FLUÊNCIA NA LEITURA - TEORIA
A
leitura constitui a base de todas as aprendizagens escolares, motivo pelo qual
é uma preocupação constante da escola, mas também dos governos e da sociedade
em geral. (VIANA E BORGES, 2016, p. 34)
Ler
vai além de simplesmente decifrar símbolos escritos; seu propósito primordial é
compreender o texto, ou seja, interpretar o que foi lido e atribuir-lhe um
sentido apropriado, entre outras finalidades.
A
leitura não é simplesmente a decodificação de símbolos escritos, seu objetivo
final, dentre várias finalidades, é a compreensão, ou seja, extrair o
significado do texto lido e dar-lhe um sentido adequado. (ANDRADE et al, 2019,
p.2)
A
leitura também é uma forma de entretenimento, relaxamento e inspiração. Ao ler
regularmente, podemos melhorar nossa comunicação verbal, ampliar nosso
vocabulário e fortalecer nossa capacidade de pensar criticamente.
De
acordo com Viana e Borges ( 2016, p. 34) a leitura é uma
aprendizagem cultural e não é naturalmente adquirida sem ensino formal, isto é,
sem ser ensinada.
A
fluência na leitura refere-se à capacidade de ler um texto respeitando a
pontuação e com entonação, de forma rápida,
precisa e com compreensão. Uma pessoa fluentemente leitora pode reconhecer
palavras rapidamente, entender frases e ideias complexas sem muita hesitação e,
geralmente, desfrutar da leitura.
A
leitura fluente é habitualmente descrita como a habilidade de ler textos com
velocidade, precisão e prosódia, de maneira fácil, suave e espontânea, sem
problemas com o reconhecimento automático de palavras. (ANDRADE et al, 2019, p.2)
A
fluência na leitura pode ser desenvolvida através da prática regular de
leitura, exposição a uma variedade de textos e técnicas específicas de ensino.
Os
professores desempenham um papel primordial no processo de ensino da leitura,
pois deles se espera não só que ensinem a ler, mas também que façam emergir a
vontade de ler como experiência autônoma e voluntária e mantenham viva essa
atitude ao longo de todo o percurso escolar. (VIANA E BORGES,
2016, p. 34)
1 - FLUÊNCIA NA LEITURA - PRÁTICA
A
fluência na leitura proporciona a compreensão eficaz do texto, pois ao
processar as palavras rapidamente, o leitor retém a sua atenção e se concentra
mais na compreensão do conteúdo.
A fluência pode ser entendida como um conjunto
de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em
relação ao texto. (Glossário Ceale, 2016).
A
identificação das palavras escritas é a competência específica da leitura, e
terá de ser automatizada, pois é esta automatização que permite que um leitor
seja considerado fluente. (VIANA E BORGES, 2016, p. 34)
A
falta de fluência torna a leitura lenta e laboriosa, o que pode dificultar a
compreensão do significado do texto.
A falta de fluência é caracterizada por uma leitura que se encontra nos níveis iniciais de aquisição, sendo a decodificação lenta e ainda não automática. ( MEGGIATO et al, 2021, p.3)
A
fluência é realmente imprescindível para uma compreensão eficaz da leitura,
pois facilita a fluidez do processo de decodificação das palavras e permite que
o leitor dedique mais energia à compreensão do conteúdo.
De
acordo com (ANDRADE et al, 2019, p.) pode-se dizer que a fluência é
imprescindível para se compreender a leitura de forma eficaz.
Segundo a definição no Glossário Ceale, (2016) a fluência na leitura envolve
questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor,
isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a
leitura seja fluente. (Glossário Ceale, 2016).
Para
que a leitura seja fluente consideram-se três aspectos: a velocidade, precisão
e prosódia.
1.1- Velocidade
Ler
de forma rápida, respeitando a pontuação e com a entonação desejável é uma
habilidade que torna a leitura fluida e prazerosa, visto que a lentidão na
leitura pode causar dispersão e falta de interesse no que está lendo.
A
velocidade na leitura é conquistada com a automatização no reconhecimento da palavra,
sendo assim faz-se necessário a aplicação de atividades que promovam o desenvolvimento
da automatização na leitura.
Segundo
Meggiato et al(2021, p.5) para os leitores fluentes, a decodificação é
automática, havendo o reconhecimento das palavras sem esforço consciente, o que
facilita a compreensão.
A
habilidade de automatização na leitura refere-se à capacidade de reconhecer e
processar palavras de forma rápida e eficiente, sem esforço consciente.
Durante
uma leitura sem interrupções, as palavras são identificadas instantaneamente,
sem a necessidade de decodificação letra por letra, contribuindo para uma
compreensão mais rápida e profunda do texto.
Sendo
assim a automação na leitura é alcançada através da prática regular e sistemática,
ressaltando ainda que à medida que as pessoas são expostas a uma ampla
variedade de palavras em diferentes contextos e utilizam técnicas específicas
de ensino, como leitura repetida, leitura em voz alta e jogos de palavras, elas
desenvolvem uma base sólida de palavras conhecidas e automatizam o reconhecimento
dessas palavras.
Conclui-se
que a automatização na leitura resulta em uma leitura mais suave e eficaz,
permitindo que o leitor dedique mais atenção à compreensão do texto em vez de
gastar energia na decodificação das palavras.
1.1.1-
Atividades práticas
1. Leitura repetida: Ler
palavras ou pequenas frases repetidamente.
2. Leitura em voz alta:
ler em voz alta regularmente. Isso não apenas ajuda na automação da leitura,
mas também melhora a fluência e a pronúncia.
3. Leitura em pares:
Fazer parcerias para praticar a leitura de palavras em conjunto, alternando a
leitura de palavras em voz alta um para o outro.
