TRABALHAR CONTEÚDOS DA ATUALIDADE NAS AULAS – TEORIA E PRÁTICA

 

INTRODUÇÃO

Trabalhar assuntos da atualidade na escola é fundamental por várias razões que beneficiam tanto os alunos quanto a comunidade escolar como um todo.

         Quando a escola trabalha com assuntos da atualidade promove-se o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como discutir temas atuais ajuda os alunos a analisar diferentes perspectivas, avaliar informações e formar opiniões embasadas.

Os assuntos atuais podem garantir o engajamento e despertar a motivação dos alunos, tornando as aulas mais interessantes.

Ao conectar os conteúdos curriculares com acontecimentos da atualidade os alunos veem a aplicabilidade do que estão aprendendo, tornando o aprendizado mais significativo.

O debate com temas atuais prepara os alunos para serem cidadãos informados e ativos, capazes de participar de discussões e decisões importantes na sociedade.

Trabalhar com temas atuais também incentiva os alunos a buscar informações em fontes diversas, desenvolvendo habilidades de pesquisa e análise de dados.

A exposição a diferentes temas e situações contemporâneas ajuda os alunos a se tornarem mais adaptáveis e resilientes diante de mudanças e desafios.

Muitos assuntos da atualidade, como tecnologia, sustentabilidade e políticas públicas, são importantes para o futuro e discuti-los na escola prepara os alunos para as demandas e oportunidades futuras.

TEORIA

Diversos autores e educadores defendem a importância de trabalhar com assuntos da atualidade na escola.

Paulo Freire é um dos principais defensores da educação crítica. Ele argumenta que a educação deve ser contextualizada e relacionada com a realidade dos alunos. Trabalhar com assuntos atuais é essencial para tornar a educação relevante, ajudando os alunos a compreenderem e transformarem o mundo ao seu redor.

Henry Giroux é um teórico da pedagogia crítica que enfatiza a necessidade de educadores abordarem questões sociais e políticas contemporâneas. Ele acredita que a educação deve preparar os alunos para a cidadania ativa e crítica, e isso só é possível se os assuntos atuais forem incorporados ao currículo escolar.

John Dewey autor da  obra “Democracia e Educação" argumenta que a educação deve ser baseada na experiência e na interação com o ambiente social. Ele defende que a escola deve refletir a sociedade e ajudar os alunos a se prepararem para a vida democrática. Trabalhar com temas atuais é uma maneira de conectar a educação com a realidade social e preparar os alunos para serem participantes ativos na sociedade.

Esses autores, com suas respectivas obras e teorias, sublinham a importância de uma educação que seja crítica, relevante e conectada com o mundo real, defendendo fortemente a inclusão de temas contemporâneos no ambiente escolar.

PRÁTICA

As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam os alunos no centro do processo de aprendizado, incentivando a participação ativa, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. Quando se trata de trabalhar assuntos da atualidade, essas metodologias são especialmente eficazes. Aqui estão algumas das principais metodologias ativas que podem ser utilizadas:

1- Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Os alunos trabalham em projetos que abordam problemas reais e atuais. Eles pesquisam, planejam, executam e apresentam suas soluções.

2. Estudo de Caso: Análise de situações reais e atuais, permitindo que os alunos explorem complexidades e desenvolvam soluções.

3. Debates e Discussões: Promover debates estruturados sobre temas atuais, permitindo que os alunos defendam diferentes pontos de vista com base em pesquisa e evidências.

4. Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom): Os alunos estudam o conteúdo teórico em casa, por meio de vídeos, artigos e outros recursos, e utilizam o tempo de aula para discutir e aplicar o conhecimento.

5. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Os alunos são apresentados a um problema atual e significativo, que devem resolver através de pesquisa, colaboração e aplicação prática do conhecimento.

6. Role-playing (Simulação de Papéis): Os alunos assumem papéis diferentes em cenários que simulam situações reais, permitindo a exploração de perspectivas variadas.

7. Mapeamento Conceitual: Criação de mapas conceituais para organizar e representar visualmente informações sobre um tema atual, facilitando a compreensão e a análise crítica.

8. Gamificação: Uso de elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e interativo, aplicando-os a temas atuais.

CONCLUSÃO

Incorporar temas atuais no currículo escolar é uma prática enriquecedora que contribui para a formação integral dos alunos, preparando-os melhor para a vida pessoal, acadêmica e profissional.

A discussão de temas globais e locais expõe os alunos a diferentes culturas, ideias e realidades, promovendo a empatia e o respeito pela diversidade.

As metodologias ativas tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente, ao serem executadas juntamente com assuntos da atualidade preparam os alunos para pensar criticamente e agir de maneira informada sobre os problemas e desafios do mundo contemporâneo.

 

SEQUENCIAS DE ATIVIDADES – OLIMPÍADAS

Habilidades de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

EF02LP10 consiste em: Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Clique e baixe a sequência –  PDF – SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE OLIMPÍADAS

 

Clique e baixe as cruzadinhas–  PDF – CRUZADINHAS SOBRE OLIMPÍADAS

 



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BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 

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