CANTIGAS NA ALFABETIZAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA

CANTIGAS NA ALFABETIZAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA

TEORIA: CANTIGAS NA ALFABETIZAÇÃO

As cantigas, muitas vezes ligadas à tradição popular, são expressões culturais que carregam consigo não apenas melodias cativantes, mas também narrativas que contam histórias de tempos passados.

A música é uma linguagem que auxilia o ser humano a expressar suas emoções e sentimentos. ( REIS  & CACIONE, 2013, p.2)

Frequentemente transmitidas oralmente de geração em geração, as cantigas desempenham papéis importantes na preservação da identidade cultural e na transmissão de valores, proporcionando uma rica experiência que vai além dos limites do entretenimento.

As cantigas têm potencial para resgatar as canções populares, o folclore e as músicas que fazem parte da cultura da criança. (MARTINS & CONTE, 2019, p.117)

No âmbito educacional, as cantigas são recursos valiosos para o desenvolvimento infantil, contribuindo para a aprendizagem de linguagem, coordenação motora, socialização e assimilação de valores culturais.

Conforme Martins & Conte (2019, p.114) as práticas musicais precisam ser mais valorizadas no ambiente escolar, pois elas têm o intuito de promover a interação e a expressão social entre os membros, beneficiando a relação entre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano.

Introduzida no Brasil pelos portugueses, as Cantigas de Roda foram difundidas como uma atividade tipicamente feminina, sendo que por muito tempo, elas foram as principais atividades recreativas, lúdicas, e usadas extensivamente em todo território brasileiro.( REIS  & CACIONE, 2013, p.3)

As cantigas, músicas tradicionais e canções infantis podem ser incorporadas ao currículo escolar de várias maneiras.

As cantigas também proporcionam um ambiente lúdico e interativo que estimula a participação ativa das crianças, tornando o aprendizado mais envolvente e prazeroso.

Sendo assim, trabalhar com cantigas nas escolas é uma prática educativa enriquecedora que oferece diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças.

De acordo com Martins & Conte (2019, p.118) cantando e brincando as crianças desenvolvem o raciocínio, a memória e a imaginação.

         Ainda de acordo com Martins & Conte (2019, p.118) as práticas musicais contribuem de forma significativa para o processo de formação global do sujeito no ambiente escolar.

Conforme indicado pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) de 1998, a junção da música no ensino para crianças tem como finalidade fomentar o desenvolvimento de habilidades específicas, tais como a capacidade de escutar, perceber e distinguir uma variedade de eventos sonoros, fontes sonoras e produções musicais.

As cantigas de roda contribuem para o desenvolvimento de experiências, interações livres e espontâneas das crianças. (MARTINS & CONTE, 2019, p.122)

PRÁTICA: CANTIGAS NA ALFABETIZAÇÃO

No período de alfabetização, é fundamental que a aprendizagem tenha significado, para que o sujeito\não se torne apenas um reprodutor de conhecimento vazio de sentido vital. (MARTINS & CONTE, 2019, p.119)

Durante a fase inicial da aprendizagem da leitura e escrita, é crucial que o processo seja significativo, garantindo que o indivíduo não se torne meramente um replicador de conhecimento desprovido de significado vital.

As cantigas podem ser trabalhadas em diferentes momentos no cotidiano escolar. A seguir algumas sugestões de momentos da rotina escolar para trabalhar com cantiga:

1.    Acolhida                                                        

2.    Recreação                                       

3.    Jogos de escuta

4.    Produção textual                                   

5.    Leitura guiada/ individual

6.    Leitura e interpretação

7.    Debates

8.    Apresentações

9.    Introduzir um assunto

10. Consolidar um assunto


Conforme Martins & Conte (2019, p.119) para que a música sirva como um dispositivo facilitador na alfabetização e letramento sociocultural das crianças, ela precisa ter algum sentido e intencionalidade ao trabalho pedagógico.

Para aderir o trabalho de cantigas na sala de aula, os professores devem atentar-se em escolher músicas apropriadas para a idade e tema em estudo, integrando as cantigas em atividades de leitura, escrita, matemática e sempre que necessário, promover discussões sobre o significado das letras e sua relevância cultural.

