SEQUÊNCIA DIDÁTICA / JOGOS/ ATIVIDADES
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DIFICULDADE ORTOGRÁFICA F/V
A ortografia pode ser uma área complicada da língua portuguesa, muitos alunos enfrentam dificuldades ortográficas, seja pela complexidade das regras ou pela falta de prática.
O princípio alfabético do português brasileiro é a base que rege a relação entre os sons da fala e os símbolos gráficos (letras) utilizados na escrita. Esse princípio assume que cada fonema (unidade sonora da língua) é representado por um ou mais grafemas (letras ou combinações de letras).
No entanto, devido à natureza do português e à sua história linguística, existem tanto padrões regulares quanto irregularidades na correspondência entre sons e letras, o que pode tornar a ortografia desafiadora para aprendizes.
O princípio alfabético do português brasileiro é definido com as características de transparência e opacidade ortográfica. (SAMPAIO & CAPELLINI, 2015, p.106)
Uma das razões para essas dificuldades é a natureza irregular da ortografia do português. Existem muitas exceções às regras, e algumas palavras simplesmente precisam ser memorizadas. Além disso, as reformas ortográficas também podem causar confusão, já que as regras podem mudar ao longo do tempo.
De acordo com Sampaio & Capellini (2015, p.113) precisa-se de uma reflexão sobre a necessidade de atividades que proporcionem uma assimilação satisfatória do conteúdo, de forma contextualizada, ainda segundo os autores considera-se a construção de conceitos e não de forma isolada e autoritária, como se observa no sistema educacional de hoje.
A sequência didática que é uma abordagem pedagógica com uma progressão lógica e coerente de atividades, permite aos alunos assimilar, explorar e aplicar conhecimentos e habilidades de maneira gradual, sendo assim proporciona a construção do conhecimento, bem como a aplicação prática das regras ortográficas.
Essa sequência irá abordar a dificuldade ortográfica apresentada pelos fonemas f/v, com diversas atividades de reflexão do sistema de escrita alfabética e a atividades de produção textual que podem ser realizadas de forma coletiva ou de escrita espontânea pelos alunos.
Levando-se em conta o princípio alfabético do português brasileiro, que é composto por regularidades e irregularidades, faz-se necessário um ensino da ortografia que não gere ansiedade nem reprima a escrita espontânea, de modo a minimizar as dificuldades dos escolares com defasagem ortográfica. (SAMPAIO & CAPELLINI, 2015, p.113)
O princípio alfabético do português brasileiro, que engloba tanto regularidades quanto irregularidades, demanda atividades de ensino da ortografia que ensinam, de forma ativa, prática e que valorizam a escrita espontânea.
Clique e baixe a sequência – PDF – SEQUÊNCIA DIDÁTICA - F/V
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - consciência fonológica
A sequência didática é uma abordagem
pedagógica com uma progressão lógica e coerente de atividades que permitam aos
alunos assimilar, explorar e aplicar conhecimentos e habilidades de maneira
gradual.
A sequência didática com o gênero
textual trava-língua irá trabalhar a aliteração
A aliteração habilidade da consciência fonológica, fundamental no
processo da alfabetização, tanto na escrita quanto na leitura, pois está
relacionada à capacidade de reconhecer e manipular sons individuais, sílabas e
fonemas em palavras.
Clique e
baixe a sequência - PDF - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - GÊNERO TEXTUAL TRAVA-LÍNGUA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PALAVRA ESTÁVEL
A sequência didática é um plano de ensino organizado e estruturado que visa alcançar objetivos de aprendizagem específicos por meio de uma série de atividades relacionadas.
O trabalho com a palavra estável ajuda a criança a se apropriar do sistema de escrita alfabética, pois possibilitam a análise da construção da palavra embasada no aperfeiçoamento da consciência fonológica
Clique e baixe a sequência - PDF - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - GÊNERO TEXTUAL CANTIGA- ALECRIM DOURADO
JOGO DA
MEMÓRIA – TEORIA E PRÁTICA
Os jogos melhoram as funções
executivas, proporcionando habilidades para executar as tarefas de rotina e
incrementando a busca pelo aprendizado.
O jogo da memória é um jogo que potencializa
a estimulação cognitiva.
As atividades de estimulação cognitiva são atividades que visam preservar ou melhorar o desempenho das principais habilidades cognitivas: a memória, atenção, linguagem, raciocínio, e percepção.


Comentários
Postar um comentário