TEORIA E PRÁTICA - DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

Introdução 

O Dia Nacional da Alfabetização, comemorado em 14 de novembro, celebra a importância da educação como base para o desenvolvimento individual e coletivo.

No Brasil, a alfabetização é vista como uma porta de entrada para o exercício pleno da cidadania e essencial para enfrentar desigualdades sociais.

Programas como a Política Nacional de Alfabetização (PNA) têm papel central nesse processo, com foco em aprimorar métodos pedagógicos e apoiar professores e alunos.

De acordo com o Dicionário do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), a alfabetização é entendida como o processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabético.

Esse conceito é complementado pelo desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita que capacitam o indivíduo a compreender e interagir com os diversos contextos em que a linguagem escrita é utilizada, o que se conecta com o conceito de letramento.

A alfabetização, portanto, não se limita apenas à decodificação de letras e palavras, mas visa inserir os aprendizes nas práticas sociais da leitura e escrita, promovendo uma compreensão integral da linguagem escrita em suas funções culturais e sociais.

Essa visão ampliada contribui para uma alfabetização que reconhece a importância do contexto em que o aluno vive e das demandas comunicativas do mundo atual.

Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, marca a importância da educação básica e do combate ao analfabetismo no Brasil.

A alfabetização é vista como fundamental para o desenvolvimento social e econômico, habilitando os cidadãos para uma participação ativa na sociedade.

Atualmente o marco importante na área está a Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765 em 2019, que tem como foco a implementação de estratégias baseadas em evidências para melhorar a qualidade da alfabetização nas escolas públicas e reduzir o índice de analfabetismo no país.

Programas como o "Tempo de Aprender" e "Conta pra Mim" reforçam essas iniciativas, oferecendo apoio e recursos pedagógicos para professores, famílias e gestores escolares, promovendo a aprendizagem na primeira infância e os primeiros anos do ensino fundamental.

A plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC) oferece diversos cursos de formação continuada para profissionais da educação, incluindo alfabetizadores.

Esses cursos, especialmente os ligados ao programa “Tempo de Aprender”, buscam desenvolver competências essenciais para o ensino da leitura e da escrita, com foco na alfabetização de crianças, jovens e adultos.

Entre as formações disponíveis, o curso de "Práticas de Alfabetização" explora métodos de ensino eficazes e é voltado para professores e assistentes alfabetizadores.

Além disso, o MEC também oferece cursos de fluência em leitura, que cobrem tópicos como a avaliação de fluência, perfis de leitura e o papel da escola e da família na promoção de leitores fluentes.

As formações são autoinstrucionais e divididas em módulos, permitindo que os profissionais estudem de forma independente e no seu próprio ritmo.

Esses cursos são gratuitos e oferecem certificados após a conclusão. Eles visam reforçar as práticas pedagógicas nas escolas, melhorando as habilidades dos educadores para lidar com desafios específicos da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.

Desafios na alfabetização

A alfabetização de crianças no Brasil enfrenta vários desafios, especialmente relacionados ao acesso, permanência escolar e qualidade do ensino.

Entre os problemas mais comuns estão a falta de infraestrutura nas escolas, escassez de materiais didáticos e deficiências na formação de professores.

Essas dificuldades são agravadas por desigualdades regionais e pela influência de fatores socioeconômicos e culturais que impactam diretamente o processo de ensino-aprendizagem das crianças, particularmente em áreas menos favorecidas.

Desde 2019, novas políticas de alfabetização foram implementadas no Brasil com o objetivo de elevar a taxa de crianças alfabetizadas na idade certa e reduzir as disparidades educacionais.

Uma das iniciativas mais importantes foi o lançamento do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” em 2023, cujo foco é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Esta política almeja a alfabetização universal e a recuperação das perdas de aprendizado ocasionadas pela pandemia de COVID-19, que teve impacto significativo sobre a educação no país.

Atividade práticas na Alfabetização

As atividades de alfabetização devem incentivar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e interativa, tornando o processo mais atraente e adaptado ao ritmo das crianças.

