INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da consciência fonológica é um
dos princípios fundamentais para a alfabetização e um forte preditor do sucesso
em leitura e escrita.
Segundo Soares (2017, p. 45), "a alfabetização
é um processo que envolve a compreensão das relações entre fonemas e
grafemas."
De acordo
com o Dicionário Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG), a
consciência fonológica é a habilidade de perceber e manipular os sons que
compõem a língua falada. Trata-se da capacidade de identificar, refletir e
operar com as diferentes unidades sonoras das palavras, como sílabas, rimas e
fonemas, de forma consciente.
Estudos indicam que a habilidade de perceber e
manipular os sons da fala está diretamente relacionada à capacidade de aprender
a ler e escrever de forma eficaz.
Magna Soares define a consciência
fonológica, como habilidade de identificar e manipular os sons da fala,
sendo uma das bases essenciais para a alfabetização eficaz.
Também descrita como habilidade metalinguística,
envolve ainda a capacidade de manipular os sons: identificar, segmentar,
adicionar, subtrair, substituir, sejam palavras, sílabas ou fonemas. ( MUCCI, BARBOSA & FREIRE, 2018,
p. 5)
A consciência metalinguística tem várias
habilidades que ajudam na aprendizagem da leitura e da escrita: a consciência
fonológica, a consciência morfológica e a consciência sintática. ( FERRAZ,
POCINHO & FERNANDES, 2018, p. 3)
A consciência fonológica é o entendimento de que as
palavras são feitas de sons, a capacidade de reconhecer rimas, identificar,
reconstruir, segmentar e manipular os sons nas palavras faladas. .( FERRAZ,
POCINHO & FERNANDES, 2018, p. 4)
Nesse contexto, o treinamento explícito da
consciência fonológica se apresenta como uma abordagem pedagógica estruturada e
intencional, que busca desenvolver essas habilidades de forma direta e
sistemática.
O treinamento explícito da consciência
fonológica envolve atividades que ajudam as crianças a identificar,
segmentar e manipular os sons da fala, como rimas, sílabas e fonemas,
facilitando a compreensão da correspondência entre sons e letras.
Esta prática pedagógica se torna especialmente
relevante diante dos desafios encontrados por crianças com dificuldades de
alfabetização, pois a instrução direta e o uso de atividades graduais e
repetitivas podem suprir lacunas na percepção fonológica.
Neste artigo, discutiremos os fundamentos, as
etapas e os benefícios do treinamento explícito da consciência fonológica,
abordando as evidências científicas que embasam essa prática e sua importância
para o sucesso no processo de alfabetização.
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
O treinamento explícito da consciência fonológica é
uma abordagem pedagógica que envolve o ensino direto e
sistemático das habilidades de percepção e manipulação dos sons da linguagem
falada.
Esse tipo de treinamento é “explícito” porque o
professor ensina diretamente cada habilidade fonológica (como rimas, sílabas e
fonemas), em vez de esperar que a criança desenvolva essas habilidades de
maneira espontânea.
Além disso, o treinamento é sequenciado,
seguindo uma progressão do mais simples para o mais complexo, para facilitar a
compreensão e o domínio gradual.
Nesta prática, o educador conduz atividades
específicas e planejadas para ajudar as crianças a reconhecer, segmentar e
manipular os sons da fala, com o objetivo de preparar o terreno para o
aprendizado da leitura e da escrita.
A
consciência fonológica é essencial no processo de alfabetização,
pois possibilita que as crianças compreendam a relação entre os sons da fala
(fonemas) e as letras ou grupos de letras (grafemas) que os representam na
escrita.
É importante reforçar que, apesar da importância da
consciência fonológica, é necessário o treino das demais habilidades envolvidas
no processo de alfabetização. ( MUCCI, BARBOSA & FREIRE, 2018,
p. 10)
Essas
habilidades são desenvolvidas progressivamente e são fundamentais para o
aprendizado da leitura e da escrita, uma vez que facilitam a compreensão das
correspondências fonema-grafema.
Assim, a consciência fonológica é uma consciência
mais vasta e extensa das estruturas dos sons da fala e a consciência fonémica
corresponde a, apenas, um dos parâmetros. .( FERRAZ, POCINHO &
FERNANDES, 2018, p. 5)
O treinamento da consciência fonológica pode ajudar
a criança a perceber os sons das palavras e, posteriormente, a aprender a ler e
a escrever com mais facilidade.
Segundo Soares (2017, p. 28), a alfabetização deve
ser compreendida como um processo de aquisição das habilidades técnicas da
leitura e da escrita, enquanto o letramento corresponde às práticas sociais de
uso dessas habilidades.
