CANTIGAS NA ALFABETIZAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA
TEORIA: CANTIGAS NA ALFABETIZAÇÃO
As cantigas,
muitas vezes ligadas à tradição popular, são expressões culturais que carregam
consigo não apenas melodias cativantes, mas também narrativas que contam
histórias de tempos passados.
A música é
uma linguagem que auxilia o ser humano a expressar suas emoções e sentimentos.
( REIS & CACIONE, 2013, p.2)
Frequentemente
transmitidas oralmente de geração em geração, as cantigas desempenham papéis
importantes na preservação da identidade cultural e na transmissão de valores,
proporcionando uma rica experiência que vai além dos limites do entretenimento.
As cantigas têm potencial para resgatar as
canções populares, o folclore e as músicas que fazem parte da cultura da criança.
(MARTINS & CONTE, 2019, p.117)
No âmbito
educacional, as cantigas são recursos valiosos para o desenvolvimento infantil,
contribuindo para a aprendizagem de linguagem, coordenação motora, socialização
e assimilação de valores culturais.
Conforme
Martins & Conte (2019, p.114) as práticas musicais precisam ser mais
valorizadas no ambiente escolar, pois elas têm o intuito de promover a
interação e a expressão social entre os membros, beneficiando a relação entre o
ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano.
Introduzida
no Brasil pelos portugueses, as Cantigas de Roda foram difundidas como uma
atividade tipicamente feminina, sendo que por muito tempo, elas foram as
principais atividades recreativas, lúdicas, e usadas extensivamente em todo
território brasileiro.( REIS &
CACIONE, 2013, p.3)
As cantigas,
músicas tradicionais e canções infantis podem ser incorporadas ao currículo
escolar de várias maneiras.
As cantigas
também proporcionam um ambiente lúdico e interativo que estimula a participação
ativa das crianças, tornando o aprendizado mais envolvente e prazeroso.
Sendo assim,
trabalhar com cantigas nas escolas é uma prática educativa enriquecedora que
oferece diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças.
De acordo
com Martins & Conte (2019, p.118) cantando e brincando as crianças
desenvolvem o raciocínio, a memória e a imaginação.
Ainda de acordo com Martins & Conte
(2019, p.118) as práticas musicais contribuem de forma significativa para o
processo de formação global do sujeito no ambiente escolar.
Conforme
indicado pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)
de 1998, a junção da música no ensino para crianças tem como finalidade fomentar
o desenvolvimento de habilidades específicas, tais como a capacidade de
escutar, perceber e distinguir uma variedade de eventos sonoros, fontes sonoras
e produções musicais.
As cantigas de roda contribuem para o desenvolvimento de experiências, interações livres e espontâneas das crianças. (MARTINS & CONTE, 2019, p.122)
PRÁTICA: CANTIGAS NA
ALFABETIZAÇÃO
No período
de alfabetização, é fundamental que a aprendizagem tenha significado, para que
o sujeito\não se torne apenas um reprodutor de conhecimento vazio de sentido
vital. (MARTINS & CONTE, 2019, p.119)
Durante a
fase inicial da aprendizagem da leitura e escrita, é crucial que o processo
seja significativo, garantindo que o indivíduo não se torne meramente um
replicador de conhecimento desprovido de significado vital.
As cantigas
podem ser trabalhadas em diferentes momentos no cotidiano escolar. A seguir
algumas sugestões de momentos da rotina escolar para trabalhar com cantiga:
1. Acolhida
2. Recreação
3. Jogos de escuta
4. Produção textual
5. Leitura guiada/ individual
6. Leitura e interpretação
7. Debates
8. Apresentações
9. Introduzir um assunto
10. Consolidar um assunto
Conforme
Martins & Conte (2019, p.119) para que a música sirva como um dispositivo
facilitador na alfabetização e letramento sociocultural das crianças, ela
precisa ter algum sentido e intencionalidade ao trabalho pedagógico.
Para aderir
o trabalho de cantigas na sala de aula, os professores devem atentar-se em escolher
músicas apropriadas para a idade e tema em estudo, integrando as cantigas em atividades
de leitura, escrita, matemática e sempre que necessário, promover discussões
sobre o significado das letras e sua relevância cultural.
