ALFABETIZAÇÃO PLENA E O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1: TEORIA E PRÁTICA

ALFABETIZAÇÃO PLENA E O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1: TEORIA E PRÁTICA

Neste artigo vamos conhecer, discutir e aprofundar conhecimentos sobre alfabetização plena, juntando teoria com prática. As sugestões expostas possibilitarão a desenvolvimento da alfabetização plena em sala de aula através de atividades e recursos simples.

O QUE É ALFABETIZAÇÃO?

Alfabetização é a capacidade de utilizar o alfabeto e os códigos de escrita para ler e escrever, adquirindo habilidades de compreensão e comunicação através da leitura e escrita.

Alfabetização não se restringe apenas em codificar e decodificar, estende-se ao domínio do sistema convencional de escrita e linguagem, na leitura, interpretação e inferências dos textos e na comunicação escrita e oral.

QUAL É A LEI DE ALFABETIZAÇÃO PLENA?

14.407 lei, de 2022 é uma norma, que foi incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394, de 1996), com o propósito de garantir a capacitação gradual para a leitura.

A lei de alfabetização plena foi sancionada no dia 21 de junho de 2022. A lei da alfabetização plena, altera a Lei de Diretrizes e Bases ,  estabelecendo o compromisso da educação básica com a formação do leitor e o estímulo à leitura.

A emenda torna dever do Estado a educação escolar pública com a garantia de alfabetização plena  e a capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica.

O QUE É ALFABETIZAÇÃO PLENA?

alfabetização plena irá capacitar o aluno gradualmente para a aplicação dos conhecimentos de leitura, escrita, interpretação e comunicação.

A alfabetização plena é a alfabetização completa proporcionando ao individuo requisitos e habilidades necessárias para atuar na sociedade letrada.

Através da comunicação escrita e falada é feita a interação de uma sociedade letrada, sendo assim a garantia da alfabetização plena promove o desenvolvimento dos indivíduos e a execução dos direitos da aprendizagem.

COMO PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO PLENA?

            Para promover a alfabetização plena faz-se necessário a implementação de politicas públicas voltadas para a educação, formação continuada,  estruturação dos processos pedagógicos, desenvolvimento de tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras. 

            Na BNCC, Base Nacional Comum Curricular, as práticas de linguagem são divididas em quatro eixos: Leitura/ escuta, Produção textual, Oralidade e Análise linguística/ semiótica.             A seguir algumas sugestões de atividades referentes aos eixos da prática de linguagem da BNCC que podem desenvolver a alfabetização plena em sala de aula.

             1.Leitura/ escuta- inclusão de ações e estratégias de leitura em textos de                  níveis de   complexidade crescente. 

  •          Uso de textos multimidiáticos
  •          Leitura e de escrita nos ambientes digitais
  •          Ensino de gêneros clássicos de textos

               2.Produção textual- agrupamento de estratégias e ações de produção                     textual de  diferentes gêneros textuais.

  •          Textos coletivos (professor como escriba)
  •          Construção de textos para uso do cotidiano
  •          Conhecer a função dos textos
  •          Montagem de textos fatiados
  •          Propor a criação de outro final para as histórias
  •         Propor questionamentos sobre  quem escreveu, quem irá ler, o objetivo e onde será publicado diferentes textos

3.Oralidade- interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais.

  •          Nomeação rápida
  •          Contação de história
  •          Roda de conversa
  •          Saraus
  •          Leitura compartilhada
  •          Jogral
  •          Gravação de podcasts
  •          Jogos de linguagem

     

             4. Análise linguística/ semiótica-  sistematização da alfabetização,                            observação das  regularidades e a análise do funcionamento da língua e                  de  outras linguagens e seus  efeitos nos discurso.

  •          Atividades para desenvolver a Consciência fonológica (pensar, analisar e manipular os fonemas)

     I.        Consciência lexical – superar o realismo nominal

  •          Cartões com nomes e figuras
  •         Montar palavras com alfabeto móvel, tendo apalavra escrita como suporte gráfico.
  •          Contar as letras dos nomes das figuras

       II.        Consciência silábica - segmentação da palavra em sílabas

  •          Falar as palavras alongando o som das sílabas
  •         Levantar um dedo para cada vez que abrir a boca para falar a palavra
  •          Analisar as sílabas (primeiro, último e som medial)
  •          Manipular os fonemas retirando, substituído ou invertendo as sílabas das palavras

       III.        Consciência de rima- pensar sobre o som final das palavras

  •          Trabalhar com o eco das rimas
  •          Jogo da memória das rimas

      IV.  Consciência de aliteração – reconhecer palavras que começam ou tenham fonemas ou sílabas iguais.

  •          Acrósticos
  •          Escrever ou falar palavras que iniciam determinadas sílabas

 

Observações: Utilize palavras do vocabulário da criança e certifique-se que elas reconhecem as figuras usadas.

Lembrado que as sugestões de atividades são para as turmas do 1° ano do Ensino Fundamental I.

 

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

PORTAL Senadores. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/senadores/> Acesso em 20 out.

 

 

 

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