NEUROPSICOMOTRICIDADE: A TEORIA E A PRÁTICA

INTRODUÇÃO

A neuropsicomotricidade é um campo interdisciplinar que combina conhecimentos de neurologia, psicologia e educação física para entender e promover o desenvolvimento motor e cognitivo de indivíduos, especialmente crianças.


        De acordo com Gad et. al. (2021, p.89) a apresentação de um déficit nas habilidades motoras finas afetam negativamente as áreas do progresso escolar de uma criança, salienta ainda que as crianças com habilidades motoras fracas tem maior probabilidade de serem socialmente ineptas, solitárias ter baixa autoestima, serem ansiosas e retraídas.

A Neuropsicomotricidade destaca interdependência entre o desenvolvimento motor, emocional e cognitivo, reconhecendo que a motricidade representa influências no desenvolvimento global do ser humano. A escrita requer habilidades motoras finas com as mãos, bem como a coordenação olho-mão. (GAD, et. al.,2021, p. 90)

O termo neuropsicomotricidade originou-se na psicomotricidade, que já reconhecia a importância do movimento no desenvolvimento infantil. A adição do prefixo "neuro" destaca a compreensão moderna das bases neurológicas e cognitivas do movimento e do comportamento.

A neuropsicomotricidade, portanto, estuda como o cérebro controla o movimento e como o movimento pode influenciar o desenvolvimento cerebral e cognitivo.

Os pesquisadores Mélo, T. R. et al. (2020, p.8)concluíram  que a maioria das crianças identificadas apenas como atraso de linguagem pela escola, apresentam, também, atrasos psicomotores em outras áreas, especialmente em esquema corporal, organização espacial e temporal, com repercussões negativas no processo de aprendizado. 

 


1- ELEMENTOS DA NEUROPSICOMOTRICIDADE

SISTEMA RETICULAR 

O sistema reticular (Desenvolvimento Motor) refere-se ao progresso das habilidades motoras finas e grossas, como a capacidade de coordenar movimentos, equilíbrio, força e destreza manual.

O desenvolvimento motor é essencial para atividades cotidianas, desde segurar um lápis até praticar esportes.

Bernard Aucouturier desenvolveu uma abordagem psicomotora que se concentra na relação entre o corpo e a mente. Sua metodologia é utilizada para apoiar o desenvolvimento psicomotor de crianças.

As Práticas Terapêuticas de Bernard Aucouturier enfatizam a importância do jogo e da atividade física espontânea como meios para a criança expressar suas emoções e desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas.

Bernard Aucouturier defende que a intervenção psicomotora deve ser centrada na criança e respeitar seu ritmo de desenvolvimento, promovendo um ambiente seguro e encorajador para a exploração e o aprendizado.

CÓRTEX CEREBRAL 

O córtex cerebral (Desenvolvimento Cognitivo) inclui habilidades como memória, atenção, percepção, linguagem e raciocínio. A neuropsicomotricidade investiga como o movimento pode estimular essas habilidades e como dificuldades motoras podem afetar o desenvolvimento cognitivo.

De acordo com a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget, as crianças constroem um entendimento do mundo ao seu redor através de estágios de desenvolvimento cognitivo.

Jean Piaget destaca a importância da Atividade Física e Mental, enfatizando que a atividade física e a interação com o ambiente são essenciais para o desenvolvimento cognitivo.

Jean Piaget argumentou que o desenvolvimento motor é fundamental para a construção de esquemas mentais e para a aprendizagem.

A construção dos esquemas mentais e da aprendizagem dependem do  desenvolvimento motor como argumenta Jean Piaget.

SISTEMA LÍMBICO

O sistema límbico (Desenvolvimento Emocional e Social) conclui que o movimento também está intimamente ligado à expressão emocional e às interações sociais. Atividades físicas e jogos podem ajudar as crianças a regular emoções, desenvolver empatia e construir habilidades sociais.

Henri Wallon com a Teoria do Desenvolvimento da Personalidade focou no desenvolvimento emocional e motor das crianças, destacando a interdependência entre o movimento, a emoção e a cognição.

