PLANEJE O ANO LETIVO UNINDO TEORIA E PRÁTICA
Planejar envolve a definição clara de metas e objetivos específicos, seguido por uma análise cuidadosa da situação atual, identificando recursos disponíveis e desafios potenciais. Com base nessa compreensão, estratégias são desenvolvidas para atingir as metas estabelecidas.
O objetivo principal do planejamento é fornecer uma estrutura lógica para alcançar metas e objetivos de maneira eficiente e eficaz. Ele é uma ferramenta fundamental para orientar a ação e maximizar as chances de sucesso em qualquer empreendimento.
O planejamento é uma das atividades mais privilegiadas do cotidiano escolar, pois ele representa um momento de reflexão sobre o que vamos ensinar, sobre os conteúdos que precisam ser fixados, revisados, ou, ainda, ensinados de uma outra forma. (SERRA, 2012, p.14). Ao planejarmos o trabalho no ano letivo deve-se considerar alguns conhecimentos prévios.
1- CONHECER O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico reúne propostas de ação concreta que define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, formando cidadãos conscientes que atuam coletivamente na sociedade.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento elaborado pela instituição de ensino que expressa sua visão, missão, valores, objetivos e diretrizes educacionais. Ele serve como guia para o planejamento e execução das práticas pedagógicas, administrativas e sociais da escola.
O PPP é um instrumento fundamental para nortear a prática educacional e garantir a coesão entre os diferentes elementos que compõem a instituição de ensino. Ele reflete a identidade da escola e seu compromisso com a formação integral dos alunos.
Conheça o Projeto Político Pedagógico (PPP) da sua escola para planejar as aulas de acordo com a missão e a proposta da escola.
Registre informações como: missão, valores, objetivos, diretrizes educacionais, projetos e informações sobre a comunidade escolar.
2- CONHECER O CALENDÁRIO LETIVO
O calendário letivo é uma programação que define o início e o término das atividades educacionais ao longo de um ano escolar. Ele inclui períodos de aulas, feriados, recessos e outras atividades programadas pela instituição educacional.
O calendário letivo é uma ferramenta essencial para a organização e planejamento eficaz das atividades educacionais ao longo do ano. Ele proporciona uma visão clara das expectativas e ajuda a manter todos os envolvidos cientes das datas e eventos importantes.
A seguir um link para você baixar um planner para organizar as atividades anuais de acordo com a turma que irá lecionar.
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3- CONHECER O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A TURMA QUE IRÁ LECIONAR
O currículo escolar é um documento que define os objetivos educacionais, conteúdos, métodos de ensino e avaliação que guiam o processo de aprendizagem em uma instituição de ensino. Ele abrange todas as disciplinas e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.
O currículo deve ser elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de sua escolaridade básica no Brasil.
O currículo escolar é dinâmico e deve ser adaptado conforme as necessidades dos alunos, as mudanças na sociedade e as evoluções na área educacional. Ele serve como um guia para professores, alunos e pais, proporcionando uma visão clara dos objetivos e do caminho educacional da instituição.
Clique em cada link das seguintes áreas do conhecimento do Ensino Fundamental 1 e conheça os objetos de conhecimento e habilidades propostas para cada etapa.
- BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
- BNCC - ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
- BNCC - MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
- BNCC - CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
- BNCC - GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
- BNCC - HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
4- CONHECER O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E COGNITIVO DAS CRIANÇAS
O desenvolvimento infantil refere-se a eventos ou habilidades específicas que são geralmente alcançadas por crianças em determinadas faixas etárias. Essas características são indicadores importantes do progresso e do crescimento saudável das crianças.
É importante notar que cada criança é única, o desenvolvimento e as características são apenas guias gerais. As características associadas a diferentes idades são generalizadas e podem variar amplamente de uma criança para outra.
Fatores ambientais, genéticos e individuais podem influenciar significativamente o ritmo e a natureza do desenvolvimento infantil. Além disso, crianças podem demonstrar habilidades ou características fora dessas faixas etárias.
De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo percorre diferentes estágios pelos quais as crianças passam. Essa teoria é conhecida como a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget e inclui quatro fases principais: Sensório Motor (0-2 anos); Pré-operacional (2-7 anos); Operações Concretas (7-11 anos) e Operações Formais (11 anos em diante).
