TEORIA E PRÁTICA – TREINAMENTO EXPLICITO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE  ALFABETIZAÇÃO

O desenvolvimento da consciência fonológica é um dos princípios fundamentais para a alfabetização e um forte preditor do sucesso em leitura e escrita.

Segundo Soares (2017, p. 45), "a alfabetização é um processo que envolve a compreensão das relações entre fonemas e grafemas."

De acordo com o Dicionário Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG), a consciência fonológica é a habilidade de perceber e manipular os sons que compõem a língua falada. Trata-se da capacidade de identificar, refletir e operar com as diferentes unidades sonoras das palavras, como sílabas, rimas e fonemas, de forma consciente.

Estudos indicam que a habilidade de perceber e manipular os sons da fala está diretamente relacionada à capacidade de aprender a ler e escrever de forma eficaz.

Magna Soares define a consciência fonológica, como habilidade de identificar e manipular os sons da fala, sendo uma das bases essenciais para a alfabetização eficaz.

Também descrita como habilidade metalinguística, envolve ainda a capacidade de manipular os sons: identificar, segmentar, adicionar, subtrair, substituir, sejam palavras, sílabas ou fonemas. ( MUCCI, BARBOSA & FREIRE, 2018, p. 5)

A consciência metalinguística tem várias habilidades que ajudam na aprendizagem da leitura e da escrita: a consciência fonológica, a consciência morfológica e a consciência sintática. ( FERRAZ, POCINHO & FERNANDES, 2018, p. 3)

A consciência fonológica é o entendimento de que as palavras são feitas de sons, a capacidade de reconhecer rimas, identificar, reconstruir, segmentar e manipular os sons nas palavras faladas. .( FERRAZ, POCINHO & FERNANDES, 2018, p. 4)

Nesse contexto, o treinamento explícito da consciência fonológica se apresenta como uma abordagem pedagógica estruturada e intencional, que busca desenvolver essas habilidades de forma direta e sistemática.

treinamento explícito da consciência fonológica envolve atividades que ajudam as crianças a identificar, segmentar e manipular os sons da fala, como rimas, sílabas e fonemas, facilitando a compreensão da correspondência entre sons e letras.

Esta prática pedagógica se torna especialmente relevante diante dos desafios encontrados por crianças com dificuldades de alfabetização, pois a instrução direta e o uso de atividades graduais e repetitivas podem suprir lacunas na percepção fonológica.

Neste artigo, discutiremos os fundamentos, as etapas e os benefícios do treinamento explícito da consciência fonológica, abordando as evidências científicas que embasam essa prática e sua importância para o sucesso no processo de alfabetização.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE  ALFABETIZAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

O treinamento explícito da consciência fonológica é uma abordagem pedagógica que envolve o ensino direto e sistemático das habilidades de percepção e manipulação dos sons da linguagem falada.

Esse tipo de treinamento é “explícito” porque o professor ensina diretamente cada habilidade fonológica (como rimas, sílabas e fonemas), em vez de esperar que a criança desenvolva essas habilidades de maneira espontânea.

 Além disso, o treinamento é sequenciado, seguindo uma progressão do mais simples para o mais complexo, para facilitar a compreensão e o domínio gradual.

Nesta prática, o educador conduz atividades específicas e planejadas para ajudar as crianças a reconhecer, segmentar e manipular os sons da fala, com o objetivo de preparar o terreno para o aprendizado da leitura e da escrita.

A consciência fonológica é essencial no processo de alfabetização, pois possibilita que as crianças compreendam a relação entre os sons da fala (fonemas) e as letras ou grupos de letras (grafemas) que os representam na escrita.

É importante reforçar que, apesar da importância da consciência fonológica, é necessário o treino das demais habilidades envolvidas no processo de alfabetização. ( MUCCI, BARBOSA & FREIRE, 2018, p. 10)

Essas habilidades são desenvolvidas progressivamente e são fundamentais para o aprendizado da leitura e da escrita, uma vez que facilitam a compreensão das correspondências fonema-grafema.

Assim, a consciência fonológica é uma consciência mais vasta e extensa das estruturas dos sons da fala e a consciência fonémica corresponde a, apenas, um dos parâmetros. .( FERRAZ, POCINHO & FERNANDES, 2018, p. 5)

O treinamento da consciência fonológica pode ajudar a criança a perceber os sons das palavras e, posteriormente, a aprender a ler e a escrever com mais facilidade.