O interessante em se trabalhar com as cantigas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis e fazem parte de uma arte que envolve a dimensão social e emocional. (MARTINS & CONTE, 2019, p.118)

Para que as cantigas de roda sejam potencializadas como dispositivos facilitadores das aprendizagens socioculturais precisam ser planejadas pelos professores e recriadas com as crianças no cotidiano escolar, tendo por base os (con)textos socioculturais. (MARTINS & CONTE, 2019, p.122)

O uso de cantigas na educação é uma forma eficaz e divertida de promover o aprendizado completo das crianças, abrangendo várias áreas de desenvolvimento enquanto estimula a criatividade e o amor pela música e pela cultura.

Do ponto de vista pedagógico, as músicas são consideradas completas: brincando com músicas as crianças exercitam naturalmente o seu corpo, desenvolvem o raciocínio e a memória, estimulam o gosto pelo canto e pela linguagem poética.( REIS  & CACIONE, 2013, p.4)

Trabalhar com cantigas oferece uma variedade de benefícios em diferentes contextos, desde o educacional até o cultural.

 A música desempenha um papel facilitador crucial no processo educacional, pois proporciona à criança a oportunidade de desenvolver uma escuta ativa e reflexiva. Ao participar de exercícios que estimulam a sensibilidade aos sons, a criança amplia sua capacidade de concentração e memória, fortalecendo assim aspectos fundamentais do aprendizado.

Abaixo 5 motivos pelos quais é importante o trabalho de cantigas na escola:

·     Desenvolvimento da Linguagem: Cantar e ouvir cantigas ajuda no desenvolvimento da linguagem das crianças. As letras das músicas introduzem vocabulário novo e promovem a compreensão das estruturas gramaticais. A repetição das letras e melodias em cantigas auxilia na memorização, o que pode ser útil em diversas áreas do aprendizado.

·     Desenvolvimento da consciência fonológica: Cantar e ouvir músicas requer atenção    auditiva, ajudando as crianças a desenvolver habilidades de escuta e concentração.

·       Integração Cultural: Cantigas muitas vezes têm raízes culturais e históricas, o que pode ser uma oportunidade para ensinar às crianças sobre diferentes culturas e tradições.

·      Interação Social: Cantar em grupo promove interações sociais positivas, como trabalhar em equipe, compartilhar e se comunicar com os colegas.

·     Coordenação Motora: Movimentos corporais que acompanham algumas cantigas podem ajudar no desenvolvimento da coordenação motora das crianças.


CONCLUSÃO

Trabalhar com cantigas vai além do entretenimento, proporcionando uma abordagem rica e envolvente para o desenvolvimento pessoal, cultural e educacional.

O trabalho com cantigas revela-se uma abordagem multifacetada e enriquecedora em diversos aspectos da vida, desde o desenvolvimento educacional até a preservação cultural.

As cantigas servem como pontes entre gerações, conectando passado, presente e futuro por meio de uma forma de expressão universalmente poderosa: a música.

As cantigas promovem uma conexão com as tradições e construção de identidade. Isso não apenas mantém viva a riqueza cultural, mas também cria um elo entre passado, presente e futuro.

De acordo com REIS & CACIONE (2013, p.6) estas músicas que cantam histórias, dançam mitos e falam da memória e da alegria do povo são rituais vivenciados por todas as idades que podem se tornar o vínculo afetivo e cultural entre a escola e a comunidade.

Ao trabalhar com cantigas, estamos envolvidos em uma forma de preservação cultural dinâmica, permitindo que a tradição evolua com o tempo, adaptando-se às mudanças sociais e tecnológicas.

Portanto, ao apresentar e trabalhar com as cantigas nas escolas, estamos não apenas apreciando melodias cativantes, mas também investindo em uma jornada enriquecedora de aprendizado.

 


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BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

MARTINS, Y.; CONTE, E. As cantigas de roda como dispositivos às aprendizagens socioculturais. In: CASAGRANDE, C. A.; JUNG, H. S.; FOSSATTI, P. (org.). Desafios e práticas docentes na contemporaneidade: as séries iniciais em foco. 1. ed.Canoas: Ed. Unilasalle, 2019. p. 114-124. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/1162. Acesso em: 18 nov. 2022. http://hdl.handle.net/11690/2777

REIS,  Marinalva Pereira dos Santos; CACIONE, Cleusa Erilene dos Santos . RESGATE E PRODUÇÃO DE CANTIGAS DE RODA EM PRADO FERREIRA – PR: Quem canta a tradição traz amor no coração. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20>. Acesso em 18/11/23. ISBN 978-85-8015-076-6.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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