Teoria e prática sobre a Formação continuada do professor - BNC-FC
Teoria- Formação continuada do professor - BNC-FC
A formação docente é um elemento crucial para o aprimoramento da educação e o desenvolvimento dos alunos. Compreendendo a importância desse processo, a BNC-Formação Continuada estabelece diretrizes e competências fundamentais para orientar a prática docente e promover uma formação contínua de qualidade. Neste artigo, fica evidente as características e princípios dessa abordagem, destacando a necessidade de reestruturação dos cursos de pedagogia e licenciatura, assim como a reformulação dos programas e ações de formação continuada, a fim de atender às demandas atuais.
A
formação continuada docente refere-se ao processo de desenvolvimento
profissional contínuo dos professores ao longo de suas carreiras. É uma prática
essencial para garantir que os educadores estejam atualizados em relação aos
avanços teóricos, metodológicos e práticos no campo da educação.
A BNC-FC, aprovada em 2019, é a resolução CNE/CP n°1, de 27/10/2020, que determina “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica”. Foi criada com o objetivo de coletar informações sobre os principais desafios enfrentados e o desempenho na área de formação continuada dos professores.
A Base Nacional Curricular de Formação continuada do professor, BNC-FC, é um documento
que estabelece orientações para melhorar a prática de ensino, seguindo os
princípios, fundamentos pedagógicos e competências, Incluem-se nesta categoria
tanto as atividades formativas organizadas pelos sistemas de ensino quanto os
cursos de aperfeiçoamento e pós-graduações.
Quanto
à atuação em relação à formação continuada docente, diversas instituições estão
envolvidas nesse processo. Isso inclui secretarias de educação, instituições de
ensino superior, redes de ensino, organizações não governamentais e outras
entidades educacionais. Essas instituições podem oferecer uma variedade de
programas e atividades de formação, como cursos, oficinas, seminários, grupos
de estudos, mentorias e cursos online.
A
formação continuada dos professores também pode ocorrer por meio de diversos
recursos, tais como cursos presenciais, workshops, palestras, seminários,
grupos de estudo, cursos online, entre outros.
Além
disso, é importante mencionar que a formação continuada docente não se limita
apenas a aspectos pedagógicos, mas também pode abordar temas como inclusão, uso
de tecnologia na sala de aula, avaliação educacional, entre outros.
A
formação continuada docente é um processo contínuo e em constante evolução, que
visa aprimorar a prática pedagógica e proporcionar aos professores as
habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios da educação
atual.
É
fundamental que os professores busquem constantemente a formação continuada
para se atualizarem e aprimorarem suas práticas pedagógicas. A busca pelo conhecimento contribui para a
melhoria da qualidade da educação, para a promoção da igualdade de
oportunidades de aprendizagem e para o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Prática - Formação continuada do professor - BNC-FC
A BNC-Formação Continuada possui três dimensões
essenciais que são interdependentes, se integram e se complementam na prática
docente.
Parágrafo único. Estas competências profissionais docentes pressupõem, por parte dos professores, o desenvolvimento das Competências Gerais dispostas na Resolução CNE/CP nº 2/2019 - BNC-Formação Inicial, essenciais para a promoção de situações favoráveis para a aprendizagem significativa dos estudantes e o desenvolvimento de competências complexas, para a ressignificação de valores fundamentais na formação de profissionais autônomos, éticos e competentes. (BRASIL. Ministério da Educação)
Sendo assim essas competências gerais são essenciais para criar situações propícias para a aprendizagem significativa dos alunos e promover o desenvolvimento de competências complexas, permitindo a transformação de valores fundamentais na formação de profissionais autônomos, éticos e competentes.
A seguir as competências/dimensões e como aplicá-las na prática.
Dimensão 1 - o Conhecimento Profissional
A
prática desta dimensão consiste em: conhecer o conteúdo; conhecer as
habilidades e competências; conhecer os processos de aprendizagem; conhecer as
estratégias de avaliação e conhecer as tecnologias educacionais.
Dimensão 2 - a Prática Profissional
Essa
dimensão visa habilidades como: dominar os conteúdos específicos; planejar e
organizar o trabalho pedagógico; promover a aprendizagem dos alunos; avaliar a
aprendizagem dos alunos; trabalhar em equipe;
Dimensão 3 - Engajamento Profissional
E por último, a dimensão de engajamento profissional, tem como competências práticas: identificação dos valores da educação; atuação de forma responsável e comprometida; estabelecimento de relações de respeito e confiança; estabelecimento de práticas colaborativa e interdisciplinar; atuação como agente transformador da realidade buscando superar desigualdades e injustiças.
Prática - Formações dirigidas aos professores
As
formações devem levar em consideração o contexto específico de atuação dos
professores, considerando as características da escola, dos alunos e da
comunidade. Dessa forma, a formação será mais relevante e adequada às
necessidades reais dos professores.
A reflexão também é fundamental para o aprimoramento constante da prática docente e as formações devem incentivar os professores a refletirem criticamente sobre sua
prática, buscando compreender e analisar as diferentes abordagens e estratégias
pedagógicas.
Outro aspecto importante das formações é o de proporcionar espaços de colaboração entre os professores, permitindo que compartilhem suas experiências, desafios e boas práticas. Isso favorece a troca de conhecimentos e a construção coletiva de soluções para os problemas enfrentados na sala de aula.
A formação continuada também deve ser um processo constante ao longo da carreira docente, acompanhando as necessidades e os interesses individuais dos professores. É importante que os programas de formação ofereçam opções diversificadas e flexíveis, permitindo que os professores escolham os temas e as modalidades que mais se adequem às suas demandas.
A BNC-Formação Continuada também enfatiza que as formações dirigidas aos professores devem possuir as seguintes características:
1- Ser centradas na escola e na prática: O objetivo é aproximar a formação continuada da realidade da sala de aula e das necessidades específicas dos professores em seu contexto escolar. A formação deve ser focada na resolução de problemas e na melhoria do desempenho dos alunos.
2- Promover formação em serviço e colaboração: Destaca-se a
importância da formação continuada ocorrer durante o exercício da profissão,
envolvendo a colaboração entre os profissionais da escola. A formação deve
incentivar a troca de experiências e saberes entre os professores.
3- Ser integrada e em rede: Enfatiza-se a necessidade de uma
formação continuada integrada e conectada em rede, ou seja, a formação deve ser
planejada e coordenada entre diferentes instâncias e esferas educacionais, como
escolas, redes de ensino, universidades e instituições de formação de
professores.
Para cumprir essas diretrizes, é necessário que os cursos
de pedagogia e licenciatura se adaptem às novas disposições, reformulando seus
currículos e estágios para garantir a formação adequada dos futuros
professores.
No que diz respeito à Formação Continuada, cabe às redes
de ensino e às escolas a responsabilidade de reformular seus programas e ações,
de modo a promover uma formação continuada alinhada às novas exigências e
diretrizes estabelecidas.
É essencial que haja um esforço conjunto para garantir
que tanto a formação inicial quanto a formação continuada dos professores
estejam atualizadas e alinhadas às necessidades da prática docente.
Ao adotar essas características nas formações dirigidas aos professores, é possível potencializar seu desenvolvimento profissional e contribuir para uma prática docente cada vez mais efetiva e qualificada.
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BIBLIOGRAFIA
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/bnc-professor
https://novaescola.org.br/conteudo/19384/base-docente-o-que-podemos-esperar-da-formacao-continuada
https://revistaeducacao.com.br/2021/04/08/base-nacional-professores/
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