RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO DOS SONS (FONEMAS) NAS PALAVRAS: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - TEORIA E PRÁTICA
Consciência
fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular sons individuais na
linguagem falada.
A
consciência fonológica é a consciência da estrutura sonora da linguagem. ( NUNES,
FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)
Sendo
a consciência fonológica a capacidade
metalinguística que permite compreender que a fala é composta de unidades
menores, como palavras, sílabas e fonemas.
A
consciência fonológica faz parte do conjunto da consciência fonêmica e da
metalinguagem.( NUNES, FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)
A consciência fonológica possibilita o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois facilita
a conexão entre sons e letras.
“A
teoria da psicogênese da escrita, a compreensão do SEA se dá em etapas, nas
quais as crianças vão modificando suas explicações para duas questões: o que a
escrita nota (ou representa)? E como ela cria notações (ou representações)? E de
acordo com uma outra linha teórica a consciência fonológica tem demonstrado que
a compreensão do SEA exige o desenvolvimento de habilidades de refletir sobre
as partes sonoras das palavras, identificando, por exemplo, sílabas e fonemas
iguais em palavras diferentes.” (Glossário Ceale,2014)
.jpg)
HABILIDADES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Consciência de palavras: A capacidade de identificar e manipular palavras
individuais em uma frase.
Consciência silábica: A capacidade de quebrar palavras em seus componentes
silábicos e de identificar e manipular sílabas nas palavras.
Consciência fonêmica: A capacidade de identificar e manipular fonemas, as
menores unidades sonoras da linguagem.
IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA
O
treinamento da consciência fonológica, em especial da consciência fonêmica,
pode gerar melhora na representação fonológica das palavras, tanto para
disléxicos, quanto para crianças sem dificuldades de aprendizagem. ( NUNES,
FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)
Melhora
a decodificação: facilita o entendimento da relação entre sons (fonemas) e
letras (grafemas), facilitando a decodificação das palavras.
Incentiva
a ortografia: ao segmentar e manipular sons geralmente melhora a compressão de
como as palavras são escritas.
Apoia
a fluência de leitura: Uma boa consciência fonológica permite uma leitura mais
fluida e precisa, pois permite reconhecer e pronunciar palavras com mais
facilidade.
Vários estudos já evidenciarem o valor do treinamento explícito da consciência fonológica no desenvolvimento de habilidades para a alfabetização,
tanto a escola quanto os profissionais especializados promovem poucas
atividades metalinguísticas.( NUNES, FROTA & MOUSINHO, 2009, p. 208)
ATIVIDADES PRÁTICAS
A
consciência de sílabas é trabalhada, por exemplo, em uma atividade em que o
aplicador e as crianças cantam músicas familiares batendo palmas a cada sílaba
falada. (LOPES, 2004, p.242)
Segmentação
e combinação de sons- Segmentar palavras
em sons individuais e combinar sons para formar palavras.
Manipulação
de fonemas - Exercícios que envolvem adicionar, excluir ou substituir fonemas
em palavras para criar novas palavras.
Jogos
de sílabas: Dividir as palavras em sílabas e brincar combinando sílabas para
formar novas palavras.
Rimas
e canções- Usar canções e rimas para destacar sons e padrões repetitivos na
linguagem.
A consciência fonêmica pode também ser trabalhada com a síntese de fonemas em jogos nos quais o aplicador deve apresentar palavras ou pseudopalavras em que cada fonema é representado por uma forma geométrica. (LOPES, 2004, p.242)
Histórias fonéticas: Ler histórias que enfatizem certos sons ou grupos de sons para ajudar as crianças a identificar padrões sonoros.
A identidade fonêmica pode ser trabalhada em atividade na qual inicialmente, é proposto à criança trabalhar com histórias em que um fonema aparece repetidamente em várias palavras. (LOPES, 2004, p.242)
AVALIAR A HABILIDADE DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
A
avaliação pode incluir atividades que permite constatar a capacidade dos alunos:
- 1. Reconhecer rimas
- 2. Segmentar palavra em fonemas
- 3. Identificar sons iniciais e finais
- 4. Manipular sons dentro das palavras
A avaliação
proporciona o reconhecimento e a
identificação de dificuldade nas habilidades de consciência fonológica
garantindo assim intervenções específicas.
CONCLUSÃO
A consciência fonológica é uma habilidade que apoia aprendizagem da leitura e da escrita.
A importância
da consciência fonológica reside no fato de que ela permite perceber,
identificar e manipular os sons da linguagem falada, capacidade que permite a
compreensão do sistema alfabético de escrita.
Desenvolver
e reforçar competência de consciência
dos sons através de jogos, atividades e
avaliações pode ter um impacto significativo no sucesso académico dos alunos.
Podemos
dizer que o conceito de consciência fonológica é mais abrangente do que o de
consciência fonêmica.
“Enquanto
a consciência fonêmica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular
sons individuais ou fonemas que compõem uma palavra, a consciência fonológica
diz respeito à habilidade de conscientemente manipular não apenas os sons
individuais, mas também as sílabas, as partes das sílabas (rimar) e as
palavras.” (Glossário Ceale,2014)
BIBLIOGRAFIA
Glossário
Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel
Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de
Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.
LOPES,
F.. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o
processo de alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional, v. 8, n. 2, p.
241–243, dez. 2004.
NUNES,
C.; FROTA, S.; MOUSINHO, R.. Consciência fonológica e o processo de
aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da
prática fonoaudiológica. Revista CEFAC, v. 11, n. 2, p. 207–212, abr. 2009.
Siga @teoriaepratica1 no Instagram. Lá tem dicas, unindo teoria e prática para aplicar na sua sala de aula.
0 Comentários