SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DIFICULDADE ORTOGRÁFICA F/V
A ortografia pode ser uma área complicada da língua portuguesa, muitos
alunos enfrentam dificuldades ortográficas, seja pela complexidade das regras
ou pela falta de prática.
O princípio alfabético do português brasileiro é a
base que rege a relação entre os sons da fala e os símbolos gráficos (letras)
utilizados na escrita. Esse princípio assume que cada fonema (unidade sonora da
língua) é representado por um ou mais grafemas (letras ou combinações de
letras).
No entanto, devido à natureza do português e à sua
história linguística, existem tanto padrões regulares quanto irregularidades na
correspondência entre sons e letras, o que pode tornar a ortografia desafiadora
para aprendizes.
O princípio alfabético do português brasileiro é
definido com as características de transparência e opacidade ortográfica. (SAMPAIO &
CAPELLINI, 2015, p.106)
Uma das razões para essas dificuldades é a natureza irregular da
ortografia do português. Existem muitas exceções às regras, e algumas palavras
simplesmente precisam ser memorizadas. Além disso, as reformas ortográficas
também podem causar confusão, já que as regras podem mudar ao longo do tempo.
De acordo com Sampaio & Capellini (2015, p.113)
precisa-se de uma reflexão sobre a necessidade
de atividades que proporcionem uma assimilação satisfatória do conteúdo, de
forma contextualizada, ainda segundo os autores considera-se a construção de
conceitos e não de forma isolada e autoritária, como se observa no sistema
educacional de hoje.
A sequência didática que é uma abordagem
pedagógica com uma progressão lógica e coerente de atividades, permite aos
alunos assimilar, explorar e aplicar conhecimentos e habilidades de maneira
gradual, sendo assim proporciona a construção do conhecimento, bem como a
aplicação prática das regras ortográficas.
Essa sequência irá abordar a dificuldade ortográfica apresentada pelos
fonemas f/v, com diversas atividades de reflexão do sistema de escrita
alfabética e a atividades de produção textual que podem ser realizadas de forma
coletiva ou de escrita espontânea pelos alunos.
Levando-se em conta o princípio alfabético do
português brasileiro, que é composto por regularidades e irregularidades,
faz-se necessário um ensino da ortografia que não gere ansiedade nem reprima a
escrita espontânea, de modo a minimizar as dificuldades dos escolares com
defasagem ortográfica. (SAMPAIO & CAPELLINI, 2015, p.113)
O princípio alfabético do português brasileiro, que engloba tanto
regularidades quanto irregularidades, demanda atividades de ensino da
ortografia que ensinam, de forma ativa, prática e que valorizam a escrita
espontânea.
Clique e baixe a sequência – PDF – SEQUÊNCIA DIDÁTICA - F/V
OBJETIVOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DIFICULDADE ORTOGRÁFICA F/V
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF01LP01) Reconhecer
que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo
da página.
(EF12LP01) Ler palavras novas com
precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler
globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever,
espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando
letras/grafemas que representam fonemas.
(EF01LP06) Segmentar
oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP07) Identificar
fonemas e sua representação por letras.
(EF15LP01) Identificar
a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais
participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias
impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde
circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP05) Planejar,
com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação
comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade
ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o
suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto
e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso,
informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e
as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e
revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas,
para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações,
correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a
versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do
professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou
digital.
MATEMÁTICA
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador
de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer
situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de
identificação.
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de
coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e
simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais
da sala de aula, entre outros.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas
(círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em
diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
CIÊNCIAS
(EF01CI01) Comparar características de diferentes
materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os
modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
GEOGRAFIA
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças
entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente,
regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
HISTÓRIA
(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento
por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros
de sua família e/ou de sua comunidade.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os
variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade),
reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Siga @teoriaepratica1 no Instagram. Lá tem dicas, unindo teoria e prática para aplicar na sua sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério
da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,
2018.
SAMPAIO, M. N.;
CAPELLINI, S. A.. Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades
de escrita. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 1, p. 105–115,
jan. 2015.
0 Comentários