TEORIA E PRÁTICA DE LEITURA

TEORIA  E PRÁTICA DE LEITURA

          O artigo mencionará três políticas de leitura, bem como trará sugestões de atividades para realizar em sala de aula e desenvolver o prazer e o hábito da leitura nos alunos.

A leitura torna possível o acesso ao conhecimento, amplia e favorece reflexões e discussões, transmite sentimento, desejos e sonho. A leitura é muito importante, visto que fornece informação e é uma fonte de aprendizado e possibilita autonomia e desenvolvimento aos ser humano, tornando-se uma preciosa habilidade no século XXI.

De acordo com Amália Simonetti (2007, p.13), o nosso desafio de alfabetizar e letrar na escola é conseguir que as crianças leiam e escrevam de forma espontânea, criativa, construtiva e que possam inserir o universo da cultura escrita.

Conhecer o alfabeto, dominar o sistema de escrita alfabética é o primeiro passo para uma alfabetização plena.

O letramento ou literacia ( termo originado do inglês - literacy) garante ao indivíduo alfabetizado que utilize em seu cotidiano os mecanismos de leitura e escrita com autonomia e independência.

As práticas de leitura estão relacionadas às atividades culturais em que letramento é praticado e são desenvolvidas ao longo da vida, tornando-se em hábitos de leitura ou práticas de leitor.

TEORIA: POLÍTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS NO SECULO XXI

Algumas questões norteiam para que sejam desenvolvidas políticas de  leitura tais como:  analfabetismo, desigualdade o ensino e aprendizagem de leitura, desigualdade ao aceso às práticas de leitura e ao desenvolvimento de hábito de leitura.

 O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 26 de  junho de 2014, determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.

 O PNE determinou 10 diretrizes que devem guiar a educação brasileira no período 2014/2024, a seguir algumas das diretrizes: Erradicação do analfabetismo; Melhoria da qualidade da educação; Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da justiça social, da equidade e da não discriminação; Valorização dos profissionais da educação; Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

Dentre as 20 metas do PNE , a meta 5 é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o 3° (terceiro) ano do ensino fundamental 1.

Uma das estratégias da meta 5 (alfabetizar todas as crianças, no máximo, ate o 3° (terceiro) ano do ensino fundamental 1) é: estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças;

A alfabetização plena é a alfabetização completa proporcionando ao individuo requisitos e habilidades necessárias para atuar na sociedade letrada. Sugiro a leitura do artigo ALFABETIZAÇÃO PLENA E O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL1: TEORIA E PRÁTICA.

O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) é constituído por projetos, programas e ações de ministérios, instituições vinculadas e empresas estatais da administração pública federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Através da assinatura de termos de adesão empresas e entidades privadas e de organizações não-governamentais também podem vincular-se ao PNLL.

O  PNLL é orientado por quatro eixos: Eixo 1 – Democratização do acesso; Eixo 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores; Eixo 3 – Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; Eixo 4 – Desenvolvimento da economia do livro.

Juntamente com PNLL está a lei de  Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), Lei sancionada em 13 de julho de 2018 que tem como estratégia a promoção do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas de acesso público no Brasil.

PRÁTICA: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER  A LEITURA E O HÁBITO DE LEITURA NOS ALUNOS

As atividades para desenvolver o hábito de leitura nos alunos estão relacionadas ao reconhecimento da importância da leitura e da escrita e à apreciação e práticas da leitura.

Atividade 1 – o professor atuar como escriba, fazendo anotações escritas da rotina, textos criados pelos alunos ou descrição do desenho - Essas atividades permitirão que os alunos tenham contato com a leitura e com a escrita o seu cotidiano.

Atividade 2 -  realização de feiras de livros, tardes de autógrafo, encontros com escritores; projeto “meu primeiro livro” – Essas atividades estimularão o hábito de leitura e despertarão o interesse pela leitura.

Atividade 3 – visitação a bibliotecas, acesso a diferentes livros, projetos de leitura com a família, contação de histórias, recitação de poemas – Essas atividades desenvolverão o hábito de leitura e a apreciação e audição de leituras em grupo.

Lembrando que as atividades citadas são algumas práticas que o professor pode aplicar em sala ou realizar em sua escola, porém as políticas de leitura estão além da sala de aula e cabe aos governantes e gestores subsidiar recursos para que de fato a alfabetização plena e as práticas de leituras sejam efetivadas em nosso país.

É importante deixar claro que a leitura e a escrita não são apenas um produto escolar, mas um objeto cultural. (SIMONETTI, 2007, p.68)

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BIBLIOGRAFIA:

O desafio de alfabetizar e letrar / Amália Simonetti...[ et al. ] fortaleza: Editora IMEPH, 2007. 208 p.

PÁGINA Plano Nacional de Educação. Disponível em: < https://pne.mec.gov.br/> Acesso em 06 Jan.

PÁGINA SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Disponível em: <http://snbp.cultura.gov.br/pnll/> Acesso em 06 Jan.

PORTAL Senadores. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/senadores/> Acesso em 06 Jan.

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