Henri Wallon contribuiu significativamente para a compreensão do desenvolvimento humano, especialmente no que diz respeito à dimensão emocional. Sua teoria do desenvolvimento emocional é uma parte importante de sua abordagem holística para entender o ser humano. De acordo com Wallon essas são as fases do desenvolvimento emocional das crianças :Fase do Impulso (0-1 ano); Fase Emocional (1-3 anos); Fase Sensório-Motora (3-6 anos); Fase do Pensamento (6-11 anos) e Fase da Personalidade (adolescência em diante).
Wallon enfatiza a importância da dimensão emocional no desenvolvimento, argumentando que as emoções desempenham um papel crucial na formação do pensamento e da personalidade.
Os motivos de medo observados na maioria das crianças e adolescentes costumam ser transitórios. (Marteleto & Schoen, 2020, p.640)
Em crianças, o desenvolvimento emocional influi sobre as causas e a maneira como se manifestam os medos e as preocupações, sejam normais ou patológicas. (CAIRES & SHINOHARA, 2010,p.69).
Entre os 6 e 8 anos, a presença de fantasmas já ocupa a mente das crianças, gerando considerável comoção e receio. Esse fenômeno pode desencadear o temor de dormir sozinha. Nesse estágio, é igualmente comum que as crianças experimentem apreensão em relação a chuvas intensas.
Ao atingir a faixa etária de 9 a 12 anos, a socialização torna-se mais proeminente, dando espaço para o desenvolvimento do medo da rejeição social. A compreensão do convívio faz com que a criança sinta a necessidade de ser aceita pelo grupo e, consequentemente, temer situações que possam resultar em rejeição social.
A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo. (CAIRES & SHINOHARA, 2010, p.65).
Em crianças, a ansiedade pode ser expressa por choro, ataques de raiva, imobilidade ou comportamento aderente. (CAIRES & SHINOHARA, 2010, p.73)
Ao compreendermos melhor os estágios do desenvolvimento infantil, podemos oferecer um ambiente favorável e estímulos adequados, promovendo um crescimento saudável e equilibrado.
A interação com os pais, educadores e o ambiente que cerca a criança contribuem nesse processo, influenciando diretamente na formação de sua personalidade, valores e capacidades.
Saiba mais sobre o desenvolvimento infantil.
CONCLUSÃO
Conclui-se que a importância do planejamento do ano letivo destaca a relevância de uma abordagem estruturada e cuidadosa na preparação das atividades educacionais.
O planejamento do ano letivo não apenas fornece uma visão clara dos objetivos a serem alcançados, mas também desempenha um papel fundamental em garantir o sucesso do processo educativo, salientando os seguintes pontos: alinhamento de objetivos; eficiência no uso do tempo; adaptação a necessidades individuais; prevenção de problemas; engajamento dos alunos e melhoria do desempenho escolar.
O planejamento do ano letivo é essencial para a eficácia do processo educacional, assegurando que as atividades sejam organizadas, alinhadas com metas educacionais e capazes de atender às necessidades específicas dos alunos, promovendo, assim, um ambiente de aprendizado produtivo e significativo.
BIBLIOGRAFIA
CAIRES, Monique Cabral; SHINOHARA, Helene. Transtornos de ansiedade na criança: um olhar nas comunidades. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 6, n. 1, p. 62-84, jun. 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872010000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 jan. 2024.
MARTELETO, Márcia Regina Fumagalli; SCHOEN, Teresa Helena, Meu filho tem medo: A incidência desta emoção em crianças e adolescentes. Desenvolvimento Da Criança E Do Adolescente: Evidências Científicas E Considerações Teóricas-Práticas, cap. 40, p. 638-650, nov. 2020. Disponível em https://www.editoracientifica.com.br/artigos/meu-filho-tem-medo-a-incidencia-desta-emocao-em-criancas-e-adolescentes . acessos em 20 jan. 2024.
SERRA, Dayse Carla Gênero Teorias e práticas da psicopedagogia institucional / Dayse Carla Gênero Serra. - 1.ed., rev. - Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2012.

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