Wallon propôs que o movimento é uma forma de expressão emocional e que a motricidade é fundamental para o desenvolvimento global da criança.



2- APRENDIZAGEM E A NEUROPSICOMOTRICIDADE

A neuropsicomotricidade salienta que o aprendizado é um processo dinâmico que envolve múltiplos sistemas cerebrais e depende de uma combinação de prática, repetição, feedback, motivação e interação sensorial-motora.

A proficiência em habilidades motoras, como cortar, colar, colorir, escrever e dobrar proporciona uma base sólida sobre a qual aluno pode desenvolver outras habilidades acadêmicas. (GAD, et. al.,2021, p. 89 )

A integração de experiências motoras e cognitivas é essencial para o desenvolvimento harmonioso e eficaz das habilidades de um indivíduo.

Muitas dificuldades psicomotoras estão associadas a algum tipo de dificuldade de aprendizagem associada, como a dislexia e distúrbios específicos da linguagem. (MÉLO, T. R. et al.. ,2020, p.2)

Segundo a neuropsicomotricidade, o aprendizado no cérebro é um processo complexo que envolve a interação entre várias áreas e sistemas. Esse processo pode ser entendido através dos seguintes aspectos principais:

1. Plasticidade Neural: Capacidade do cérebro de se modificar e adaptar em resposta a experiências e novos aprendizados. Isso ocorre por meio da criação e reforço de conexões sinápticas entre neurônios.

 2. Integração Sensorial e Motora: Integração sensorial e motora para o aprendizado. Através da interação com o ambiente e da realização de movimentos, o cérebro recebe e processa informações sensoriais (visuais, auditivas, táteis, etc.), que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e motor.

3. Desenvolvimento Psicossocial: Interações sociais e emocionais também influenciam no aprendizado. A neuropsicomotricidade considera que a aprendizagem é mais eficaz quando ocorre em um contexto emocionalmente positivo e socialmente interativo.

4. Repetição e Prática: A repetição de atividades motoras e cognitivas reforça as conexões neuronais, facilitando a aprendizagem e a memorização. A prática regular e estruturada é fundamental para consolidar habilidades e conhecimentos.

5. Feedback e Correção: Receber feedback imediato e fazer ajustes baseados nele é essencial para o aprendizado eficiente. O cérebro se adapta e melhora a execução de tarefas através do feedback contínuo sobre o desempenho.

6. Motivação e Atenção: A motivação e a atenção são fatores críticos no processo de aprendizagem. A neuropsicomotricidade valoriza a criação de atividades motivadoras e envolventes para manter a atenção e o interesse do indivíduo, facilitando a assimilação de novos conhecimentos.

7. Memória e Aprendizado Associativo: A memória, especialmente a de longo prazo, é fundamental para a aprendizagem. O aprendizado associativo, que liga novas informações a conhecimentos previamente adquiridos, ajuda a reforçar a memorização e a compreensão.

 


RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

A relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo é profundamente interconectada e mutuamente influente. Ambos os aspectos do desenvolvimento infantil se desenvolvem de maneira paralela e se influenciam reciprocamente.

Abaixo algumas citações da relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo:

1. Integração Sensorial e Motora

  •  Processamento Sensorial: O desenvolvimento motor envolve a capacidade de processar informações sensoriais do ambiente (visão, audição, tato, etc.) e responder a elas de maneira coordenada. A capacidade de integrar essas informações é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, como a percepção espacial e a resolução de problemas.
  •  Coordenação Motora: Movimentos coordenados, como agarrar objetos, caminhar e correr exigem um processamento cognitivo sofisticado, incluindo planejamento, previsão e ajuste de movimentos, o que desenvolve habilidades cognitivas complexas.

