RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO DOS SONS (FONEMAS) NAS PALAVRAS: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - TEORIA E PRÁTICA

RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO DOS SONS (FONEMAS) NAS PALAVRAS: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - TEORIA E PRÁTICA

Consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular sons individuais na linguagem falada.

A consciência fonológica é a consciência da estrutura sonora da linguagem. ( NUNES, FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)

Sendo a consciência fonológica a  capacidade metalinguística que permite compreender que a fala é composta de unidades menores, como palavras, sílabas e fonemas.

A consciência fonológica faz parte do conjunto da consciência fonêmica e da metalinguagem.( NUNES, FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)

A consciência fonológica possibilita o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois facilita a conexão entre sons e letras.

“A teoria da psicogênese da escrita, a compreensão do SEA se dá em etapas, nas quais as crianças vão modificando suas explicações para duas questões: o que a escrita nota (ou representa)? E como ela cria notações (ou representações)? E de acordo com uma outra linha teórica a consciência fonológica tem demonstrado que a compreensão do SEA exige o desenvolvimento de habilidades de refletir sobre as partes sonoras das palavras, identificando, por exemplo, sílabas e fonemas iguais em palavras diferentes.” (Glossário Ceale,2014)

                               

HABILIDADES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Consciência de palavras: A capacidade de identificar e manipular palavras individuais em uma frase.

Consciência silábica: A capacidade de quebrar palavras em seus componentes silábicos e de identificar e manipular sílabas nas palavras.

Consciência fonêmica: A capacidade de identificar e manipular fonemas, as menores unidades sonoras da linguagem.



IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

O treinamento da consciência fonológica, em especial da consciência fonêmica, pode gerar melhora na representação fonológica das palavras, tanto para disléxicos, quanto para crianças sem dificuldades de aprendizagem. ( NUNES, FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)

Melhora a decodificação: facilita o entendimento da relação entre sons (fonemas) e letras (grafemas), facilitando a decodificação das palavras.

Incentiva a ortografia: ao segmentar e manipular sons geralmente melhora a compressão de como as palavras são escritas.

Apoia a fluência de leitura: Uma boa consciência fonológica permite uma leitura mais fluida e precisa, pois permite reconhecer e pronunciar palavras com mais facilidade.

Vários estudos já evidenciarem o valor do treinamento explícito da consciência fonológica no desenvolvimento de habilidades para a alfabetização, tanto a escola quanto os profissionais especializados promovem poucas atividades metalinguísticas.( NUNES, FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)



ATIVIDADES PRÁTICAS

A consciência de sílabas é trabalhada, por exemplo, em uma atividade em que o aplicador e as crianças cantam músicas familiares batendo palmas a cada sílaba falada. (LOPES, 2004, p.242)

Segmentação e combinação de sons-  Segmentar palavras em sons individuais e combinar sons para formar palavras.

Manipulação de fonemas - Exercícios que envolvem adicionar, excluir ou substituir fonemas em palavras para criar novas palavras.

Jogos de sílabas: Dividir as palavras em sílabas e brincar combinando sílabas para formar novas palavras.

Rimas e canções- Usar canções e rimas para destacar sons e padrões repetitivos na linguagem.

A consciência fonêmica pode também ser trabalhada com a síntese de fonemas em jogos nos quais o aplicador deve apresentar palavras ou pseudopalavras em que cada fonema é representado por uma forma geométrica. (LOPES, 2004, p.242)

Histórias fonéticas: Ler histórias que enfatizem certos sons ou grupos de sons para ajudar as crianças a identificar padrões sonoros.

A identidade fonêmica pode ser trabalhada em atividade na qual inicialmente, é proposto à criança trabalhar com histórias em que um fonema aparece repetidamente em várias palavras. (LOPES, 2004, p.242)

AVALIAR  A HABILIDADE DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

A avaliação pode incluir atividades que permite constatar  a capacidade dos alunos:

  • 1.    Reconhecer rimas
  • 2.    Segmentar palavra em fonemas
  • 3.    Identificar sons iniciais e finais
  • 4.    Manipular sons dentro das palavras

A avaliação proporciona o reconhecimento e a  identificação de dificuldade nas habilidades de consciência fonológica garantindo assim intervenções específicas.

CONCLUSÃO

A consciência fonológica é uma habilidade que apoia  aprendizagem da leitura e da escrita.

A importância da consciência fonológica reside no fato de que ela permite perceber, identificar e manipular os sons da linguagem falada, capacidade que permite a compreensão do sistema alfabético de escrita.

Desenvolver e reforçar  competência de consciência dos sons  através de jogos, atividades e avaliações pode ter um impacto significativo no sucesso académico dos alunos.

Podemos dizer que o conceito de consciência fonológica é mais abrangente do que o de consciência fonêmica.

“Enquanto a consciência fonêmica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular sons individuais ou fonemas que compõem uma palavra, a consciência fonológica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular não apenas os sons individuais, mas também as sílabas, as partes das sílabas (rimar) e as palavras.” (Glossário Ceale,2014)

 







BIBLIOGRAFIA

Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

LOPES, F.. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional, v. 8, n. 2, p. 241–243, dez. 2004.

NUNES, C.; FROTA, S.; MOUSINHO, R.. Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica. Revista CEFAC, v. 11, n. 2, p. 207–212, abr. 2009.

 

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