Segundo Soares (2017, p. 28), a alfabetização deve ser compreendida como um processo de aquisição das habilidades técnicas da leitura e da escrita, enquanto o letramento corresponde às práticas sociais de uso dessas habilidades.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE  ALFABETIZAÇÃO

ELEMENTOS DO TREINAMENTO EXPLÍCITO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

·         Instrução Sistemática e Direta:

Os professores apresentam atividades e explicações sobre cada aspecto da consciência fonológica, como rimas, sílabas e sons individuais (fonemas).Os alunos recebem orientações e feedback contínuos.

·         Progressão Hierárquica das Habilidades:

O treinamento segue uma sequência do mais simples (como segmentação de frases e sílabas) ao mais complexo (como manipulação de fonemas). Cada etapa é consolidada antes de passar para a próxima.

·         Prática Intencional e Repetitiva:

As atividades são planejadas para serem repetidas e intencionais, com foco em ajudar as crianças a internalizar as habilidades. Por exemplo, atividades de rimas podem ser repetidas em diferentes contextos até que a criança demonstre domínio.

·         Uso de Materiais de Suporte:

Recursos visuais, como cartões de imagem, figuras, ou jogos auditivos, são usados para apoiar a compreensão dos conceitos. As crianças podem, por exemplo, identificar o som inicial de uma palavra usando cartões com diferentes objetos.

·         Feedback e Correção:

O professor observa e orienta os alunos constantemente, oferecendo feedback imediato e corrigindo erros de forma construtiva.

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TREINAMENTO EXPLÍCITO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

   Sugestão de Sequência no Treinamento Explícito para o desenvolvimento da consciência fonológica:

Essa abordagem permite que as crianças desenvolvam uma base sólida, facilitando o aprendizado da leitura e da escrita.

Quando as crianças tomam consciência dos segmentos sonoros das palavras, desenvolvem a consciência fonológica; quando são capazes de identificar as palavras nas frases, desenvolvem a consciência morfológica; ou, ainda quando são capazes de adequar gramaticalmente as frases, utilizam a consciência sintática. ( FERRAZ, POCINHO & FERNANDES, 2018, p. 4)

Abaixo está a sequência recomendada de acordo com estudos científicos sobre a consciência fonológica:

1. Consciência de Palavras na Frase

  • As crianças aprendem a identificar palavras dentro de uma frase, ajudando-as a perceber a segmentação das palavras e como elas compõem a linguagem. Exemplo: contar o número de palavras em uma frase simples.
  • Objetivo: Ajudar a criança a perceber que a fala é formada por unidades menores (palavras) e a importância de cada palavra no significado da frase.

2. Consciência Silábica

  • Trabalhar a segmentação de palavras em sílabas e a combinação de sílabas para formar palavras. Exemplo: bater palmas ou levantar um dedo para cada sílaba em palavras como a-mor ou ca-mi-nho. Identificar a posição de determinada sílaba dentro da palavra.
  • Objetivo: Ensinar a criança a dividir palavras em partes maiores, facilitando a percepção de como os sons se agrupam.

3. Consciência de Rimas e Aliteração

  • Atividades de rima (como identificar e produzir palavras que rimam) e aliteração (identificar palavras que começam com o mesmo som) ajudam a criança a perceber padrões sonoros.
  • Objetivo: Desenvolver a habilidade de perceber padrões sonoros e de como as palavras podem compartilhar sons semelhantes.

4. Consciência do som da primeira e última letra nas palavras e sílabas

  • Identificar oralmente o som inicial e final da palavra e da sílaba. Exemplo: na palavra boca, som inicial /b/ e som final a; som inicial da segunda sílaba /k/”.
  • Objetivo: Ajudar a criança a identificar partes das sílabas, o que facilita a transição para a consciência fonêmica.

5. Consciência Fonêmica: Segmentação e Manipulação de Fonemas

  • Na última fase, as crianças aprendem a perceber, segmentar e manipular os fonemas (sons individuais) em palavras. Exemplo: identificar que a palavra casa tem os fonemas /k/, /a/, /z/ e /a/.
  • Objetivo: Desenvolver uma compreensão detalhada dos sons que formam as palavras, essencial para o aprendizado de leitura e escrita.

De acordo com pesquisas científicas, a ordem recomendada para desenvolver a consciência fonológica segue um progresso gradual do mais simples ao mais complexo, abordando inicialmente unidades fonológicas maiores (como sílabas e rimas) e, posteriormente, unidades menores (como fonemas).

Essa sequência permite que as crianças construam habilidades fonológicas passo a passo, partindo de unidades sonoras mais amplas, como frases e sílabas, até unidades menores, como fonemas.

