INTRODUÇÃO
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que propõe aos estudantes a construção de conhecimento a partir da realização de projetos práticos e significativos.
Nesse modelo, os alunos se tornam protagonistas do seu aprendizado, investigando problemas reais, formulando hipóteses, planejando estratégias e desenvolvendo soluções criativas.
Ao integrar teoria e prática, a ABP promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, colaboração, comunicação e autonomia.
De acordo com Barros et al. (2021) outro aspecto positivo da ABP é a edificação de melhores relacionamentos interpessoais e profissionais e do trabalho em equipe.
A origem da Aprendizagem Baseada em Projetos remonta às ideias do filósofo e educador John Dewey, no início do século XX. Dewey defendia que o aprendizado deveria ser ativo e centrado na experiência do aluno, em oposição ao ensino tradicional, baseado apenas na transmissão de conteúdos.
Com o passar dos anos, a ABP foi sendo aprimorada por diversos educadores e pesquisadores, consolidando-se como uma abordagem eficaz em diferentes contextos educacionais, especialmente em tempos de rápidas mudanças tecnológicas e sociais.
A ABP tem aplicabilidade e capacidade de produção de novos artefatos tão ampla e variada a ponto de um mesmo cenário atrair diferentes olhares, produzindo inúmeros resultados. (BARROS et al., 2021, p. 12).
Aplicar a ABP na prática envolve a escolha de um tema ou problema que seja relevante para os alunos e que permita múltiplas abordagens.
O projeto deve ser estruturado em etapas claras: definição do problema, pesquisa e coleta de informações, desenvolvimento de soluções, execução do projeto e apresentação dos resultados.
Durante o processo, o professor atua como facilitador, orientando, incentivando o pensamento crítico e ajudando os alunos a refletirem sobre suas aprendizagens. Assim, a ABP transforma a sala de aula em um espaço dinâmico, interativo e conectado ao mundo real.
O QUE É ALFABETIZAÇÃO? O QUE É ALFABETIZAR?
O termo alfabetização refere-se ao processo de apropriação do sistema convencional da escrita, ou seja, ao aprendizado dos princípios que organizam a língua escrita, como o reconhecimento das letras, o entendimento da relação entre sons e grafias (consciência fonológica) e o domínio das convenções da escrita.
Soares (2020) destaca a importância de reconhecer a especificidade da alfabetização como processo de aquisição do sistema de escrita, enfatizando que deve ocorrer em um contexto de letramento, promovendo a participação em eventos variados de leitura e escrita.
Segundo o Dicionário Ceale, alfabetização é mais do que apenas aprender a decodificar letras e palavras; ela envolve também a compreensão do funcionamento da escrita dentro de práticas sociais específicas.
Já o verbo alfabetizar é o ato de ensinar alguém a ler e escrever. Conforme definido no Ceale, alfabetizar não é apenas transmitir um código, mas criar condições para que o aprendiz compreenda o funcionamento da língua escrita em seus usos sociais, desenvolvendo estratégias para ler e produzir textos com sentido.
Assim, alfabetizar exige que o professor vá além do ensino mecânico do alfabeto e favoreça a construção ativa do conhecimento pela criança.
O Dicionário Ceale destaca ainda que alfabetizar implica um olhar para o aprendiz como sujeito ativo, que elabora hipóteses sobre a escrita e constrói progressivamente o seu saber.
Portanto, alfabetização, no sentido contemporâneo, está ligada tanto ao domínio técnico da leitura e da escrita quanto à inserção do sujeito nas práticas sociais de leitura e produção de textos.
Em síntese, o que se propõe é, em primeiro lugar, a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico; em segundo lugar, e como decorrência, a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento. (SOARES, 2020, p. 18).
RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ALFABETIZAÇÃO
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) oferece uma abordagem inovadora e eficaz para a alfabetização, pois valoriza o protagonismo da criança no processo de aprendizagem e favorece a construção de sentido em torno da leitura e da escrita.
O aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. (MARQUES et al., 2021, p. 718).
Como a alfabetização vai além da decodificação de palavras, exigindo o domínio da escrita em contextos reais e significativos, a ABP se torna uma aliada potente.
Ao propor projetos que envolvam pesquisa, produção de textos, leituras compartilhadas e resoluções de problemas reais, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma funcional e motivadora.
