ADQUIRA JÁ!

ADQUIRA JÁ!
MENSAGEM E DINÂMICA PARA FINAL DO ANO LETIVO Nesse arquivo você encontrará um cartão para os alunos, uma mensagem e uma dinâmica para recordar e reconhecer os momentos de aprendizado vivenciados durante o ano.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Teoria - O que é consciência fonológica?

     consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da linguagem falada. Envolve estar ciente dos diferentes componentes do som, como fonemas, sílabas e sons individuais, e ter a capacidade de trabalhar com eles de forma eficaz.

    consciência fonológica é fundamental no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pois permite que a criança compreenda como funciona o sistema de sons da língua. Ao desenvolver a consciência fonológica, as crianças podem identificar e distinguir sons individuais em palavras, segmentar palavras em sílabas, manipular sons para criar novas palavras e compreender as relações entre sons e letras.

     Algumas habilidades específicas associadas à consciência fonológica incluem:

1.    Segmentação de palavras: a capacidade de dividir uma palavra em seus componentes sonoros, como quebrar "PEIXE" em /P/-/E/-/I/-/X/-/E/.

2.    Identificação de som inicial e final: Reconhece sons que aparecem no início ou no final de uma palavra, como identificar que "PALMA" começa com /P/ e termina com /A/.

3.    Manipulação de som: alterar, adicionar ou remover sons para criar novas palavras, como alterar "PÉ" para "PÁ" ou remover /É/ de "MARÉ" para obter "MAR".

4.    Consciência de rima: reconhecer e produzir palavras que tenham padrões de rima semelhantes, como encontrar palavras que rimam com "MARÉ", como "PÉ", "CAFÉ" ou "CHULÉ".

5.    Consciência silábica: reconhecer as partes em que uma palavra se divide em sílabas, como identificar que "CARANGUEJO" tem quatro sílabas: "CA" / "RAN" /"GUE" / "JO".

    O desenvolvimento da consciência fonológica é um componente essencial na aquisição das habilidades de leitura e escrita. Educadores e pais podem estimular essa habilidade por meio de atividades específicas, como jogos de rima, jogos de segmentação de palavras e atividades de manipulação de sons. Ao fortalecer a consciência fonológica, são lançadas as bases para um forte desenvolvimento da linguagem e uma alfabetização bem-sucedida.

Prática - Consciência fonológica, níveis de escrita e cantigas

Neste artigo você encontrará atividades para trabalhar com os diferentes níveis de escrita, explorando a cantiga tradicional “CARANGUEJO NÃO É PEIXE”, as cantigas são uma forma valiosa de conexão com a cultura e a história, além de estimularem habilidades linguísticas, musicais e criativas.

Segundo sua abordagem de Emília Ferreiro, renomada pesquisadora argentina que desenvolveu uma teoria sobre os níveis de escrita das crianças,  as crianças passam por diferentes estágios durante o processo de aquisição da escrita, e cada estágio reflete uma compreensão e habilidades específicas relacionadas à linguagem escrita.

Clique em cada nível de escrita e baixe a atividade referente em PDF.

De acordo com a pesquisa de Emília Ferreiro, os cinco níveis de escrita são:

·     Pré-silábico: Neste estágio, a criança não compreende a relação entre letras e sons da fala. Ela pode fazer garatujas, rabiscos ou desenhos, mas não consegue atribuir um significado específico às formas escritas.

·     Silábico: Nesse nível, a criança começa a compreender que há uma relação entre as letras e os sons, mas ainda não domina todas as convenções ortográficas. Ela representa as palavras por meio de sílabas, utilizando letras ou grafemas para representar os sons.

·       Silábico-alfabético: Neste estágio, a criança já compreende que as letras podem representar tanto sílabas quanto sons individuais. Ela começa a combinar sílabas e letras para escrever palavras mais complexas, mas ainda pode cometer erros ortográficos.

