ADQUIRA JÁ!

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MENSAGEM E DINÂMICA PARA FINAL DO ANO LETIVO Nesse arquivo você encontrará um cartão para os alunos, uma mensagem e uma dinâmica para recordar e reconhecer os momentos de aprendizado vivenciados durante o ano.

PLANEJE O ANO LETIVO UNINDO TEORIA E PRÁTICA


INTRODUÇÃO 

Planejar envolve a definição clara de metas e objetivos específicos, seguido por uma análise cuidadosa da situação atual, identificando recursos disponíveis e desafios potenciais.  Com base nessa compreensão, estratégias são desenvolvidas para atingir as metas estabelecidas. 

O objetivo principal do planejamento é fornecer uma estrutura lógica para alcançar metas e objetivos de maneira eficiente e eficaz. Ele é uma ferramenta fundamental para orientar a ação e maximizar as chances de sucesso em qualquer empreendimento.

  O planejamento é uma das atividades mais privilegiadas do cotidiano escolar, pois ele representa um momento de reflexão sobre o que vamos ensinar, sobre os conteúdos que precisam ser fixados, revisados, ou, ainda, ensinados de uma outra forma. (SERRA, 2012, p.14). Ao planejarmos o trabalho no ano letivo deve-se considerar alguns conhecimentos prévios.


1- CONHECER O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 

O Projeto Político Pedagógico reúne propostas de ação concreta que define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, formando cidadãos conscientes que atuam coletivamente na sociedade.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento elaborado pela instituição de ensino que expressa sua visão, missão, valores, objetivos e diretrizes educacionais. Ele serve como guia para o planejamento e execução das práticas pedagógicas, administrativas e sociais da escola.

O PPP é um instrumento fundamental para nortear a prática educacional e garantir a coesão entre os diferentes elementos que compõem a instituição de ensino. Ele reflete a identidade da escola e seu compromisso com a formação integral dos alunos.

Conheça o Projeto Político Pedagógico (PPP) da sua escola para planejar as aulas de acordo com a missão e a proposta da escola. 

Registre informações  como: missão, valores, objetivos, diretrizes educacionais, projetos e  informações sobre a comunidade escolar. 



2- CONHECER O CALENDÁRIO LETIVO

O calendário letivo é uma programação que define o início e o término das atividades educacionais ao longo de um ano escolar. Ele inclui períodos de aulas, feriados, recessos e outras atividades programadas pela instituição educacional. 

O calendário letivo é uma ferramenta essencial para a organização e planejamento eficaz das atividades educacionais ao longo do ano. Ele proporciona uma visão clara das expectativas e ajuda a manter todos os envolvidos cientes das datas e eventos importantes.

A seguir um link para você baixar um planner para organizar as atividades anuais de acordo com a turma que irá lecionar.

PLANNER 2025

CALENDÁRIO 2025



                        
                               
                                 


                                                                                  

                                           



                                           


                                          


                                         


3- CONHECER O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A TURMA QUE IRÁ LECIONAR

O currículo escolar é um documento que define os objetivos educacionais, conteúdos, métodos de ensino e avaliação que guiam o processo de aprendizagem em uma instituição de ensino. Ele abrange todas as disciplinas e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. 

O currículo deve ser elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de sua escolaridade básica no Brasil. 

O currículo escolar é dinâmico e deve ser adaptado conforme as necessidades dos alunos, as mudanças na sociedade e as evoluções na área educacional. Ele serve como um guia para professores, alunos e pais, proporcionando uma visão clara dos objetivos e do caminho educacional da instituição.

Clique em cada link das seguintes áreas do conhecimento do Ensino Fundamental 1 e conheça os objetos de conhecimento e habilidades propostas para cada etapa.


4- CONHECER O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E COGNITIVO DAS CRIANÇAS

O  desenvolvimento infantil refere-se a eventos ou habilidades específicas que são geralmente alcançadas por crianças em determinadas faixas etárias. Essas características são indicadores importantes do progresso e do crescimento saudável das crianças. 

É importante notar que cada criança é única, o desenvolvimento e as características  são apenas guias gerais. As características associadas a diferentes idades são generalizadas e podem variar amplamente de uma criança para outra.

Fatores ambientais, genéticos e individuais podem influenciar significativamente o ritmo e a natureza do desenvolvimento infantil. Além disso, crianças podem demonstrar habilidades ou características fora dessas faixas etárias. 