Ao explorar jogos, leitura compartilhada e construção de palavras, as crianças não só aprendem o alfabeto e a formação das palavras, mas também despertam o gosto pela leitura e compreensão textual, fortalecendo sua base para o aprendizado contínuo.

Algumas atividades para apoiar a alfabetização de crianças nos primeiros anos:

1.Jogos de Rimas e Sons: Trabalhar com sons e rimas ajuda as crianças a desenvolver a consciência fonológica, essencial para a alfabetização. Atividades como identificar palavras que rimam, separação de sílabas e exploração de sons iniciais e finais promovem uma melhor compreensão da estrutura das palavras.

2.Leitura Compartilhada: Ler livros com os alunos, intercalando perguntas sobre o que está acontecendo e incentivando-os a prever o enredo, envolve as crianças com a leitura. Essa prática fortalece o vocabulário e estimula o gosto pela leitura.

3.Caça ao Alfabeto: Atividades onde as crianças encontram letras específicas em textos, revistas ou ao redor da escola ajudam a familiarizar os alunos com o alfabeto. Também é possível associar letras a objetos do cotidiano, facilitando o reconhecimento das letras e seus sons.

4.Montagem de Palavras com Letras Móveis: Usar letras móveis para formar palavras permite que as crianças explorem a formação de palavras de maneira prática. Elas podem criar palavras conhecidas ou brincar de formar novas combinações, o que ajuda na assimilação da relação entre som e escrita.

5.Jogos de Memória com Palavras e Imagens: Jogos de memória com pares de palavras e imagens relacionadas auxiliam as crianças a relacionar imagens e palavras escritas, promovendo a leitura visual e o reconhecimento de palavras.

6.Histórias Criativas e Desenhos: Incentivar as crianças a criarem histórias curtas e ilustrá-las desenvolve habilidades narrativas e engaja-as com a escrita e leitura. Esse processo ajuda a associar ideias e a construir frases.

7.Cantos de Leitura e Contação de Histórias: Criar espaços confortáveis com livros e outros materiais para leitura incentiva a exploração dos livros de maneira autônoma. A contação de histórias também auxilia na compreensão e interpretação.

Essas atividades integram brincadeiras e interações que despertam o interesse pela leitura e escrita, respeitando o ritmo de cada criança e tornando o processo de alfabetização prazeroso e motivador.

Conclusão

A alfabetização é um processo importante para a inclusão social e para o desenvolvimento educacional e econômico do Brasil.

No entanto, o país ainda enfrenta desafios significativos, especialmente em relação à desigualdade regional, dificuldades de infraestrutura e formação adequada de professores.

Programas como o "Tempo de Aprender" e "Conta pra Mim"  e o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” bem como a Política Nacional de Alfabetização (PNA) têm sido fundamentais para melhorar a alfabetização nas escolas públicas, buscando assegurar que todas as crianças adquiram habilidades de leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental.

Essas iniciativas mostram que é possível avançar por meio de esforços colaborativos entre os governos federal, estadual e municipal, juntamente com a sociedade civil.

Contudo, para que as metas de alfabetização sejam plenamente atingidas, é importante manter o compromisso com o investimento em políticas públicas educacionais e superar barreiras econômicas e sociais. Assim, a alfabetização pode cumprir seu papel transformador, promovendo oportunidades igualitárias e preparando cidadãos mais participativos e capacitados para a vida em sociedade.

Comemora-se no 14 de novembro o “Dia Nacional da Alfabetização”, e a data reforça o compromisso com o combate ao analfabetismo e com a educação de qualidade para todos.

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BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Portal MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/compromisso-nacional-crianca-alfabetizada. Acesso em: 14 nov. 2024.

BRASIL. Formação EAD de Alfabetizadores de Jovens e Adultos. Plataforma AVAMEC. Disponível em: https://www.pebsp.com/curso-para-alfabetizadores-jovens-e-adultos-avamec/. Acesso em: 14 nov. 2024.

BRASIL. Tempo de Aprender – Programa de Alfabetização. Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/educacao-basica/tempo-de-aprender. Acesso em: 14 nov. 2024.

CEALE. Dicionário do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://ceale.fae.ufmg.br/. Acesso em: 14 nov. 2024.

 

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