SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PALAVRA ESTÁVEL

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PALAVRA ESTÁVEL 

sequência didática é um plano de ensino organizado e estruturado que visa alcançar objetivos de aprendizagem específicos por meio de uma série de atividades relacionadas.

O trabalho com a palavra estável ajuda a criança a se apropriar do sistema de escrita alfabética, pois possibilitam a análise da construção da palavra embasada no aperfeiçoamento da consciência fonológica.

Atividades com a exploração de palavras estáveis possibilitam aos alunos a percepção de que as palavras são compostas de unidades sonoras menores, chamadas fonemas. Eles aprendem a segmentar a palavra em seus sons individuais e a associar esses sons às letras correspondentes.

O uso de palavras estáveis que têm significado pessoal para as crianças, as motiva a explorar a escrita, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e relevante.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  GÊNERO TEXTUAL - CANTIGA

A sequência didática com o gênero textual CANTIGA irá trabalhar a aliteração e uma regra ortográfica (m antes de p)

As regras ortográficas são um conjunto de convenções estabelecidas para padronizar a forma como as palavras são escritas em uma língua. Elas são desenvolvidas com base na observação dos usos linguísticos e têm o objetivo de promover a uniformidade na escrita, facilitando a compreensão e a comunicação entre os falantes dessa língua.

No caso da língua portuguesa, as regras ortográficas são estabelecidas por entidades como a Academia Brasileira de Letras e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Elas abrangem aspectos como a grafia correta de palavras, acentuação, pontuação e outras questões relacionadas à escrita.

O cumprimento das regras ortográficas é importante para garantir a clareza e a correção da escrita, bem como para manter a coesão e a coerência da língua ao longo do tempo. Por isso, é fundamental que os falantes e escritores da língua respeitem essas convenções ao redigir textos em português.

Clique e baixe a sequência -  PDF - SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  GÊNERO TEXTUAL CANTIGA- ALECRIM DOURADO

PALAVRA ESTÁVEL

A palavra estável servirá de apoio para a criança associar sons e fonemas, possibilitando o comparativo de fonemas e letras entre as palavras em atividades orais ou gráficas.

O processo de aprendizagem da escrita muitas vezes começa com a associação de letras a sons e a palavras significativas para as crianças. Ao associar as letras a palavras que são familiares e tem um significado pessoal, as crianças se sentem mais motivadas e seguras para tentar escrever. Isso acontece porque essas palavras carregam uma conexão emocional e afetiva, o que torna a aprendizagem da escrita mais significativa e envolvente.

À medida que as crianças progridem em sua aprendizagem, elas expandem seu vocabulário e começam a explorar a escrita de palavras mais complexas e não necessariamente ligadas a pessoas próximas. É um processo gradual que envolve a compreensão das regras ortográficas e o desenvolvimento da habilidade de escrever de forma mais autônoma.

Portanto, é importante encorajar e apoiar esse processo de aprendizagem da escrita, valorizando as tentativas iniciais das crianças e proporcionando oportunidades para que elas explorem a linguagem escrita de maneira significativa.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

 (EF01MA05) Comparar números naturais de até três ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

(EF01MA07) Compor e decompor número de até três duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

(EF02CI06) consiste em: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas)

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.






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