 De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo percorre diferentes estágios pelos quais as crianças passam. Essa teoria é conhecida como a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget e inclui quatro fases principais: Sensório Motor (0-2 anos); Pré-operacional (2-7 anos); Operações Concretas (7-11 anos) e Operações Formais (11 anos em diante).




Henri Wallon contribuiu significativamente para a compreensão do desenvolvimento humano, especialmente no que diz respeito à dimensão emocional. Sua teoria do desenvolvimento emocional é uma parte importante de sua abordagem holística para entender o ser humano. De acordo com Wallon essas são as fases do desenvolvimento emocional das crianças :Fase do Impulso (0-1 ano); Fase Emocional (1-3 anos); Fase Sensório-Motora (3-6 anos); Fase do Pensamento (6-11 anos) e Fase da Personalidade (adolescência em diante).


Wallon enfatiza a importância da dimensão emocional no desenvolvimento, argumentando que as emoções desempenham um papel crucial na formação do pensamento e da personalidade.

Os motivos de medo observados na maioria das crianças e adolescentes costumam ser transitórios. (Marteleto & Schoen, 2020, p.640)

Em crianças, o desenvolvimento emocional influi sobre as causas e a maneira como se manifestam os medos e as preocupações, sejam normais ou patológicas. (CAIRES & SHINOHARA,  2010,p.69).

Entre os 6 e 8 anos, a presença de fantasmas já ocupa a mente das crianças, gerando considerável comoção e receio. Esse fenômeno pode desencadear o temor de dormir sozinha. Nesse estágio, é igualmente comum que as crianças experimentem apreensão em relação a chuvas intensas.

Ao atingir a faixa etária de 9 a 12 anos, a socialização torna-se mais proeminente, dando espaço para o desenvolvimento do medo da rejeição social. A compreensão do convívio faz com que a criança sinta a necessidade de ser aceita pelo grupo e, consequentemente, temer situações que possam resultar em rejeição social.

A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo. (CAIRES & SHINOHARA, 2010, p.65).

     

           
     
     

Em crianças, a ansiedade pode ser expressa por choro, ataques de raiva, imobilidade ou comportamento aderente. (CAIRES & SHINOHARA, 2010, p.73)

Ao compreendermos melhor os estágios do desenvolvimento infantil, podemos oferecer um ambiente favorável e estímulos adequados, promovendo um crescimento saudável e equilibrado. 

A interação com os pais, educadores e o ambiente que cerca a criança contribuem  nesse processo, influenciando diretamente na formação de sua personalidade, valores e capacidades.

Saiba mais sobre o desenvolvimento infantil.

crianças de 6 anos

crianças de 7 anos

crianças de 8 anos

crianças de 9 anos

crianças de 10 anos


CONCLUSÃO

Conclui-se que a importância do planejamento do ano letivo destaca a relevância de uma abordagem estruturada e cuidadosa na preparação das atividades educacionais. 

O planejamento do ano letivo não apenas fornece uma visão clara dos objetivos a serem alcançados, mas também desempenha um papel fundamental em garantir o sucesso do processo educativo, salientando os seguintes pontos: alinhamento de objetivos; eficiência no uso do tempo; adaptação a necessidades individuais; prevenção de problemas; engajamento dos alunos e melhoria do desempenho escolar.

O planejamento do ano letivo é essencial para a eficácia do processo educacional, assegurando que as atividades sejam organizadas, alinhadas com metas educacionais e capazes de atender às necessidades específicas dos alunos, promovendo, assim, um ambiente de aprendizado produtivo e significativo.


BIBLIOGRAFIA


CAIRES, Monique Cabral; SHINOHARA, Helene. Transtornos de ansiedade na criança: um olhar nas comunidades. Rev. bras.ter. cogn.,  Rio de Janeiro ,  v. 6, n. 1, p. 62-84, jun.  2010 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872010000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  20  jan.  2024.


MARTELETO, Márcia Regina Fumagalli; SCHOEN, Teresa Helena, Meu filho tem medo: A incidência desta emoção em crianças e adolescentes.  Desenvolvimento Da Criança E Do Adolescente: Evidências Científicas E Considerações Teóricas-Práticas,  cap. 40, p. 638-650, nov. 2020. Disponível em https://www.editoracientifica.com.br/artigos/meu-filho-tem-medo-a-incidencia-desta-emocao-em-criancas-e-adolescentes . acessos em  20  jan.  2024.


SERRA, Dayse Carla Gênero Teorias e práticas da psicopedagogia institucional / Dayse Carla Gênero Serra. - 1.ed., rev. - Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2012.













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