolvimento de competências socioemocionais  

(Atividades práticas)

  • 1-    No início da aula debater sobre frases motivacionais com tema sobre disciplina, autocontrole, boa convivência;
  • 2-    Durante a contação de história incluir livros, contos poesia ou outros gêneros textuais que evidenciam comportamentos como: ética, educação, boas maneiras;
  • 3-    Incluir nas atividades situações problemas em que se poderia ter um debate de como a criança agiria diante daquela situação;
  • 4-    Demonstrar para o aluno os ganhos com a disciplina e organização para o aprendizado;
  • 5-    Proporcionar situações em que todos são promovidos com a disciplina da turma, evitando excluir ou insinuar que o objetivo não foi alcançado devido ao comportamento ou ação de determinado aluno;

Comunicação assertiva e congruente

     A comunicação do professor com os alunos também favorece a boa gestão de sala de aula, garantindo atenção e disciplina, sendo assim o professor pode assumir uma comunicação assertiva, que seja responsável, objetiva, com empatia e inteligência emocional.

(Atividades práticas)

  • 1-    Sustentar o que prometeu, ou seja, o professor garantir que o combinado falou será feito ou acontecerá;
  • 2-    Falar com clareza e objetividade;
  • 3-    Entender e escutar o aluno;
  • 4-    Agir com controle emocional evitando gritos e descontrole

Outra forma de comunicação que favorece a gestão de sala de aula e o aprendizado é a comunicação congruente, comunicação esta que combina gestos (linguagem corporal) tom de voz e fala (linguagem explicita).

(Atividades práticas)

  • 1-    Olhar para os alunos
  • 2-    Interessar-se pelos argumentos dos alunos;
  • 3-    Manter o tom de voz seguro, sem ironias, sarcasmos ou desdém;
  • 4-    Dirigir-se ao aluno com comandos claros, certificando que o aluno compreendeu o que foi dito;
  • 5-    Usar linguagem que gera ação, com verbos no presente.

    A sala de aula precisa ser um ambiente seguro e prazeroso tanto para os alunos quanto para os professores, a disciplina não deve ser vista como um castigo e sim como um meio para garantir um aprendizado significativo e saudável.

É essencial à educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina. (Tiba, 1996, p.18 )

Gostou? Então, compartilhe!

Siga @teoriaepratica1 no Instagram. Lá tem dicas, unindo teoria e prática para aplicar na sua sala de aula.

Referencia bibliográfica

Tiba, Içami Disciplina, limite na medida certa / Içami Tiba. — São Paulo: Editora Gente, 1996 — 1 a ed.

            



Postar um comentário

0 Comentários