AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – PRÁTICA E TEORIA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – PRÁTICA E TEORIA

INTRODUÇÃO

Avaliação diagnóstica é um recurso pedagógico que analisa o que o aluno sabe, suas habilidades, conhecimentos e necessidades.

avaliação diagnóstica é um instrumento da interação pedagógica que tem como foco parte de um percurso da aprendizagem, visando à delimitação de pontos de partida e/ou de retomada para o ensino. (GLADYS ROCHA,GLOSSÁRIO CEALE )

Através da avaliação diagnóstica é exposto ao educador o quanto e o que os alunos entendem, assimilaram ou entenderam de determinados conhecimentos e habilidades.

A realização da avaliação diagnóstica permite ao educador observar se os educandos estão desenvolvendo conforme os objetivos determinados.

Através da avaliação diagnóstica é feita uma sondagem para definir o perfil da turma e a individualidade de cada aluno.

A realização de avaliações diagnósticas possibilita que professor defina metas de acordo com sua turma e que reflita sobre as intervenções feitas e necessárias para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - TEORIA

A avaliação precisa ser um processo contínuo e constante, sendo utilizada como instrumento que verificará o progresso e as intervenções necessárias para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.

A avaliação diagnóstica pode ser aplicada no início de cada etapa, ou antes, da apresentação de determinado conteúdo, de maneira que o educador visualize possíveis intervenções a serem feitas.

A avaliação diagnóstica pode ser feita através da observação de como o aluno atua em determinada situação, através de um jogo, ditado conceitual, debates, brincadeiras, atividades gráficas entre outras atividades que o professor consiga perceber as dificuldades e avanços dos alunos.

Os dados obtidos na avaliação diagnóstica precisam ser mensurados e anotados para que então seja feito o plano de intervenção.

Tabelas, planilhas e diários de bordo escolar, são ferramentas para fazer as anotações das observações obtidas nas avaliações diagnósticas.

Para mensurar as observações e anotações deve-se considerar o desenvolvimento cognitivo esperado para cada idade das crianças, o marcos de desenvolvimento infantil, os objetivos propostos para a etapa/série de ensino entre outros.

A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

            Durante o processo de alfabetização a avaliação diagnóstica é instrumento que irá guiar o professor intervenções que ele deverá fazer par avançar e consolidar a alfabetização.

            Alguns objetivos avaliados na alfabetização são: as habilidades de consciência fonológica, o reconhecimentos das letras do alfabeto, a grafia das letras, segmentar oralmente as sílabas de palavras e compará-las, identificar semelhanças sonoras em sílabas iniciais e em rimas.

            De acordo com a perspectiva da psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberoski, o processo de alfabetização ocorre em níveis/hipóteses de escrita (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética, alfabética). Os níveis/hipóteses de escritas também são investigados durante as avaliações diagnósticas.

            As propriedades do sistema de escrita propostas por Arthur Gomes de Moraes também podem ser avaliados no processo de alfabetização.

 Arthur Gomes de Moraes propõe  10 propriedades do sistema de escrita :  1-Escreve-se com letras; 2- As letras têm formatos fixos; 3-  A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada; 4- Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra; 5- Nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras; 6- As letras notam ou substituem a pauta sonora das palavras que pronunciamos; 7 - As letras notam segmentos sonoros menores que as sílabas orais que pronunciamos; 8- As letras têm valores sonoros fixos; 9- Além de letras, usam-se algumas marcas (acentos); 10- As sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais. 

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - PRÁTICA

            Alguns instrumentos pedagógicos, metodologias e didática ajudam na avaliação diagnóstica e tornam essa atividade mais prazerosa, eficaz e significativa.

Instrumentos pedagógicos - materiais que auxiliam o professor e os alunos no processo de aprendizagem:

  1. Jogos
  2. Ditado conceitual
  3. Atividade com escrita espontânea

Metodologias  conjunto de técnicas que inclui tudo que o professor usa para transmitir, consolidar e significar a aprendizagem:

  1.        Metodologias ativas

1.1: Gamificação

1.2: Aprendizado por problemas

1.3:Estudo de casos.

     2.  Intervenções orais

     3.  Habilidades de consciência fonológica

Didática – investiga e examina aplicabilidade das ações destinadas à aprendizagem:

  1.   Tabelas
  2.   Relatórios
  3.   Autoavaliação

CONCLUSÃO

Conclui-se que a avaliação diagnóstica é um instrumento pedagógico de suma importância no processo de ensino aprendizagem, auxiliando tanto os alunos na aquisição de conteúdos e habilidades, quanto aos professores na identificação de metodologias e formas mais eficientes de ensinar.

Após uma avaliação diagnóstica é necessário aplicar ações de intervenção e mediações para auxiliar o aluno com dificuldade ou que não alcançou o objetivo esperado.

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BIBLIOGRAFIA

Glossário ceale - https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/avaliacao-diagnostica

 

 

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