INTRODUÇÃO
Trabalhar
assuntos da atualidade na escola é fundamental por várias razões que beneficiam
tanto os alunos quanto a comunidade escolar como um todo.
Quando
a escola trabalha com assuntos da atualidade promove-se o desenvolvimento do pensamento
crítico, bem como discutir temas atuais ajuda os alunos a analisar diferentes
perspectivas, avaliar informações e formar opiniões embasadas.
Os assuntos
atuais podem garantir o engajamento e despertar a motivação dos alunos,
tornando as aulas mais interessantes.
Ao
conectar os conteúdos curriculares com acontecimentos da atualidade os alunos
veem a aplicabilidade do que estão aprendendo, tornando o aprendizado mais
significativo.
O
debate com temas atuais prepara os alunos para serem cidadãos informados e
ativos, capazes de participar de discussões e decisões importantes na
sociedade.
Trabalhar
com temas atuais também incentiva os alunos a buscar informações em fontes
diversas, desenvolvendo habilidades de pesquisa e análise de dados.
A
exposição a diferentes temas e situações contemporâneas ajuda os alunos a se
tornarem mais adaptáveis e resilientes diante de mudanças e desafios.
Muitos
assuntos da atualidade, como tecnologia, sustentabilidade e políticas públicas,
são importantes para o futuro e discuti-los na escola prepara os alunos para as
demandas e oportunidades futuras.
TEORIA
Diversos
autores e educadores defendem a importância de trabalhar com assuntos da
atualidade na escola.
Paulo
Freire é um dos principais defensores da educação crítica. Ele argumenta que a
educação deve ser contextualizada e relacionada com a realidade dos alunos.
Trabalhar com assuntos atuais é essencial para tornar a educação relevante, ajudando os alunos a compreenderem e transformarem o mundo ao seu
redor.
Henry
Giroux é um teórico da pedagogia crítica que enfatiza a necessidade de
educadores abordarem questões sociais e políticas contemporâneas. Ele acredita
que a educação deve preparar os alunos para a cidadania ativa e crítica, e isso
só é possível se os assuntos atuais forem incorporados ao currículo escolar.
John
Dewey autor da obra “Democracia e
Educação" argumenta que a educação deve ser baseada na experiência e na
interação com o ambiente social. Ele defende que a escola deve refletir a
sociedade e ajudar os alunos a se prepararem para a vida democrática. Trabalhar
com temas atuais é uma maneira de conectar a educação com a realidade social e
preparar os alunos para serem participantes ativos na sociedade.
Esses
autores, com suas respectivas obras e teorias, sublinham a importância de uma
educação que seja crítica, relevante e conectada com o mundo real, defendendo
fortemente a inclusão de temas contemporâneos no ambiente escolar.
PRÁTICA
As
metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam os alunos no centro
do processo de aprendizado, incentivando a participação ativa, a colaboração e
a aplicação prática do conhecimento. Quando se trata de trabalhar assuntos da
atualidade, essas metodologias são especialmente eficazes. Aqui estão algumas
das principais metodologias ativas que podem ser utilizadas:
1- Aprendizagem Baseada em
Projetos (ABP): Os alunos trabalham em projetos que abordam problemas reais e
atuais. Eles pesquisam, planejam, executam e apresentam suas soluções.
2. Estudo de Caso: Análise
de situações reais e atuais, permitindo que os alunos explorem complexidades e
desenvolvam soluções.
3. Debates e Discussões: Promover
debates estruturados sobre temas atuais, permitindo que os alunos defendam
diferentes pontos de vista com base em pesquisa e evidências.
4. Sala de Aula Invertida
(Flipped Classroom): Os alunos estudam o conteúdo teórico em casa, por meio de
vídeos, artigos e outros recursos, e utilizam o tempo de aula para discutir e
aplicar o conhecimento.
5. Aprendizagem Baseada em
Problemas (PBL): Os alunos são apresentados a um problema atual e
significativo, que devem resolver através de pesquisa, colaboração e aplicação
prática do conhecimento.
6. Role-playing (Simulação
de Papéis): Os alunos assumem papéis diferentes em cenários que simulam
situações reais, permitindo a exploração de perspectivas variadas.
7. Mapeamento Conceitual: Criação
de mapas conceituais para organizar e representar visualmente informações sobre
um tema atual, facilitando a compreensão e a análise crítica.
8. Gamificação: Uso de
elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e interativo,
aplicando-os a temas atuais.
CONCLUSÃO
Incorporar
temas atuais no currículo escolar é uma prática enriquecedora que contribui
para a formação integral dos alunos, preparando-os melhor para a vida pessoal,
acadêmica e profissional.
A
discussão de temas globais e locais expõe os alunos a diferentes culturas,
ideias e realidades, promovendo a empatia e o respeito pela diversidade.
As
metodologias ativas tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente, ao serem
executadas juntamente com assuntos da atualidade preparam os alunos para pensar
criticamente e agir de maneira informada sobre os problemas e desafios do mundo
contemporâneo.
SEQUENCIAS
DE ATIVIDADES – OLIMPÍADAS
Habilidades de acordo com a BNCC
– Base Nacional Comum Curricular
(EF15LP01) Identificar a
função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais
participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias
impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde
circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF03LP01) Ler e escrever palavras
com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e
não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til,
m, n).
EF02LP10 consiste em: Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de
sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo
acréscimo do prefixo de negação in-/im-
(EF15LP05) Planejar, com a
ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação
comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade
ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o
suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto
e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso,
informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e
as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o
texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para
corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções
de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão
final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(EF01MA06) Construir fatos
básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver
problemas.
(EF01MA08) Resolver e
elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois
algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com
o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas
de registro pessoais.
(EF01MA21) Ler dados
expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
(EF01MA22) Realizar
pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo
de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Clique e baixe a sequência – PDF – SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES SOBRE OLIMPÍADAS
Clique e baixe as cruzadinhas– PDF – CRUZADINHAS
SOBRE OLIMPÍADAS
Gostou? Então, compartilhe!
Siga @teoriaepratica1 no Instagram. Lá tem dicas, unindo teoria e prática, para aplicar na sua sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
0 Comentários