ADQUIRA JÁ!

ADQUIRA JÁ!
MENSAGEM E DINÂMICA PARA FINAL DO ANO LETIVO Nesse arquivo você encontrará um cartão para os alunos, uma mensagem e uma dinâmica para recordar e reconhecer os momentos de aprendizado vivenciados durante o ano.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

A sequência didática é um plano de ensino organizado e estruturado que visa alcançar objetivos de aprendizagem específicos por meio de uma série de atividades relacionadas.

A sequência didática é uma abordagem pedagógica com uma progressão lógica e coerente de atividades que permitam aos alunos assimilar, explorar e aplicar conhecimentos e habilidades de maneira gradual.

Os elementos de uma sequência didática são: Objetivos de Aprendizagem( o que deseja alcançar com a sequência didática alinhados a BNCC); Atividades de Introdução( atividade que desperte o interesse dos alunos e os familiarize com o tema da sequência);Exploração, Desenvolvimento e Atividades de Aplicação (apresentação gradual dos conceitos da sequência- leituras, discussões em grupo, experimentos, exercícios práticos interdisciplinares e atividades de pesquisa e de casa); Avaliação Formativa (questionários, discussões, exercícios de revisão ou qualquer outra atividade que revele o entendimento dos alunos).

A sequência didática é uma estrutura flexível, que considera o contexto e as necessidades dos alunos. A adaptação contínua da sequencia didática ajuda a maximizar o engajamento e o aprendizado, pois visa fornecer uma abordagem mais estruturada para alcançar os objetivos educacionais.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  GÊNERO TEXTUAL TRAVA-LÍNGUA

A sequência didática com o gênero textual trava-língua irá trabalhar a aliteração

 A aliteração habilidade da consciência fonológica, fundamental no processo da alfabetização, tanto na escrita quanto na leitura, pois está relacionada à capacidade de reconhecer e manipular sons individuais, sílabas e fonemas em palavras.

A aliteração é uma técnica que pode ser usada para desenvolver habilidade que envolve a identificação de padrões sonoros semelhantes no início, meio e final de palavras.

A aliteração é importante no desenvolvimento da consciência fonológica, desenvolvendo nos alunos a percepção e manipulação dos sons da fala.

Clique e baixe a sequência -  PDF - SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  GÊNERO TEXTUAL TRAVA-LÍNGUA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

 (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.











Clique e baixe a sequência -  PDF - SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  GÊNERO TEXTUAL TRAVA-LÍNGUA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO DOS SONS (FONEMAS) NAS PALAVRAS: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - TEORIA E PRÁTICA

TEORIA E PRÁTICA: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PALAVRA ESTÁVEL