Gestão de sala de aula: como lidar com a falta de disciplina (indisciplina)
A indisciplina, algumas vezes, é gerada pela falta de conhecimento da rotina escolar por parte dos alunos,
eles não sabem o que será feito e nem o que
esperam deles naqueles momentos.
A falta de conhecimento da
rotina gera a falta de engajamento dos mesmos no processo de aprendizagem.
O engajamento e a disciplina
podem ser alcançados desenvolvendo as competências socioemocionais.
De acordo com a Psicologia
as competências socioemocionais (CSE) que descrevem a personalidade humana podem ser divididas em cinco dimensões ,
dentre as quais está a consciência ou autogestão que engloba valores e ações como: determinação, organização,
foco, persistência e responsabilidade.
Esses valores e ações são
estimulados e desenvolvidos na escola principalmente nos seguintes momentos:
Organização da rotina e combinados
(Atividades práticas)
- 1- Momento
em que o professor e os alunos estabelecem a organização do dia (rotina)
- 2- Elaboração
dos combinados ou regras para que a rotina seja cumprida;
- 3- Riscar
ou retirar da lista o que foi cumprido a fim de motivar os alunos;
- 4- Argumentação e incentivos do professor direcionando
os alunos para que não percam o foco;
- 5- Atividades
progressivas para promover o engajamento e persistência na resolução e conclusão;
- 6- Esclarecimento
prévio sobre as consequências como ganhos e perdas com o cumprimento e o não
cumprimento da rotina. O maior estímulo para ter disciplina é o desejo de
atingir um objetivo. (Tiba, 1996, p.158)
Pode-se ensinar a disciplina
através de exemplos e mesmo atividades que buscam mostrar como agir em
determinadas situações, promovendo debate e conversação . Ensina-se como e por
que se comportar em sociedade, em reuniões sociais, em classe, em competições
etc. Isso faz parte da educação, a arte de viver bem. (Tiba, 1996, p.161 )
Ambiente positivo e coletivo /
Desenvolvimento de competências socioemocionais
(Atividades práticas)
- 1- No início
da aula debater sobre frases motivacionais com tema sobre disciplina,
autocontrole, boa convivência;
- 2- Durante
a contação de história incluir livros, contos poesia ou outros gêneros textuais
que evidenciam comportamentos como: ética, educação, boas maneiras;
- 3- Incluir
nas atividades situações problemas em que se poderia ter um debate de como a
criança agiria diante daquela situação;
- 4- Demonstrar
para o aluno os ganhos com a disciplina e organização para o aprendizado;
- 5- Proporcionar situações em que todos são promovidos com a disciplina da turma, evitando excluir ou insinuar que o objetivo não foi alcançado devido ao comportamento ou ação de determinado aluno;
Comunicação assertiva e congruente
A comunicação do professor com os alunos também favorece a boa gestão de sala de aula, garantindo atenção e disciplina, sendo assim o professor pode assumir uma comunicação assertiva, que seja responsável, objetiva, com empatia e inteligência emocional.
(Atividades práticas)
- 1- Sustentar o que prometeu, ou seja, o professor
garantir que o combinado falou será feito ou acontecerá;
- 2- Falar com clareza e objetividade;
- 3- Entender
e escutar o aluno;
- 4- Agir com controle emocional evitando gritos e descontrole
Outra forma de comunicação
que favorece a gestão de sala de aula e o aprendizado é a comunicação
congruente, comunicação esta que combina gestos (linguagem corporal) tom de voz
e fala (linguagem explicita).
(Atividades práticas)
- 1- Olhar
para os alunos
- 2- Interessar-se
pelos argumentos dos alunos;
- 3- Manter
o tom de voz seguro, sem ironias, sarcasmos ou desdém;
- 4- Dirigir-se
ao aluno com comandos claros, certificando que o aluno compreendeu o que foi
dito;
- 5- Usar
linguagem que gera ação, com verbos no presente.
A sala de aula precisa ser um ambiente seguro e prazeroso
tanto para os alunos quanto para os professores, a disciplina não deve ser
vista como um castigo e sim como um meio para garantir um aprendizado
significativo e saudável.
É essencial à educação saber estabelecer limites e
valorizar a disciplina. (Tiba, 1996, p.18 )
Gostou? Então, compartilhe!
Siga @teoriaepratica1 no Instagram. Lá tem dicas, unindo teoria e prática para aplicar na sua sala de aula.
Referencia bibliográfica
Tiba, Içami Disciplina, limite na medida
certa / Içami Tiba. — São Paulo: Editora Gente, 1996 — 1 a ed.
0 Comentários