SEQUÊNCIA DIDÁTICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
A sequência didática é um plano de ensino organizado e estruturado que visa alcançar objetivos de aprendizagem específicos por meio de uma série de atividades relacionadas.
A sequência
didática é uma abordagem pedagógica com uma progressão lógica e coerente de
atividades que permitam aos alunos assimilar, explorar e aplicar conhecimentos
e habilidades de maneira gradual.
Os
elementos de uma sequência didática são: Objetivos
de Aprendizagem( o que deseja alcançar com a sequência didática alinhados a
BNCC); Atividades de Introdução(
atividade que desperte o interesse dos alunos e os familiarize com o tema da
sequência);Exploração, Desenvolvimento e
Atividades de Aplicação (apresentação gradual dos conceitos da sequência- leituras,
discussões em grupo, experimentos, exercícios práticos interdisciplinares e
atividades de pesquisa e de casa); Avaliação
Formativa (questionários, discussões, exercícios de revisão ou qualquer
outra atividade que revele o entendimento dos alunos).
A sequência
didática é uma estrutura flexível, que considera o contexto e as necessidades
dos alunos. A adaptação contínua da sequencia didática ajuda a maximizar o
engajamento e o aprendizado, pois visa fornecer uma abordagem mais estruturada
para alcançar os objetivos educacionais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - GÊNERO TEXTUAL TRAVA-LÍNGUA
A sequência didática com o gênero textual trava-língua irá trabalhar a aliteração
A aliteração habilidade da consciência fonológica,
fundamental no processo da alfabetização, tanto na escrita quanto na leitura,
pois está relacionada à capacidade de reconhecer e manipular sons individuais,
sílabas e fonemas em palavras.
A aliteração é uma técnica
que pode ser usada para desenvolver habilidade que envolve a identificação de
padrões sonoros semelhantes no início, meio e final de palavras.
A aliteração é importante no
desenvolvimento da consciência fonológica, desenvolvendo nos alunos a percepção
e manipulação dos sons da fala.
Clique e baixe a sequência - PDF - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - GÊNERO TEXTUAL TRAVA-LÍNGUA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto
que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda
do professor.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na
decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por
memorização.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e
diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de
quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer
situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de
identificação.
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até
100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em
situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de
aula, entre outros.
(EF01MA05)
Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem
suporte da reta numérica.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e
utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens,
por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável,
contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração
decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
(EF02HI04) Selecionar e
compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de
memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI08) Compilar
histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
(EF02CI06) Identificar as
principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a
função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as
plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Clique e baixe a sequência - PDF - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - GÊNERO TEXTUAL TRAVA-LÍNGUA










Comentários
Postar um comentário