TEORIA E PRÁTICA SOBRE A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
A valorização da cultura afro-brasileira é um processo
essencial para construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Reconhecer e valorizar
as contribuições da cultura afrodescendente, resgatando a cultura negra
brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, salientando a
contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política é uma maneira
de promover a diversidade e combater o racismo.
Para desenvolver a igualdade e a justiça
social, faz-se necessário a integração de práticas que contribuem para a
construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as culturas são
valorizadas e respeitadas.
LEI N° 10.639 -
obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira
LEI N° 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.
Art. 1° A Lei
no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos
seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:
"Art. 26-A. Nos
estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares,
torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1° O conteúdo
programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo
da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura
negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição
do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do
Brasil.
§ 2° Os conteúdos
referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de
todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de
Literatura e História Brasileiras.
"Art. 79-B. O
calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da
Consciência Negra’."
A LEI N° 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE
2003, Modifica a Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, a qual define as diretrizes e bases da educação nacional, a
fim de incorporar ao currículo oficial da Rede de Ensino a exigência da
abordagem da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e adota
outras medidas.
Ao integrar temas relacionados à história,
tradições, contribuições e desafios enfrentados pela comunidade africana e
afrodescendente, estamos formando uma base sólida para a construção de uma
sociedade mais inclusiva e justa.
Desde o início de sua implementação em 2003,
o ensino acerca da História e Cultura Afro-Brasileira tornou-se obrigatório nos
programas de estudo do Ensino Fundamental e Médio.
A legislação 10.639 estipula que o foco
principal deve ser dado ao estudo da história da África e dos africanos,
abrangendo não apenas a luta dos negros no Brasil, mas também a contribuição da
cultura negra brasileira e do papel do negro na construção da sociedade
nacional.
A legislação reflete ainda a intenção do
sistema educacional brasileiro em reconhecer adequadamente a história e a
cultura afrodescendente, assim como a dos povos nativos, com o objetivo de
reparar os prejuízos à sua identidade e direitos.
Quando integra estudo da história da África e
dos africanos, os currículos escolares passam a abranger uma perspectiva mais
ampla da diversidade cultural, racial, social e econômica do Brasil.
No entanto, a instrução sobre o assunto ainda
está condicionada a projetos, campanhas e iniciativas, frequentemente restritas
ao mês de novembro, em virtude do Dia da Consciência Negra.
Abordar a influência da cultura africana no
Brasil é mais do que uma necessidade educacional, é um compromisso fundamental com a promoção da
diversidade, compreensão e respeito mútuo.
LEI Nº
12.519 - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência
Negra
LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.
Art. 1º É instituído o
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no
dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares.
A Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011,
estabeleceu o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Segundo informações, Zumbi teria falecido em
20 de novembro de 1695, durante um confronto e tentativa de fuga. Essa
circunstância influenciou a decisão de adotar o dia 20 de novembro como a data
de comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.
Zumbi dos Palmares (1655-1695) foi o último e
mais proeminente líder do Quilombo dos Palmares, desempenhando um papel crucial
na história.
O termo "Zumbi" ou
"Zambi", tem origem no idioma quimbundo e refere-se a seres espirituais,
tais como fantasmas, espectros e duendes.
O conceito de consciência negra emergiu na
década de 1970 no Brasil, impulsionado pela atuação de movimentos sociais
dedicados à promoção da igualdade racial, como o Movimento Negro Unido.
Essa expressão serve simultaneamente como uma
homenagem e uma referência à rica cultura ancestral do povo de origem africana,
que foi trazido coercitivamente e submetido a séculos de escravidão no Brasil.
Representa, assim, o símbolo da luta e
resistência, evidenciando a consciência de que a negritude não é inferior, e
que as pessoas negras têm seu valor e um lugar legítimo na sociedade.
Em 1988, foi promulgada a atual Constituição
Federal do Brasil, um dos princípios fundamentais estabelecidos nessa constituição
é a promoção da igualdade e a proibição de discriminação por qualquer motivo,
incluindo a racial.
Em 1989, a Lei n.º 7.716, de 5 de janeiro,
foi promulgada, estabelecendo medidas contra o preconceito racial e
transformando a discriminação com base em raça, cor, religião ou nacionalidade
em um crime sujeito a punição penal.
Durante confrontos legais, avanços
legislativos e a persistente luta dos movimentos, a consciência de
empoderamento e a necessidade de celebrar a cultura africana presente
cresceram, reforçando a urgência de estabelecer uma lei que oficializasse a
data proposta na década de 1970 como um dia comemorativo.
No contexto brasileiro, a trajetória da
consciência negra culminou na instauração do Dia Nacional da Consciência Negra,
uma data que celebra a identidade negra e a resistência da população preta em
nosso país.
Essa abordagem educacional contribui para a
desconstrução de estereótipos e preconceitos, incentivando a construção de uma
identidade nacional que abraça suas diversas origens.
ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O TRABALHO SOBRE A
INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL
Trabalhar a influência da cultura africana noBrasil pode ser uma abordagem rica e significativa para promover a compreensão
da diversidade cultural e histórica do país.
Faz-se necessário incluir a história e a
cultura africana nos currículos escolares, atendendo assim às diretrizes
estabelecidas pela lei 10.639/2003.
ATIVIDADES PRÁTICAS:
1- Destacar personalidades africanas e afro-brasileiras em diferentes
áreas, como literatura, ciência, política e esportes.
2- Desenvolver projetos que abordem a cultura africana em diferentes
disciplinas, como história, geografia, literatura, música e artes visuais.
3- Realizar eventos culturais, como apresentações de dança, música, teatro
e exposições de arte que destaquem a influência africana.
4- Promover atividades que envolvam culinária africana, proporcionando
uma experiência sensorial e educativa.
5- Convidar pessoas da comunidade afrodescendente para compartilhar suas
experiências e conhecimentos.
6- Realizar entrevistas, projetos
de história oral ou trabalhos escritos que destaquem as histórias de vida de
indivíduos com raízes na cultura africana.
7- Promover discussões em sala de aula sobre identidade, preconceito e igualdaderacial.
8- Explorar a influência da cultura africana na formação da identidade
brasileira.
9- Utilizar recursos online, documentários e materiais educativos
interativos que explorem a cultura africana e afro-brasileira.
10- Envolver os alunos em projetos de arte e artesanato inspirados na
cultura africana, explorando técnicas, padrões e estilos característicos.
CONCLUSÃO
Ao fomentar discussões sobre igualdade
racial, identidade e justiça social, estamos moldando uma sociedade mais
equitativa, onde cada indivíduo é respeitado em sua singularidade e valorizado
por suas contribuições únicas.
Portanto, ao trabalhar a influência da
cultura africana, não apenas cumprimos uma exigência legal, mas também
investimos no desenvolvimento de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos
com a construção de um Brasil mais inclusivo, respeitoso e verdadeiramente
diversificado.
Quando abordamos a influência da cultura
africana no Brasil de maneira holística e integrada, proporcionamos uma
educação enriquecedora e promovemos a valorização da diversidade cultural.
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BIBLIOGRAFIA
BEZERRA, Juliana. Zumbi dos
Palmares. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em:
https://www.todamateria.com.br/zumbi-dos-palmares/. Acesso em: 20 nov.
2023
FERNANDES, Márcia. Dia da Consciência Negra: 20 de novembro. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-da-consciencia-negra/. Acesso em: 20 nov. 2023
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12519.htm
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