O
interessante em se trabalhar com as cantigas na alfabetização é que as canções
são facilmente memorizáveis e fazem parte de uma arte que envolve a dimensão
social e emocional. (MARTINS & CONTE, 2019, p.118)
Para que as
cantigas de roda sejam potencializadas como dispositivos facilitadores das
aprendizagens socioculturais precisam ser planejadas pelos professores e
recriadas com as crianças no cotidiano escolar, tendo por base os (con)textos
socioculturais. (MARTINS & CONTE, 2019, p.122)
O uso de
cantigas na educação é uma forma eficaz e divertida de promover o aprendizado
completo das crianças, abrangendo várias áreas de desenvolvimento enquanto
estimula a criatividade e o amor pela música e pela cultura.
Do ponto de
vista pedagógico, as músicas são consideradas completas: brincando com músicas
as crianças exercitam naturalmente o seu corpo, desenvolvem o raciocínio e a
memória, estimulam o gosto pelo canto e pela linguagem poética.( REIS & CACIONE, 2013, p.4)
Trabalhar
com cantigas oferece uma variedade de benefícios em diferentes contextos, desde
o educacional até o cultural.
A música desempenha um papel facilitador crucial
no processo educacional, pois proporciona à criança a oportunidade de
desenvolver uma escuta ativa e reflexiva. Ao participar de exercícios que
estimulam a sensibilidade aos sons, a criança amplia sua capacidade de
concentração e memória, fortalecendo assim aspectos fundamentais do
aprendizado.
Abaixo 5
motivos pelos quais é importante o trabalho de cantigas na escola:
· Desenvolvimento da Linguagem: Cantar e ouvir cantigas ajuda no desenvolvimento da linguagem das crianças. As letras das músicas introduzem vocabulário novo e promovem a compreensão das estruturas gramaticais. A repetição das letras e melodias em cantigas auxilia na memorização, o que pode ser útil em diversas áreas do aprendizado.
· Desenvolvimento da consciência fonológica: Cantar e ouvir músicas requer atenção auditiva, ajudando as crianças a desenvolver habilidades de escuta e concentração.
· Integração Cultural: Cantigas muitas vezes têm raízes culturais e históricas, o que pode ser uma oportunidade para ensinar às crianças sobre diferentes culturas e tradições.
· Interação Social: Cantar em grupo promove interações sociais positivas, como trabalhar em equipe, compartilhar e se comunicar com os colegas.
· Coordenação Motora: Movimentos corporais que acompanham algumas cantigas podem ajudar no desenvolvimento da coordenação motora das crianças.
Trabalhar
com cantigas vai além do entretenimento, proporcionando uma abordagem rica e envolvente
para o desenvolvimento pessoal, cultural e educacional.
O trabalho com cantigas revela-se uma abordagem multifacetada e enriquecedora em diversos
aspectos da vida, desde o desenvolvimento educacional até a preservação
cultural.
As cantigas
servem como pontes entre gerações, conectando passado, presente e futuro por
meio de uma forma de expressão universalmente poderosa: a música.
As cantigas promovem
uma conexão com as tradições e construção de identidade. Isso não apenas mantém
viva a riqueza cultural, mas também cria um elo entre passado, presente e
futuro.
De acordo
com REIS & CACIONE (2013, p.6) estas músicas que cantam histórias, dançam
mitos e falam da memória e da alegria do povo são rituais vivenciados por todas
as idades que podem se tornar o vínculo afetivo e cultural entre a escola e a
comunidade.
Ao trabalhar
com cantigas, estamos envolvidos em uma forma de preservação cultural dinâmica,
permitindo que a tradição evolua com o tempo, adaptando-se às mudanças sociais
e tecnológicas.
Portanto, ao
apresentar e trabalhar com as cantigas nas escolas, estamos não apenas
apreciando melodias cativantes, mas também investindo em uma jornada
enriquecedora de aprendizado.
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BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
MARTINS, Y.; CONTE, E. As cantigas de roda como dispositivos às aprendizagens socioculturais. In: CASAGRANDE, C. A.; JUNG, H. S.; FOSSATTI, P. (org.). Desafios e práticas docentes na contemporaneidade: as séries iniciais em foco. 1. ed.Canoas: Ed. Unilasalle, 2019. p. 114-124. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/1162. Acesso em: 18 nov. 2022. http://hdl.handle.net/11690/2777
REIS, Marinalva Pereira dos Santos; CACIONE,
Cleusa Erilene dos Santos . RESGATE E
PRODUÇÃO DE CANTIGAS DE RODA EM PRADO FERREIRA – PR: Quem canta a tradição traz
amor no coração. In: PARANÁ. Secretaria de
Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública
Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016.
V.1. (Cadernos PDE). Disponível em:
<http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20>.
Acesso em 18/11/23. ISBN 978-85-8015-076-6.
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