ALFABETIZAÇÃO PLENA E O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1: TEORIA E PRÁTICA
Neste artigo vamos conhecer, discutir e aprofundar conhecimentos sobre alfabetização plena, juntando teoria com prática. As sugestões expostas possibilitarão a desenvolvimento da alfabetização plena em sala de aula através de atividades e recursos simples.
O QUE É ALFABETIZAÇÃO?
Alfabetização é a capacidade de utilizar o alfabeto e os códigos de escrita para ler e escrever, adquirindo habilidades de compreensão e comunicação através da leitura e escrita.
Alfabetização não se restringe apenas em codificar e decodificar, estende-se ao domínio do sistema convencional de escrita e linguagem, na leitura, interpretação e inferências dos textos e na comunicação escrita e oral.
QUAL É A LEI DE ALFABETIZAÇÃO PLENA?
A 14.407 lei, de 2022 é uma norma, que foi incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394, de 1996), com o propósito de garantir a capacitação gradual para a leitura.
A lei de alfabetização plena foi sancionada no dia 21 de junho de 2022. A lei da alfabetização plena, altera a Lei de Diretrizes e Bases , estabelecendo o compromisso da educação básica com a formação do leitor e o estímulo à leitura.
A emenda torna dever do Estado a educação escolar pública com a garantia de alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica.
O QUE É ALFABETIZAÇÃO PLENA?
A alfabetização plena irá capacitar o aluno gradualmente para a aplicação dos conhecimentos de leitura, escrita, interpretação e comunicação.
A alfabetização plena é a alfabetização completa proporcionando ao individuo requisitos e habilidades necessárias para atuar na sociedade letrada.
Através da comunicação escrita e falada é feita a interação de uma sociedade letrada, sendo assim a garantia da alfabetização plena promove o desenvolvimento dos indivíduos e a execução dos direitos da aprendizagem.
COMO PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO PLENA?
Para promover a alfabetização plena faz-se necessário a implementação de politicas públicas voltadas para a educação, formação continuada, estruturação dos processos pedagógicos, desenvolvimento de tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras.
Na BNCC, Base Nacional Comum Curricular, as práticas de linguagem são divididas em quatro eixos: Leitura/ escuta, Produção textual, Oralidade e Análise linguística/ semiótica. A seguir algumas sugestões de atividades referentes aos eixos da prática de linguagem da BNCC que podem desenvolver a alfabetização plena em sala de aula.
1.Leitura/ escuta- inclusão de ações e estratégias de leitura em textos de níveis de complexidade crescente.
- Uso de textos multimidiáticos
- Leitura e de escrita nos ambientes digitais
- Ensino de gêneros clássicos de textos
- Textos coletivos (professor como escriba)
- Construção de textos para uso do cotidiano
- Conhecer a função dos textos
- Montagem de textos fatiados
- Propor a criação de outro final para as histórias
- Propor questionamentos sobre quem escreveu, quem irá ler, o objetivo e onde será publicado diferentes textos
3.Oralidade- interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais.
- Nomeação rápida
- Contação de história
- Roda de conversa
- Saraus
- Leitura compartilhada
- Jogral
- Gravação de podcasts
- Jogos de linguagem
4. Análise linguística/ semiótica- sistematização da alfabetização, observação das regularidades e a análise do funcionamento da língua e de outras linguagens e seus efeitos nos discurso.
- Atividades para desenvolver a Consciência fonológica (pensar, analisar e manipular os fonemas)
I. Consciência lexical – superar o realismo nominal
- Cartões com nomes e figuras
- Montar palavras com alfabeto móvel, tendo apalavra escrita como suporte gráfico.
- Contar as letras dos nomes das figuras
II. Consciência silábica - segmentação da palavra em sílabas
- Falar as palavras alongando o som das sílabas
- Levantar um dedo para cada vez que abrir a boca para falar a palavra
- Analisar as sílabas (primeiro, último e som medial)
- Manipular os fonemas retirando, substituído ou invertendo as sílabas das palavras
III. Consciência de rima- pensar sobre o som final das palavras
- Trabalhar com o eco das rimas
- Jogo da memória das rimas
IV. Consciência de aliteração – reconhecer palavras que começam ou tenham fonemas ou sílabas iguais.
- Acrósticos
- Escrever ou falar palavras que iniciam determinadas sílabas
Observações: Utilize palavras do vocabulário da criança e certifique-se que elas reconhecem as figuras usadas.
Lembrado que as sugestões de atividades são para as turmas do 1° ano do Ensino Fundamental I.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
PORTAL Senadores. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/senadores/> Acesso em 20 out.
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