 2. Exploração e Aprendizado Ativo

  • Interação com o Ambiente: Através do movimento, as crianças exploram o ambiente, isso  auxilia o aprendizado. A exploração ativa ajuda as crianças a compreenderem conceitos de causa e efeito, desenvolver habilidades de raciocínio e aprender sobre as propriedades dos objetos e do espaço.
  • Desenvolvimento de Esquemas Cognitivos: Jean Piaget argumentou que as ações motoras são fundamentais para a construção de esquemas cognitivos. Por exemplo, manipular objetos ajuda a criança a entender suas propriedades e como eles se relacionam uns com os outros.

3. Desenvolvimento de Funções Executivas

  • Planejamento e Organização: Atividades motoras, especialmente aquelas que envolvem sequência e coordenação, como brincar de construir, ajudam a desenvolver funções executivas, como planejamento, organização e controle inibitório.
  • Memória e Atenção: O movimento também pode melhorar a memória de trabalho e a atenção, essenciais para o aprendizado cognitivo. Por exemplo, jogar um jogo que requer lembrar e seguir regras pode melhorar essas habilidades cognitivas.

4. Habilidades Sociais e Emocionais

  • Interação Social: O movimento é uma parte importante das interações sociais, como brincar em grupo, jogos cooperativos e esportes. Essas atividades promovem o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo.
  • Regulação Emocional: A atividade física pode ajudar a regular as emoções, reduzir o estresse e melhorar o humor, criando um ambiente mental propício para o aprendizado cognitivo.

5. Desenvolvimento Linguístico

  • Gestos e Comunicação: Movimentos e gestos são formas precoces de comunicação que precedem a fala. A habilidade de coordenar movimentos e gestos está relacionada ao desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
  • Sincronização Auditiva e Motora: Participar de atividades que envolvem ritmo e movimento, como dançar ou cantar, pode ajudar no desenvolvimento de habilidades linguísticas e auditivas. Falar requer habilidades motoras finas que controlam a produção de som. . (GAD, et. al.,2021, p. 90)




Exemplos de atividades práticas de Integração entre Desenvolvimento Motor e Cognitivo:  

  1. Integração Sensorial e Motora – tapete sensorial; circuito; brincadeira alerta cor. 
  2. Exploração e Aprendizado Ativo – experiências com elementos da natureza; blocos de encaixe; brincadeira de vareta. 
  3. Desenvolvimento de Funções Executivas – construir ou copiar sequência; dominó; brincadeira de bolinha de gude. 
  4. Habilidades Sociais e Emocionais – gincana, lençolbol, brincadeira bandeirinha. 
  5. Desenvolvimento Linguístico – qual é a música; mímica; brincar de pular corda.

 

CONCLUSÃO

O desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo são interdependentes e se reforçam mutuamente.

Através do movimento, as crianças não apenas desenvolvem suas habilidades físicas, mas também constroem fundações cognitivas importantes para o aprendizado e o desenvolvimento global. Sendo assim, é fundamental que as abordagens educativas e terapêuticas considerem essa inter-relação para promover um desenvolvimento harmonioso e equilibrado.

Em resumo jogos que envolvem movimento, como esconde-esconde ou brincar com blocos, promovem tanto o desenvolvimento motor quanto o cognitivo, incentivando a resolução de problemas, a coordenação e a socialização.

A educação física e o movimento integrado em atividades acadêmicas podem melhorar o desempenho acadêmico, a atenção e o comportamento em sala de aula.

A neuropsicomotricidade representa uma abordagem holística e integrada para o desenvolvimento humano, reconhecendo que o movimento é uma peça central no quebra-cabeça do desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Combinando conhecimentos de várias disciplinas, neuropsicomotricidade oferece intervenções eficazes para promover o desenvolvimento saudável e equilibrado de crianças e adultos.

BIBLIOGRAFIA

GAD, E. Avaliando crianças com dificuldades de aprendizagem específicas: um guia pratico para professores/ Gad Elbeheri, Gavin Reid, John Everatt; tradução de Guilherme Summa . –Petrópolis, RJ : Vozes, 2021.

MÉLO, T. R. et al.. Characterization of neuropsychomotor and language development of children receiving care from groups at an extended Family Health Care Center: an interprofessional approach. Revista CEFAC, v. 22, n. 3, p. e14919, 2020.


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