Segundo Magna Soares, é importante que essas atividades sigam a sequência do mais simples para o mais complexo. Assim, iniciar com identificação do que é palavra, seguindo para rimas e aliteração, progredindo para segmentação silábica e, por último, manipulação de fonemas, ajuda a criança a construir gradualmente sua consciência fonológica.

A progressão facilita o aprendizado das correspondências entre sons e letras, que são a base da alfabetização, e é especialmente eficaz para crianças que estão começando a aprender a ler e escrever.

 

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE  ALFABETIZAÇÃO




 EXEMPLOS DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:

A seguir algumas práticas recomendadas por Magna Soares para o desenvolvimento da consciência fonológica:

1. Consciência de Sentença e Palavras

•          Divisão de frases: Ensinar a criança a dividir frases em palavras, percebendo cada palavra como uma unidade. Exemplo: "Conte quantas palavras há na frase: O gato dorme na cama."

2. Exercícios de Segmentação Silábica

•          Ensinar a criança a dividir as palavras em sílabas, batendo palmas, levantando um dedo para cada sílaba ou utilizando outros recursos rítmicos. Exemplo: "Quantas sílabas tem a palavra cadeira?"

3. Trabalhar com Rimas e Aliteração

•          Atividades com rimas: Incentivar as crianças a identificar palavras que rimam e a produzir novas rimas. Exemplo: "Diga uma palavra que rima com casa."

•          Atividades com aliteração: Ajudar a criança a perceber palavras que começam com o mesmo som. Exemplo: "Qual o som inicial das palavras bola, batata, e banana?"

4. Reconhecimento de Sons Iniciais e Finais

  • Identificação de sons iniciais: Trabalhar o som inicial das palavras ajuda a desenvolver a percepção auditiva. Exemplo: "Qual é o som inicial da palavra mesa?"
  • Identificação de sons finais: Perguntar qual é o som final da palavra, como em "sofá termina com que som?"

5. Atividades de Manipulação Fonêmica

  • Adicionar ou retirar sons: Pedir à criança para formar novas palavras ao adicionar ou retirar sons. Exemplo: "Se eu tirar o som inicial da palavra panela, qual palavra sobra?"
  • Troca de fonemas: Trocar um som por outro e observar como a palavra muda. Exemplo: "O que acontece se trocarmos o 'p' em pote por 'l'?"

Estas práticas podem ser aplicadas em contextos de leitura e brincadeiras, facilitando o aprendizado de maneira natural e lúdica, como Magna Soares propõe.

o desenvolvimento da leitura

CONCLUSÃO

A ordem sequencial proposta no artigo favorece o desenvolvimento da leitura porque respeita o desenvolvimento natural das habilidades auditivas e de linguagem das crianças

Estudos mostram que o treinamento explícito da consciência fonológica tem impacto positivo no aprendizado de leitura e escrita, especialmente para crianças com dificuldades de alfabetização.

 Ao fornecer instruções claras e práticas repetitivas, essa metodologia permite que as crianças compreendam de maneira ativa como os sons se relacionam com as letras, melhorando sua capacidade de decodificação e fluência leitura.

Com uma prática bem direcionada, que segue uma sequência pedagógica apropriada, é possível facilitar a aquisição de habilidades leitoras ao longo do processo de alfabetização.

A sequência pedagógica gradual para o ensino da consciência fonológica permite que as crianças construam, aos poucos, uma base sólida para compreender a estrutura sonora da linguagem, passo essencial para a alfabetização eficaz.

Por fim, evidências e práticas pedagógicas reforçam que o treinamento explícito da consciência fonológica é especialmente eficaz para crianças com dificuldades na leitura, pois fornece uma estrutura de apoio para o desenvolvimento de habilidades que talvez não se formem de maneira espontânea.

A clareza nas instruções, a prática sistemática e o feedback constante garantem que as crianças não apenas adquiram consciência fonológica, mas também consigam aplicar essas habilidades ao longo do processo de alfabetização.

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BIBLIOGRAFIA

CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Dicionário Ceale. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/. Acesso em: 08 de novembro de 2024.

FERRAZ, I. P. R.; POCINHO, M.; FERNANDES, T. F. M.: Programa de Treino da Consciência Fonológica. Ilustração de Ana Sophia Rodriguez Farias. Campus Universitário da Penteada, Gabinete 1.75, 1.º piso, 9020-105 Funchal, Portugal: 2018. Disponível em: https://digituma.uma.pt/. Acesso em: 08 de novembro de 2024.

MUCCI, M. F.;BARBOSA, R. K.; FREIRE, T.: Consciencia fonologica: atividade na escola; Agudod: Editora Faag, 2018

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

 

 


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