TEORIA E PRÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR - BNC-FC

Teoria e prática sobre a Formação continuada do professor  -  BNC-FC

Teoria- Formação continuada do professor  -  BNC-FC

A formação docente é um elemento crucial para o aprimoramento da educação e o desenvolvimento dos alunos. Compreendendo a importância desse processo, a BNC-Formação Continuada estabelece diretrizes e competências fundamentais para orientar a prática docente e promover uma formação contínua de qualidade. Neste artigo, fica evidente as características e princípios dessa abordagem, destacando a necessidade de reestruturação dos cursos de pedagogia e licenciatura, assim como a reformulação dos programas e ações de formação continuada, a fim de atender às demandas atuais.

A formação continuada docente refere-se ao processo de desenvolvimento profissional contínuo dos professores ao longo de suas carreiras. É uma prática essencial para garantir que os educadores estejam atualizados em relação aos avanços teóricos, metodológicos e práticos no campo da educação.

A BNC-FC, aprovada em 2019, é a resolução CNE/CP n°1, de 27/10/2020, que determina “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica”. Foi criada com o objetivo de coletar informações sobre os principais desafios enfrentados e o desempenho na área de formação continuada dos professores. 

A Base Nacional Curricular de Formação continuada do professor, BNC-FC, é um documento que estabelece orientações para melhorar a prática de ensino, seguindo os princípios, fundamentos pedagógicos e competências, Incluem-se nesta categoria tanto as atividades formativas organizadas pelos sistemas de ensino quanto os cursos de aperfeiçoamento e pós-graduações.

Quanto à atuação em relação à formação continuada docente, diversas instituições estão envolvidas nesse processo. Isso inclui secretarias de educação, instituições de ensino superior, redes de ensino, organizações não governamentais e outras entidades educacionais. Essas instituições podem oferecer uma variedade de programas e atividades de formação, como cursos, oficinas, seminários, grupos de estudos, mentorias e cursos online.

A formação continuada dos professores também pode ocorrer por meio de diversos recursos, tais como cursos presenciais, workshops, palestras, seminários, grupos de estudo, cursos online, entre outros.

Além disso, é importante mencionar que a formação continuada docente não se limita apenas a aspectos pedagógicos, mas também pode abordar temas como inclusão, uso de tecnologia na sala de aula, avaliação educacional, entre outros.

A formação continuada docente é um processo contínuo e em constante evolução, que visa aprimorar a prática pedagógica e proporcionar aos professores as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios da educação atual.

É fundamental que os professores busquem constantemente a formação continuada para se atualizarem e aprimorarem suas práticas pedagógicas. A  busca pelo conhecimento contribui para a melhoria da qualidade da educação, para a promoção da igualdade de oportunidades de aprendizagem e para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Prática - Formação continuada do professor  -  BNC-FC

A BNC-Formação Continuada possui três dimensões essenciais que são interdependentes, se integram e se complementam na prática docente.

Parágrafo único. Estas competências profissionais docentes pressupõem, por parte dos professores, o desenvolvimento das Competências Gerais dispostas na Resolução CNE/CP nº 2/2019 - BNC-Formação Inicial, essenciais para a promoção de situações favoráveis para a aprendizagem significativa dos estudantes e o desenvolvimento de competências complexas, para a ressignificação de valores fundamentais na formação de profissionais autônomos, éticos e competentes. (BRASIL. Ministério da Educação)

        Sendo assim essas competências gerais são essenciais para criar situações propícias para a aprendizagem significativa dos alunos e promover o desenvolvimento de competências complexas, permitindo a transformação de valores fundamentais na formação de profissionais autônomos, éticos e competentes. 

         A seguir as competências/dimensões e como aplicá-las na prática.

Dimensão 1 - o Conhecimento Profissional

A prática desta dimensão consiste em: conhecer o conteúdo; conhecer as habilidades e competências; conhecer os processos de aprendizagem; conhecer as estratégias de avaliação e conhecer as tecnologias educacionais.

Dimensão 2 - a Prática Profissional

Essa dimensão visa habilidades como: dominar os conteúdos específicos; planejar e organizar o trabalho pedagógico; promover a aprendizagem dos alunos; avaliar a aprendizagem dos alunos; trabalhar em equipe;

Dimensão 3 - Engajamento Profissional

        E por último, a dimensão de engajamento profissional, tem como competências práticas: identificação dos valores da educação; atuação de forma responsável e comprometida; estabelecimento de relações de respeito e confiança; estabelecimento de práticas colaborativa e interdisciplinar; atuação como agente transformador da realidade buscando superar desigualdades e injustiças.

Prática - Formações dirigidas aos professores

As formações devem levar em consideração o contexto específico de atuação dos professores, considerando as características da escola, dos alunos e da comunidade. Dessa forma, a formação será mais relevante e adequada às necessidades reais dos professores.

A reflexão também é fundamental para o aprimoramento constante da prática docente e as formações  devem incentivar os professores a refletirem criticamente sobre sua prática, buscando compreender e analisar as diferentes abordagens e estratégias pedagógicas. 

Outro aspecto importante das formações é o de proporcionar espaços de colaboração entre os professores, permitindo que compartilhem suas experiências, desafios e boas práticas. Isso favorece a troca de conhecimentos e a construção coletiva de soluções para os problemas enfrentados na sala de aula.

A formação continuada também deve ser um processo constante ao longo da carreira docente, acompanhando as necessidades e os interesses individuais dos professores. É importante que os programas de formação ofereçam opções diversificadas e flexíveis, permitindo que os professores escolham os temas e as modalidades que mais se adequem às suas demandas.

A BNC-Formação Continuada também enfatiza que as formações dirigidas aos professores devem possuir as seguintes características:

1-    Ser centradas na escola e na prática: O objetivo é aproximar a formação continuada da realidade da sala de aula e das necessidades específicas dos professores em seu contexto escolar. A formação deve ser focada na resolução de problemas e na melhoria do desempenho dos alunos.

2-    Promover formação em serviço e colaboração: Destaca-se a importância da formação continuada ocorrer durante o exercício da profissão, envolvendo a colaboração entre os profissionais da escola. A formação deve incentivar a troca de experiências e saberes entre os professores.

3-    Ser integrada e em rede: Enfatiza-se a necessidade de uma formação continuada integrada e conectada em rede, ou seja, a formação deve ser planejada e coordenada entre diferentes instâncias e esferas educacionais, como escolas, redes de ensino, universidades e instituições de formação de professores.

Para cumprir essas diretrizes, é necessário que os cursos de pedagogia e licenciatura se adaptem às novas disposições, reformulando seus currículos e estágios para garantir a formação adequada dos futuros professores.

No que diz respeito à Formação Continuada, cabe às redes de ensino e às escolas a responsabilidade de reformular seus programas e ações, de modo a promover uma formação continuada alinhada às novas exigências e diretrizes estabelecidas.

É essencial que haja um esforço conjunto para garantir que tanto a formação inicial quanto a formação continuada dos professores estejam atualizadas e alinhadas às necessidades da prática docente.

      Ao adotar essas características nas formações dirigidas aos professores, é possível potencializar seu desenvolvimento profissional e contribuir para uma prática docente cada vez mais efetiva e qualificada.

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BIBLIOGRAFIA

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/bnc-professor

https://novaescola.org.br/conteudo/19384/base-docente-o-que-podemos-esperar-da-formacao-continuada

https://revistaeducacao.com.br/2021/04/08/base-nacional-professores/

https://playmove.com.br/principais-competencias-e-habilidade-para-professores-segundo-a-bnc-formacao-continuada/

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192

 

 

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