AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – PRÁTICA E TEORIA
INTRODUÇÃO
Avaliação diagnóstica é um recurso pedagógico
que analisa o que o aluno sabe, suas habilidades, conhecimentos e necessidades.
A avaliação diagnóstica é um
instrumento da interação pedagógica que tem como foco parte de um percurso da
aprendizagem, visando à delimitação de
pontos de partida e/ou de retomada para o ensino. (GLADYS ROCHA,GLOSSÁRIO CEALE )
Através da avaliação diagnóstica é exposto ao
educador o quanto e o que os alunos entendem, assimilaram ou entenderam de
determinados conhecimentos e habilidades.
A realização da avaliação diagnóstica permite
ao educador observar se os educandos estão desenvolvendo conforme os objetivos
determinados.
Através da avaliação diagnóstica é feita uma
sondagem para definir o perfil da turma e a individualidade de cada aluno.
A realização de avaliações diagnósticas possibilita que professor defina metas de acordo com sua turma e que reflita sobre as intervenções feitas e necessárias para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - TEORIA
A avaliação precisa ser um processo contínuo
e constante, sendo utilizada como instrumento que verificará o progresso e as
intervenções necessárias para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
A avaliação diagnóstica pode ser aplicada no
início de cada etapa, ou antes, da apresentação de determinado conteúdo, de
maneira que o educador visualize possíveis intervenções a serem feitas.
A avaliação diagnóstica pode ser feita
através da observação de como o aluno atua em determinada situação, através de
um jogo, ditado conceitual, debates, brincadeiras, atividades gráficas entre
outras atividades que o professor consiga perceber as dificuldades e avanços
dos alunos.
Os dados obtidos na avaliação diagnóstica
precisam ser mensurados e anotados para que então seja feito o plano de
intervenção.
Tabelas, planilhas e diários de bordo
escolar, são ferramentas para fazer as anotações das observações obtidas nas
avaliações diagnósticas.
Para mensurar as observações e anotações deve-se considerar o desenvolvimento cognitivo esperado para cada idade das crianças, o marcos de desenvolvimento infantil, os objetivos propostos para a etapa/série de ensino entre outros.
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Durante o processo de alfabetização a
avaliação diagnóstica é instrumento que irá guiar o professor intervenções que
ele deverá fazer par avançar e consolidar a alfabetização.
Alguns objetivos avaliados na
alfabetização são: as habilidades de consciência fonológica, o reconhecimentos
das letras do alfabeto, a grafia das letras, segmentar oralmente as sílabas de
palavras e compará-las, identificar semelhanças sonoras em sílabas iniciais e
em rimas.
De acordo com a perspectiva da psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberoski, o
processo de alfabetização ocorre em níveis/hipóteses de escrita (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética, alfabética).
Os níveis/hipóteses de escritas também são investigados durante as avaliações
diagnósticas.
As
propriedades do sistema de escrita propostas por Arthur Gomes de Moraes também
podem ser avaliados no processo de alfabetização.
Arthur Gomes de Moraes propõe 10 propriedades do sistema de escrita : 1-Escreve-se com letras; 2- As letras têm formatos fixos; 3- A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada; 4- Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra; 5- Nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras; 6- As letras notam ou substituem a pauta sonora das palavras que pronunciamos; 7 - As letras notam segmentos sonoros menores que as sílabas orais que pronunciamos; 8- As letras têm valores sonoros fixos; 9- Além de letras, usam-se algumas marcas (acentos); 10- As sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais.
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - PRÁTICA
Alguns instrumentos pedagógicos, metodologias e didática ajudam na avaliação diagnóstica e tornam essa atividade mais prazerosa, eficaz e significativa.
Instrumentos
pedagógicos - materiais que auxiliam o professor e os alunos no processo de
aprendizagem:
- Jogos
- Ditado conceitual
- Atividade com escrita espontânea
Metodologias
– conjunto de técnicas que inclui tudo
que o professor usa para transmitir, consolidar e significar a aprendizagem:
1.1:
Gamificação
1.2: Aprendizado por problemas
1.3:Estudo de casos.
2. Intervenções orais
3. Habilidades de consciência fonológica
Didática
– investiga e examina aplicabilidade das ações destinadas à aprendizagem:
- Tabelas
- Relatórios
- Autoavaliação
CONCLUSÃO
Conclui-se que a avaliação diagnóstica é um instrumento pedagógico de suma importância no processo de ensino aprendizagem, auxiliando tanto os alunos na aquisição de conteúdos e habilidades, quanto aos professores na identificação de metodologias e formas mais eficientes de ensinar.
Após uma avaliação diagnóstica é necessário aplicar ações de intervenção e mediações para auxiliar o aluno com dificuldade ou que não alcançou o objetivo esperado.
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BIBLIOGRAFIA
Glossário
ceale -
https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/avaliacao-diagnostica
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