ELEMENTOS DO TREINAMENTO EXPLÍCITO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
· Instrução Sistemática e Direta:
Os professores apresentam atividades e explicações
sobre cada aspecto da consciência fonológica, como rimas, sílabas e sons
individuais (fonemas).Os alunos recebem orientações e feedback contínuos.
· Progressão Hierárquica das
Habilidades:
O treinamento segue uma sequência do mais simples
(como segmentação de frases e sílabas) ao mais complexo (como manipulação de
fonemas). Cada etapa é consolidada antes de passar para a próxima.
· Prática Intencional e Repetitiva:
As atividades são planejadas para serem repetidas e
intencionais, com foco em ajudar as crianças a internalizar as habilidades. Por
exemplo, atividades de rimas podem ser repetidas em diferentes contextos até
que a criança demonstre domínio.
· Uso de Materiais de Suporte:
Recursos visuais, como cartões de imagem, figuras,
ou jogos auditivos, são usados para apoiar a compreensão dos conceitos. As
crianças podem, por exemplo, identificar o som inicial de uma palavra usando
cartões com diferentes objetos.
· Feedback e Correção:
O professor observa e orienta os alunos
constantemente, oferecendo feedback imediato e corrigindo erros de forma
construtiva.
TREINAMENTO EXPLÍCITO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Sugestão de Sequência no Treinamento Explícito para
o desenvolvimento da consciência fonológica:
Essa abordagem permite que as crianças desenvolvam
uma base sólida, facilitando o aprendizado da leitura e da
escrita.
Quando as crianças tomam consciência dos segmentos
sonoros das palavras, desenvolvem a consciência fonológica; quando são capazes
de identificar as palavras nas frases, desenvolvem a consciência morfológica;
ou, ainda quando são capazes de adequar gramaticalmente as frases, utilizam a
consciência sintática. ( FERRAZ, POCINHO & FERNANDES, 2018,
p. 4)
Abaixo está a sequência recomendada de acordo com
estudos científicos sobre a consciência fonológica:
1. Consciência de Palavras na Frase
- As
crianças aprendem a identificar palavras dentro de uma frase, ajudando-as
a perceber a segmentação das palavras e como elas compõem a linguagem.
Exemplo: contar o número de palavras em uma frase simples.
- Objetivo: Ajudar a criança a
perceber que a fala é formada por unidades menores (palavras) e a
importância de cada palavra no significado da frase.
2. Consciência Silábica
- Trabalhar
a segmentação de palavras em sílabas e a combinação de sílabas para formar
palavras. Exemplo: bater palmas ou levantar um dedo para cada sílaba em
palavras como a-mor ou ca-mi-nho. Identificar
a posição de determinada sílaba dentro da palavra.
- Objetivo: Ensinar a criança a
dividir palavras em partes maiores, facilitando a percepção de como os
sons se agrupam.
3. Consciência de Rimas e Aliteração
- Atividades
de rima (como identificar e produzir palavras que rimam) e aliteração
(identificar palavras que começam com o mesmo som) ajudam a criança a
perceber padrões sonoros.
- Objetivo: Desenvolver a habilidade
de perceber padrões sonoros e de como as palavras podem compartilhar sons
semelhantes.
4. Consciência do som da primeira e última
letra nas palavras e sílabas
- Identificar
oralmente o som inicial e final da palavra e da sílaba. Exemplo: na
palavra boca, som inicial /b/ e som final a; som inicial da
segunda sílaba /k/”.
- Objetivo: Ajudar a criança a
identificar partes das sílabas, o que facilita a transição para a
consciência fonêmica.
5. Consciência Fonêmica: Segmentação e Manipulação
de Fonemas
- Na
última fase, as crianças aprendem a perceber, segmentar e manipular os
fonemas (sons individuais) em palavras. Exemplo: identificar que a
palavra casa tem os fonemas /k/, /a/, /z/ e /a/.
- Objetivo: Desenvolver uma
compreensão detalhada dos sons que formam as palavras, essencial para o
aprendizado de leitura e escrita.
De acordo com pesquisas científicas, a ordem
recomendada para desenvolver a consciência fonológica segue um
progresso gradual do mais simples ao mais complexo, abordando inicialmente
unidades fonológicas maiores (como sílabas e rimas) e, posteriormente, unidades
menores (como fonemas).
Essa
sequência permite que as crianças construam habilidades fonológicas passo a
passo, partindo de unidades sonoras mais amplas, como frases e sílabas, até
unidades menores, como fonemas.