·  Alfabético: Nesse nível, a criança já adquiriu um conhecimento mais avançado das convenções ortográficas. Ela utiliza as letras de forma convencional para representar os sons das palavras e segue regras gramaticais básicas.

·       Ortográfico: No último estágio, a criança domina as regras ortográficas e utiliza a escrita de forma mais refinada. Ela é capaz de escrever de forma correta e fluente, aplicando as convenções da língua escrita.

A seguir um roteiro para o trabalho em sala de aula e aplicação das atividades propostas com a cantiga “CARANGUEJO NÃO É PEIXE”, desenvolvendo a consciência fonológica e possibilitando assim o avanço nos níveis de escrita:

1.    Exploração da letra: Comece lendo a letra da cantiga em sala de aula. Discuta o vocabulário, o significado e a mensagem transmitida pela canção. Peça aos alunos que identifiquem as características da cantiga, como rima, métrica ou figuras de linguagem presentes.

2.   Análise musical: Além da letra, explore a melodia e a estrutura musical da cantiga. Ouça a música juntamente com os alunos e discuta os elementos musicais, como ritmo, tom, instrumentos utilizados, estilo musical, etc. Isso pode ajudar a desenvolver a apreciação musical e a compreensão das relações entre poesia e música.

3.    Atividades de interpretação: Divida os alunos em grupos e peça que representem a cantiga por meio de uma pequena peça teatral, dança ou encenação. Isso estimula a criatividade, a expressão corporal e a interpretação do significado das palavras.

4.    Apresente a cantiga escrita no cartaz; pinte os espaços entre as palavras e conte quantas palavras tem cada verso.

5.   Trabalhe com imagens da cantiga como: pé, peixe...auxilie os alunos a identificar as letras e sílabas  iniciais/finais, a quantidade de sílabas, as rimas presentes na cantiga.

6.    Incentive os alunos a formarem outras palavras com as sílabas das figuras apresentadas, desafie os alunos a manipular o som das palavras mudando a ordem ou retirado.  

7.  Convide os alunos a realizar a atividade gráfica, de acordo com o nível de escrita que ela se apresenta.

8.   Criação de novas cantigas: Incentive os alunos a criar suas próprias cantigas. Eles podem escrever letras originais ou adaptar uma cantiga existente para uma nova temática ou situação. Isso promove a criatividade, o desenvolvimento da escrita e a exploração de diferentes formas poéticas.

9.    Apresentação para a comunidade: Organize um evento em que os alunos possam apresentar as cantigas que trabalharam para a comunidade escolar, pais ou outros alunos. Isso fortalece a confiança, a habilidade de se expressar em público e proporciona uma experiência gratificante de compartilhamento artístico.

10.  Clique e baixe em PDF as atividades de acordo com os níveis de escrita.

MATERIAL DE APOIO -CANTIGA CARANGUEJO

ATIVIDADE DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA- PRÉ -SILÁBICO  

ATIVIDADE DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA- SILÁBICO COM VALOR SONORO 

ATIVIDADE DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA-  SILÁBICO-ALFABÉTICO

ATIVIDADE DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA-  ALFABÉTICO 

ATIVIDADE DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA-  ORTOGRÁFICO





Lembrando que é importante adaptar as atividades de acordo com a faixa etária dos alunos e os objetivos pedagógicos.

É importante ressaltar que os estágios/níveis de escrita não são rígidos e lineares, e as crianças podem retroceder ou alternar entre os níveis durante o processo de aprendizado da escrita.

Gostou? Então, compartilhe!

Siga @teoriaepratica1 no Instagram. Lá tem dicas, unindo teoria e prática para aplicar na sua sala de aula.

 BIBLIOGRAFIA

https://www.letras.mus.br/temas-infantis/462696/

https://blog.soeducador.com.br/os-niveis-de-escrita-na-alfabetizacao/

https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/consciencia-fonologica


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO DOS SONS (FONEMAS) NAS PALAVRAS: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - TEORIA E PRÁTICA

TEORIA E PRÁTICA: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PALAVRA ESTÁVEL