FLUÊNCIA NA LEITURA – TEORIA E PRÁTICA

FLUÊNCIA NA LEITURA - TEORIA

        A leitura é uma habilidade fundamental no desenvolvimento pessoal e educacional, que nos permite acessar informações, expandir nosso conhecimento, estimular nossa imaginação,  desenvolvendo habilidades cognitivas, como compreensão, análise e síntese.

A leitura constitui a base de todas as aprendizagens escolares, motivo pelo qual é uma preocupação constante da escola, mas também dos governos e da sociedade em geral. (VIANA  E  BORGES, 2016, p. 34)

Ler vai além de simplesmente decifrar símbolos escritos; seu propósito primordial é compreender o texto, ou seja, interpretar o que foi lido e atribuir-lhe um sentido apropriado, entre outras finalidades.

A leitura não é simplesmente a decodificação de símbolos escritos, seu objetivo final, dentre várias finalidades, é a compreensão, ou seja, extrair o significado do texto lido e dar-lhe um sentido adequado. (ANDRADE et al, 2019, p.2)

A leitura também é uma forma de entretenimento, relaxamento e inspiração. Ao ler regularmente, podemos melhorar nossa comunicação verbal, ampliar nosso vocabulário e fortalecer nossa capacidade de pensar criticamente.

De acordo com Viana  e  Borges ( 2016, p. 34) a leitura é uma aprendizagem cultural e não é naturalmente adquirida sem ensino formal, isto é, sem ser ensinada.

            A fluência na leitura refere-se à capacidade de ler um texto respeitando a pontuação e com entonação,  de forma rápida, precisa e com compreensão. Uma pessoa fluentemente leitora pode reconhecer palavras rapidamente, entender frases e ideias complexas sem muita hesitação e, geralmente, desfrutar da leitura.

A leitura fluente é habitualmente descrita como a habilidade de ler textos com velocidade, precisão e prosódia, de maneira fácil, suave e espontânea, sem problemas com o reconhecimento automático de palavras. (ANDRADE et al, 2019, p.2)

A fluência na leitura pode ser desenvolvida através da prática regular de leitura, exposição a uma variedade de textos e técnicas específicas de ensino.

Os professores desempenham um papel primordial no processo de ensino da leitura, pois deles se espera não só que ensinem a ler, mas também que façam emergir a vontade de ler como experiência autônoma e voluntária e mantenham viva essa atitude ao longo de todo o percurso escolar. (VIANA  E  BORGES, 2016, p. 34)

1 - FLUÊNCIA NA LEITURA - PRÁTICA

A fluência na leitura proporciona a compreensão eficaz do texto, pois ao processar as palavras rapidamente, o leitor retém a sua atenção e se concentra mais na compreensão do conteúdo.

A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. (Glossário Ceale, 2016).

A identificação das palavras escritas é a competência específica da leitura, e terá de ser automatizada, pois é esta automatização que permite que um leitor seja considerado fluente. (VIANA  E  BORGES, 2016, p. 34)

A falta de fluência torna a leitura lenta e laboriosa, o que pode dificultar a compreensão do significado do texto.

A falta de fluência é caracterizada por uma leitura que se encontra nos níveis iniciais de aquisição, sendo a decodificação lenta e ainda não automática. ( MEGGIATO et al, 2021, p.3)

A fluência é realmente imprescindível para uma compreensão eficaz da leitura, pois facilita a fluidez do processo de decodificação das palavras e permite que o leitor dedique mais energia à compreensão do conteúdo.

De acordo com (ANDRADE et al, 2019, p.) pode-se dizer que a fluência é imprescindível para se compreender a leitura de forma eficaz.

Segundo a definição no Glossário Ceale, (2016) a fluência na leitura envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente. (Glossário Ceale, 2016).

Para que a leitura seja fluente consideram-se três aspectos: a velocidade, precisão e prosódia.

1.1- Velocidade

Ler de forma rápida, respeitando a pontuação e com a entonação desejável é uma habilidade que torna a leitura fluida e prazerosa, visto que a lentidão na leitura pode causar dispersão e falta de interesse no que está lendo.

A velocidade na leitura é conquistada com a automatização no reconhecimento da palavra, sendo assim faz-se necessário a aplicação de atividades que promovam o desenvolvimento da automatização na leitura.

Segundo Meggiato et al(2021, p.5) para os leitores fluentes, a decodificação é automática, havendo o reconhecimento das palavras sem esforço consciente, o que facilita a compreensão.

A habilidade de automatização na leitura refere-se à capacidade de reconhecer e processar palavras de forma rápida e eficiente, sem esforço consciente.

Durante uma leitura sem interrupções, as palavras são identificadas instantaneamente, sem a necessidade de decodificação letra por letra, contribuindo para uma compreensão mais rápida e profunda do texto.

Sendo assim a automação na leitura é alcançada através da prática regular e sistemática, ressaltando ainda que à medida que as pessoas são expostas a uma ampla variedade de palavras em diferentes contextos e utilizam técnicas específicas de ensino, como leitura repetida, leitura em voz alta e jogos de palavras, elas desenvolvem uma base sólida de palavras conhecidas e automatizam o reconhecimento dessas palavras.

Conclui-se  que a automatização na leitura  resulta em uma leitura mais suave e eficaz, permitindo que o leitor dedique mais atenção à compreensão do texto em vez de gastar energia na decodificação das palavras.

1.1.1-   Atividades práticas

1. Leitura repetida: Ler palavras ou pequenas frases repetidamente.

2. Leitura em voz alta: ler em voz alta regularmente. Isso não apenas ajuda na automação da leitura, mas também melhora a fluência e a pronúncia.

