TEORIA E PRÁTICA DE LEITURA
O artigo mencionará três políticas de leitura, bem como trará sugestões de atividades para realizar em sala de aula e desenvolver o prazer e o hábito da leitura nos alunos.
A
leitura torna possível o acesso ao conhecimento, amplia e favorece reflexões e discussões,
transmite sentimento, desejos e sonho. A leitura é muito importante, visto que
fornece informação e é uma fonte de aprendizado e possibilita autonomia e
desenvolvimento aos ser humano, tornando-se uma preciosa habilidade no século
XXI.
De acordo com Amália Simonetti (2007, p.13),
o nosso desafio de alfabetizar e letrar na escola é conseguir que as crianças
leiam e escrevam de forma espontânea, criativa, construtiva e que possam
inserir o universo da cultura escrita.
Conhecer o alfabeto, dominar o sistema de
escrita alfabética é o primeiro passo para uma alfabetização plena.
O letramento ou literacia ( termo originado
do inglês - literacy) garante ao indivíduo alfabetizado que utilize em seu
cotidiano os mecanismos de leitura e escrita com autonomia e independência.
As práticas de leitura estão relacionadas às
atividades culturais em que letramento é praticado e são desenvolvidas ao longo
da vida, tornando-se em hábitos de leitura ou práticas de leitor.
TEORIA: POLÍTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS NO SECULO XXI
Algumas
questões norteiam para que sejam desenvolvidas políticas de leitura tais como: analfabetismo, desigualdade o ensino e aprendizagem
de leitura, desigualdade ao aceso às práticas de leitura e ao desenvolvimento
de hábito de leitura.
O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 26 de junho de 2014, determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.
O
PNE determinou 10 diretrizes que devem guiar a educação brasileira no período 2014/2024,
a seguir algumas das diretrizes: Erradicação do analfabetismo; Melhoria da qualidade
da educação; Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção
da justiça social, da equidade e da não discriminação; Valorização dos
profissionais da educação; Promoção dos princípios do respeito aos direitos
humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
Dentre
as 20 metas do PNE , a meta 5 é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o
3° (terceiro) ano do ensino fundamental 1.
Uma
das estratégias da meta 5 (alfabetizar todas as crianças, no máximo, ate o 3°
(terceiro) ano do ensino fundamental 1) é: estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais
do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na
pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as)
alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a
alfabetização plena de todas as crianças;
A
alfabetização plena é a alfabetização completa proporcionando ao
individuo requisitos e habilidades necessárias para atuar na sociedade letrada.
Sugiro a leitura do artigo ALFABETIZAÇÃO PLENA E O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL1: TEORIA E PRÁTICA.
O Plano Nacional do Livro e Leitura
(PNLL) é constituído por projetos, programas e
ações de ministérios, instituições vinculadas e empresas estatais da
administração pública federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Através da assinatura de termos de adesão empresas e entidades privadas e de organizações não-governamentais também podem vincular-se ao PNLL.
O PNLL é
orientado por quatro eixos: Eixo 1 – Democratização do acesso; Eixo 2 – Fomento
à leitura e à formação de mediadores; Eixo 3 – Valorização institucional da
leitura e incremento de seu valor simbólico; Eixo 4 – Desenvolvimento da
economia do livro.
Juntamente com PNLL está a lei de Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), Lei sancionada em 13 de julho de 2018 que tem como estratégia a promoção do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas de acesso público no Brasil.
PRÁTICA:
ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A LEITURA E
O HÁBITO DE LEITURA NOS ALUNOS
As atividades para desenvolver o hábito de leitura
nos alunos estão relacionadas ao reconhecimento da importância da leitura e da
escrita e à apreciação e práticas da leitura.
Atividade 1 – o professor atuar como escriba, fazendo
anotações escritas da rotina, textos criados pelos alunos ou descrição do desenho
- Essas atividades permitirão que os alunos tenham contato com a leitura e com
a escrita o seu cotidiano.
Atividade 2 - realização de feiras de livros, tardes de
autógrafo, encontros com escritores; projeto “meu primeiro livro” – Essas atividades
estimularão o hábito de leitura e despertarão o interesse pela leitura.
Atividade 3 – visitação a bibliotecas, acesso a diferentes
livros, projetos de leitura com a família, contação de histórias, recitação de
poemas – Essas atividades desenvolverão o hábito de leitura e a apreciação e
audição de leituras em grupo.
Lembrando que as atividades citadas são algumas
práticas que o professor pode aplicar em sala ou realizar em sua escola, porém
as políticas de leitura estão além da sala de aula e cabe aos governantes e
gestores subsidiar recursos para que de fato a alfabetização plena e as
práticas de leituras sejam efetivadas em nosso país.
É importante deixar claro que a leitura e a
escrita não são apenas um produto escolar, mas um objeto cultural. (SIMONETTI,
2007, p.68)
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BIBLIOGRAFIA:
O desafio de alfabetizar e letrar / Amália Simonetti...[ et al. ] fortaleza:
Editora IMEPH, 2007. 208 p.
PÁGINA Plano Nacional de Educação. Disponível em: < https://pne.mec.gov.br/>
Acesso em 06 Jan.
PÁGINA SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS
PÚBLICAS. Disponível
em: <http://snbp.cultura.gov.br/pnll/> Acesso em 06 Jan.
PORTAL Senadores.
Disponível em: <http://www.senado.gov.br/senadores/> Acesso
em 06 Jan.
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