SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DIFICULDADE ORTOGRÁFICA F/V

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DIFICULDADE ORTOGRÁFICA F/V

A ortografia pode ser uma área complicada da língua portuguesa, muitos alunos enfrentam dificuldades ortográficas, seja pela complexidade das regras ou pela falta de prática. 

O princípio alfabético do português brasileiro é a base que rege a relação entre os sons da fala e os símbolos gráficos (letras) utilizados na escrita. Esse princípio assume que cada fonema (unidade sonora da língua) é representado por um ou mais grafemas (letras ou combinações de letras). 

No entanto, devido à natureza do português e à sua história linguística, existem tanto padrões regulares quanto irregularidades na correspondência entre sons e letras, o que pode tornar a ortografia desafiadora para aprendizes.

O princípio alfabético do português brasileiro é definido com as características de transparência e opacidade ortográfica. (SAMPAIO & CAPELLINI, 2015, p.106)

Uma das razões para essas dificuldades é a natureza irregular da ortografia do português. Existem muitas exceções às regras, e algumas palavras simplesmente precisam ser memorizadas. Além disso, as reformas ortográficas também podem causar confusão, já que as regras podem mudar ao longo do tempo.

De acordo com Sampaio & Capellini (2015, p.113) precisa-se de uma reflexão sobre a necessidade de atividades que proporcionem uma assimilação satisfatória do conteúdo, de forma contextualizada, ainda segundo os autores considera-se a construção de conceitos e não de forma isolada e autoritária, como se observa no sistema educacional de hoje.

A  sequência didática que é uma abordagem pedagógica com uma progressão lógica e coerente de atividades, permite aos alunos assimilar, explorar e aplicar conhecimentos e habilidades de maneira gradual, sendo assim proporciona  a construção do conhecimento, bem como a aplicação prática das regras ortográficas.

Essa sequência irá abordar a dificuldade ortográfica apresentada pelos fonemas f/v, com diversas atividades de reflexão do sistema de escrita alfabética e a atividades de produção textual que podem ser realizadas de forma coletiva ou de escrita espontânea pelos alunos.

Levando-se em conta o princípio alfabético do português brasileiro, que é composto por regularidades e irregularidades, faz-se necessário um ensino da ortografia que não gere ansiedade nem reprima a escrita espontânea, de modo a minimizar as dificuldades dos escolares com defasagem ortográfica. (SAMPAIO & CAPELLINI, 2015, p.113)

O princípio alfabético do português brasileiro, que engloba tanto regularidades quanto irregularidades, demanda atividades de ensino da ortografia que ensinam, de forma ativa, prática e que valorizam a  escrita espontânea.

 

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OBJETIVOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DIFICULDADE ORTOGRÁFICA F/V

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representam fonemas.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

MATEMÁTICA

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

 

CIÊNCIAS

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

 

GEOGRAFIA

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

 

HISTÓRIA

(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

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BIBLIOGRAFIA

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 

SAMPAIO, M. N.; CAPELLINI, S. A.. Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 1, p. 105–115, jan. 2015.

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