3. Leitura em pares: Fazer parcerias para praticar a leitura de palavras em conjunto, alternando a leitura de palavras em voz alta um para o outro.

1.2- Precisão  

A precisão na leitura refere-se à capacidade de ler com exatidão e acurácia, identificando corretamente as palavras e compreendendo seu significado no contexto.

Uma leitura precisa envolve reconhecer e interpretar as palavras conforme estão escritas, sem substituir ou omitir letras, sílabas ou palavras. Além disso, a precisão na leitura está intimamente ligada à compreensão, pois ler com precisão é essencial para entender o significado do texto.

Meggiato et al ( 2021, p.4) ressalta que  a alta compreensão do princípio alfabético é capacidade de combinar sons e o conhecimento de um banco de palavras de alta frequência na língua são algumas habilidades necessárias para a precisão no reconhecimento de palavras.

Ainda de acordo Meggiato et al ( 2021, p.4)  os processos de precisão na fluência da leitura são considerados automáticos quando possuem quatro propriedades: velocidade, ausência de esforço, autonomia e ausência de atenção consciente.

Para desenvolver a precisão na leitura, é importante praticar a identificação correta das palavras, prestando atenção aos detalhes e utilizando estratégias de decodificação eficazes. Isso pode incluir pausar para examinar visualmente as palavras desconhecidas, usar pistas contextuais para deduzir o significado, e revisar e corrigir erros quando eles ocorrem.

1.2.2-   Atividades práticas

1. Jogos de palavras: Criar palavras com um determinado grupo de letras; ler grupos de palavras parecidas; ampliação do vocabulário com palavras que são parônimos e homônimos (palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes) 

           2. Jogos de leitura: desenhar ou associar figuras do que leu.

3. Explicar o que leu

1.3- Prosódia

A prosódia na leitura refere-se ao aspecto expressivo da leitura em voz alta, que inclui o ritmo, a entonação, a ênfase e a inflexão vocal.

Acredita-se que a presença do subcomponente prosódia na definição de fluência interfere de forma decisiva na consideração da relação entre fluência e compreensão leitora. MEGGIATO et al, 2021, p.11)

Em outras palavras, é a forma como o leitor modula sua voz para transmitir o significado e a emoção do texto.

O que é importante, pois as crianças não devem ser ensinadas apenas a decodificar de forma precisa e automática, mas também a compreender o que leem. (VIANA  E  BORGES, 2016, p. 44)

A prosódia desempenha um papel importante na comunicação eficaz, ajudando a manter o interesse do ouvinte e a transmitir a intenção do autor.

Desenvolver a prosódia na leitura envolve prática e consciência da linguagem falada. Os leitores podem experimentar diferentes entonações e ritmos,  observando como a prosódia é utilizada em diferentes contextos.

 

1.3.3-   Atividades práticas

1. Exercícios de entonação: Pratique frases curtas com diferentes entonações para expressar emoções diferentes, como alegria, tristeza, surpresa ou raiva.

2. Leitura em grupo: Faça sessões de leitura em grupo, onde cada pessoa assume o papel de um personagem     diferente. Isso ajuda a praticar a variação de vozes e entonações para representar diferentes personagens.

3. Jogos de entonação: ler e interpretar frases com entonações com diferentes pontuações.  



CONCLUSÃO

O ensino da fluência na leitura desenvolve as habilidades de leitura dos alunos, facilitando a compreensão e promovendo o envolvimento e o prazer pela leitura, bem como contribui para o sucesso acadêmico e promove uma aprendizagem significativa, favorecendo a expressão oral e escrita.

É possível, desejável e urgente que os professores incluam na sua prática docente estratégias diversificadas visando a promoção da fluência em leitura.( MEGGIATO et al, 2021, p.)

A fluência na leitura permite que os alunos processem o texto de forma rápida e precisa, o que facilita a compreensão do significado do texto. Quando os alunos são fluentes, podem se concentrar mais na compreensão do conteúdo e menos na decodificação das palavras.

A fluência na leitura está fortemente associada ao desempenho acadêmico em todas as áreas do currículo. Alunos fluentes têm mais facilidade em compreender textos em diferentes disciplinas, o que pode levar a um melhor desempenho em testes e tarefas escolares.

Alunos fluentes na leitura tendem a desenvolver melhor suas habilidades de expressão oral e escrita, eles têm um repertório mais amplo de palavras e estruturas de frases, o que os ajuda a comunicar suas ideias de forma mais eficaz.

O ensino da fluência na leitura deve ser uma prioridade nas escolas, com estratégias e atividades que ajudem os alunos a desenvolverem essa habilidade essencial para o sucesso acadêmico e pessoal.

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BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, A. J. L. de ., CELESTE, L. C., & ALVES, L. M.. (2019). Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II. Audiology - Communication Research, 24, e1983. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983

In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, 2016, s/p. em: 15 jul. 2016. Acesso em 06 de maio de 2024. https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/fluencia-de-leitura

MEGGIATO, A. O., CORSO, H. V., & CORSO, L. V.. (2021). FLUÊNCIA DE LEITURA: EVOLUÇÃO DO CONSTRUTO E RELAÇÕES COM A COMPREENSÃO. Cadernos De Pesquisa, 51, e07797. https://doi.org/10.1590/19805314779

VIANA, F. L., & BORGES, M.. (2016). Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade. Educar Em Revista, (62), 33–51. https://doi.org/10.1590/0104-4060.48023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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