A utilização da ABP na alfabetização é uma boa estratégia por promover um aprendizado ativo, significativo e colaborativo. Em vez de atividades fragmentadas e descontextualizadas, as crianças enfrentam desafios que exigem o uso real da leitura e da escrita, o que fortalece a compreensão do sistema de escrita alfabética em contextos de uso social.
Marques et al. (2021) afirmam que as metodologias ativas representam um novo paradigma educacional, promovendo uma aprendizagem mais colaborativa e significativa, adaptada às demandas contemporâneas.
Além disso, trabalhar com projetos desenvolve habilidades socioemocionais como cooperação, responsabilidade e autonomia, fundamentais para o desenvolvimento global da criança.
PROJETO: CONTANDO PALAVRAS
O desenvolvimento da consciência fonológica, especialmente da consciência de palavras, é um dos primeiros e mais importantes passos no processo de alfabetização.
Entender que uma frase é composta por diferentes palavras é fundamental para que a criança avance na compreensão do sistema de escrita alfabética. Com base nesse princípio, o presente projeto, intitulado "Contando palavras", foi elaborado para promover práticas significativas de leitura e escrita em uma perspectiva ativa e reflexiva.
Inspirado na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), o projeto visa criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, no qual os alunos constroem seu conhecimento a partir da resolução de desafios concretos relacionados à segmentação de palavras.
As atividades propostas incentivam a leitura de frases e nomes bem como oferece oportunidade para reflexão crítica sobre o processo de escrita, tudo isso aliado ao uso de recursos tecnológicos e físicos que ampliam o engajamento dos estudantes.
Distribuído ao longo de cinco dias de trabalho, com carga horária de duas horas diárias, o projeto integra momentos de apresentação, construção colaborativa, analise do sistema de escrita alfabética, socialização e reflexão.
Dessa forma, busca-se não apenas favorecer a aquisição da consciência fonológica, mas também estimular a autonomia, a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos, fundamentais para seu pleno desenvolvimento no processo de alfabetização.
Objetivos Específicos
• Desenvolver a consciência de palavras nas crianças, promovendo a percepção de que frases são compostas por unidades separadas com sentido próprio.
• Estimular práticas de leitura e escrita que integrem diferentes gêneros textuais.
• Promover a reflexão do sistema de escrita alfabética..
• Utilizar recursos tecnológicos e físicos como ferramentas de apoio ao processo de alfabetização.
• Incentivar a autonomia, a reflexão e a cooperação entre os alunos durante as atividades.
• Avaliar continuamente o progresso dos estudantes por meio de práticas formativas, priorizando o desenvolvimento de habilidades de segmentação e organização textual.
Organização em 5 dias (2 horas por dia)
1º Dia Apresentação do tema + Cronograma e objetivos + Suporte de informações 1
2º Dia Suporte de informações 2 + Primeira etapa
3º Dia Desenvolvimento 1 + Desenvolvimento 2
4º Dia Desenvolvimento 3 + Consolidação
5º Dia Apresentação dos trabalhos + Reflexão sobre o projeto
CONCLUSÃO
A ABP promove um ensino ativo e colaborativo, em que os alunos são protagonistas da construção do seu saber.
A alfabetização é um processo que envolve a apropriação do sistema de escrita e a inserção nas práticas sociais de leitura e escrita.
Um dos componentes fundamentais dessa etapa é o desenvolvimento da consciência fonológica, em especial a consciência de palavras, que possibilita à criança compreender que frases são compostas por unidades menores com sentido próprio.
O projeto "Contando palavras" foi elaborado para atender a essa necessidade, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia principal.
A escolha de trabalhar com textos diversos, tecnologias digitais e atividades práticas busca tornar o processo de alfabetização mais dinâmico, significativo e alinhado às demandas contemporâneas de formação integral do estudante.
Assim, o projeto contribui para o fortalecimento das bases cognitivas necessárias ao domínio da leitura e da escrita, bem como para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade crítica dos alunos.
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BIBLIOGRAFIA
BARROS, M. C. S. et al. Aprendizagem baseada em projetos para o ensino-aprendizagem de Saúde Coletiva na Medicina: relato de experiência. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, e200167, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/jHdFc94Kn8nk6X4RmMY3ftj/. Acesso em: 3 maio 2025.
CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Dicionário de Alfabetização. Belo Horizonte: UFMG, 2021.
MARQUES, H. R. et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, p. 718-741, nov. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/. Acesso em: 3 maio 2025.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250045, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/. Acesso em: 3 maio 2025.
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