1.2- Precisão
A
precisão na leitura refere-se à capacidade de ler com exatidão e acurácia,
identificando corretamente as palavras e compreendendo seu significado no
contexto.
Uma
leitura precisa envolve reconhecer e interpretar as palavras conforme estão
escritas, sem substituir ou omitir letras, sílabas ou palavras. Além disso, a
precisão na leitura está intimamente ligada à compreensão, pois ler com
precisão é essencial para entender o significado do texto.
Meggiato
et al ( 2021, p.4) ressalta que a alta
compreensão do princípio alfabético é capacidade de combinar sons e o
conhecimento de um banco de palavras de alta frequência na língua são algumas
habilidades necessárias para a precisão no reconhecimento de palavras.
Ainda
de acordo Meggiato et al ( 2021, p.4) os
processos de precisão na fluência da leitura são considerados automáticos
quando possuem quatro propriedades: velocidade, ausência de esforço, autonomia
e ausência de atenção consciente.
Para
desenvolver a precisão na leitura, é importante praticar a identificação
correta das palavras, prestando atenção aos detalhes e utilizando estratégias
de decodificação eficazes. Isso pode incluir pausar para examinar visualmente
as palavras desconhecidas, usar pistas contextuais para deduzir o significado,
e revisar e corrigir erros quando eles ocorrem.
1.2.2- Atividades
práticas
1. Jogos de palavras:
Criar palavras com um determinado grupo de letras; ler grupos de palavras parecidas;
ampliação do vocabulário com palavras que são parônimos e homônimos (palavras
que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados
diferentes)
2. Jogos de leitura: desenhar ou
associar figuras do que leu.
3. Explicar o que leu
1.3- Prosódia
A prosódia na leitura refere-se ao aspecto expressivo da leitura em voz alta, que inclui o ritmo, a entonação, a ênfase e
a inflexão vocal.
Acredita-se
que a presença do subcomponente prosódia na definição de fluência interfere de
forma decisiva na consideração da relação entre fluência e compreensão leitora.
MEGGIATO et al, 2021, p.11)
Em outras palavras, é a forma como o leitor
modula sua voz para transmitir o significado e a emoção do texto.
O
que é importante, pois as crianças não devem ser ensinadas apenas a decodificar
de forma precisa e automática, mas também a compreender o que leem. (VIANA E BORGES,
2016, p. 44)
A
prosódia desempenha um papel importante na comunicação eficaz, ajudando a
manter o interesse do ouvinte e a transmitir a intenção do autor.
Desenvolver a prosódia na
leitura envolve prática e consciência da linguagem falada. Os leitores podem
experimentar diferentes entonações e ritmos,
observando como a prosódia é utilizada em diferentes contextos.
1.3.3-
Atividades práticas
1. Exercícios
de entonação: Pratique frases curtas com diferentes entonações para expressar
emoções diferentes, como alegria, tristeza, surpresa ou raiva.
2. Leitura
em grupo: Faça sessões de leitura em grupo, onde cada pessoa assume o papel de
um personagem diferente. Isso ajuda a
praticar a variação de vozes e entonações para representar diferentes
personagens.
3. Jogos
de entonação: ler e interpretar frases com entonações com diferentes
pontuações.
CONCLUSÃO
O
ensino da fluência na leitura desenvolve as habilidades de leitura dos alunos, facilitando
a compreensão e promovendo o envolvimento e o prazer pela leitura, bem como contribui
para o sucesso acadêmico e promove uma aprendizagem significativa, favorecendo
a expressão oral e escrita.
É
possível, desejável e urgente que os professores incluam na sua prática docente
estratégias diversificadas visando a promoção da fluência em leitura.( MEGGIATO
et al, 2021, p.)
A
fluência na leitura permite que os alunos processem o texto de forma rápida e
precisa, o que facilita a compreensão do significado do texto. Quando os alunos
são fluentes, podem se concentrar mais na compreensão do conteúdo e menos na
decodificação das palavras.
A
fluência na leitura está fortemente associada ao desempenho acadêmico em todas
as áreas do currículo. Alunos fluentes têm mais facilidade em compreender
textos em diferentes disciplinas, o que pode levar a um melhor desempenho em
testes e tarefas escolares.
Alunos
fluentes na leitura tendem a desenvolver melhor suas habilidades de expressão
oral e escrita, eles têm um repertório mais amplo de palavras e estruturas de
frases, o que os ajuda a comunicar suas ideias de forma mais eficaz.
O ensino da fluência na leitura deve ser uma prioridade nas escolas, com estratégias e atividades que ajudem os alunos a desenvolverem essa habilidade essencial para o sucesso acadêmico e pessoal.
Gostou? Então, compartilhe!Siga @teoriaepratica1 no Instagram, lá tem dicas unindo teoria e prática para aplicar na sua sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, A. J. L. de ., CELESTE,
L. C., & ALVES, L. M.. (2019). Caracterização da fluência de leitura em
escolares do Ensino Fundamental II. Audiology - Communication Research, 24,
e1983. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983
In:
Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para
alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, 2016, s/p. em: 15 jul. 2016.
Acesso em 06 de maio de 2024. https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/fluencia-de-leitura
MEGGIATO, A. O., CORSO, H.
V., & CORSO, L. V.. (2021). FLUÊNCIA DE LEITURA: EVOLUÇÃO DO CONSTRUTO E
RELAÇÕES COM A COMPREENSÃO. Cadernos De Pesquisa, 51, e07797. https://doi.org/10.1590/19805314779
VIANA, F. L., & BORGES,
M.. (2016). Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de
escolaridade. Educar Em Revista, (62), 33–51. https://doi.org/10.1590/0104-4060.48023
0 Comentários