Segundo Magna Soares, é importante que essas
atividades sigam a sequência do mais simples para o mais complexo. Assim,
iniciar com identificação do que é palavra, seguindo para rimas e aliteração,
progredindo para segmentação silábica e, por último, manipulação de fonemas,
ajuda a criança a construir gradualmente sua consciência fonológica.
A
progressão facilita o aprendizado das correspondências entre sons e letras, que
são a base da alfabetização, e é especialmente eficaz para crianças que estão
começando a aprender a ler e escrever.
EXEMPLOS DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:
A seguir algumas práticas recomendadas por Magna
Soares para o desenvolvimento da consciência fonológica:
1. Consciência de Sentença e Palavras
•
Divisão de frases: Ensinar a criança a dividir frases em palavras, percebendo
cada palavra como uma unidade. Exemplo: "Conte quantas palavras há na
frase: O gato dorme na cama."
2. Exercícios de Segmentação Silábica
•
Ensinar a criança a dividir as palavras em sílabas, batendo palmas, levantando
um dedo para cada sílaba ou utilizando outros recursos rítmicos. Exemplo:
"Quantas sílabas tem a palavra cadeira?"
3. Trabalhar com Rimas e Aliteração
•
Atividades com rimas: Incentivar as crianças a identificar palavras que rimam e
a produzir novas rimas. Exemplo: "Diga uma palavra que rima com
casa."
•
Atividades com aliteração: Ajudar a criança a perceber palavras que começam com
o mesmo som. Exemplo: "Qual o som inicial das palavras bola, batata, e
banana?"
4. Reconhecimento de Sons Iniciais e Finais
- Identificação
de sons iniciais:
Trabalhar o som inicial das palavras ajuda a desenvolver a percepção
auditiva. Exemplo: "Qual é o som inicial da palavra mesa?"
- Identificação
de sons finais:
Perguntar qual é o som final da palavra, como em "sofá termina
com que som?"
5. Atividades de Manipulação Fonêmica
- Adicionar
ou retirar sons:
Pedir à criança para formar novas palavras ao adicionar ou retirar sons. Exemplo:
"Se eu tirar o som inicial da palavra panela, qual
palavra sobra?"
- Troca
de fonemas:
Trocar um som por outro e observar como a palavra muda. Exemplo: "O
que acontece se trocarmos o 'p' em pote por 'l'?"
Estas práticas podem ser aplicadas em contextos de
leitura e brincadeiras, facilitando o aprendizado de maneira natural e lúdica,
como Magna Soares propõe.
CONCLUSÃO
A ordem sequencial proposta no artigo favorece o desenvolvimento da leitura porque
respeita o desenvolvimento natural das habilidades auditivas e de linguagem das
crianças
Estudos mostram que o treinamento explícito da consciência fonológica tem impacto
positivo no aprendizado de leitura e escrita, especialmente para crianças com
dificuldades de alfabetização.
Ao fornecer instruções claras e práticas repetitivas, essa metodologia permite
que as crianças compreendam de maneira ativa como os sons se relacionam com as
letras, melhorando sua capacidade de decodificação e fluência leitura.
Com uma prática bem direcionada, que segue uma
sequência pedagógica apropriada, é possível facilitar a aquisição de
habilidades leitoras ao longo do processo
de alfabetização.
A sequência pedagógica gradual para o ensino da
consciência fonológica permite que as crianças construam, aos poucos, uma base
sólida para compreender a estrutura sonora da linguagem, passo essencial para a
alfabetização eficaz.
Por fim, evidências e práticas pedagógicas reforçam
que o treinamento explícito da consciência
fonológica é especialmente eficaz para crianças com dificuldades na
leitura, pois fornece uma estrutura de apoio para o desenvolvimento de
habilidades que talvez não se formem de maneira espontânea.
A clareza nas instruções, a prática sistemática e o
feedback constante garantem que as crianças não apenas adquiram consciência
fonológica, mas também consigam aplicar essas habilidades ao longo do processo
de alfabetização.
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BIBLIOGRAFIA
CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Dicionário Ceale.
Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/. Acesso em: 08 de novembro de
2024.
FERRAZ, I. P. R.; POCINHO, M.; FERNANDES, T. F. M.: Programa
de Treino da Consciência Fonológica. Ilustração de Ana Sophia Rodriguez
Farias. Campus Universitário da Penteada, Gabinete 1.75, 1.º piso, 9020-105
Funchal, Portugal: 2018. Disponível em: https://digituma.uma.pt/.
Acesso em: 08 de novembro de 2024.
MUCCI, M. F.;BARBOSA, R. K.; FREIRE, T.: Consciencia
fonologica: atividade na escola; Agudod: Editora Faag, 2018
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São
Paulo: Contexto, 2017.
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