A IMPORTÂNCIA DE OFERECER LEMBRANCINHAS PARA OS ALUNOS NO INÍCIO DO ANO LETIVO

INTRODUÇÃO

LEMBRANCINHAS PARA OS ALUNOS

Oferecer lembrancinhas aos alunos no início e no final do ano letivo é uma prática pedagógica que vai além do aspecto simbólico.

Essa ação está alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promovendo acolhimento, valorização e desenvolvimento integral dos estudantes.

Segundo a BNCC, um dos princípios fundamentais da educação é a promoção do desenvolvimento integral, contemplando os aspectos cognitivo, emocional, social e cultural do estudante.

A entrega de lembrancinhas no início do ano reforça o campo formativo da convivência (BNCC, 2018), promovendo o sentimento de pertencimento e acolhimento.

Na prática, esse gesto ajuda os alunos a se sentirem valorizados e conectados ao ambiente escolar, criando uma atmosfera de segurança emocional, essencial para o aprendizado.

A LDB (Lei 9.394/1996), no Art. 2º, afirma que a educação deve visar ao pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania.

Nesse sentido, o ato de acolher os alunos simboliza o início de uma relação pedagógica que valoriza a empatia, a cooperação e a construção de vínculos entre alunos e professores.

LEMBRANCINHAS PARA OS ALUNOS

CONEXÃO COM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

De acordo com a BNCC, o foco na educação integral considera não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos socioemocionais, fundamentais para o desenvolvimento humano.

A entrega de lembrancinhas representa um gesto que estimula competências socioemocionais, como gratidão, empatia e respeito mútuo, elementos que integram a formação do estudante como cidadão.

DICAS PARA ESCOLHER LEMBRANCINHAS:

  • Prefira itens simples, mas simbólicos, como marcadores de livros, mensagens motivacionais, ou objetos úteis para o dia a dia escolar (lápis, cadernos personalizados).
  • Personalizar as lembrancinhas (com o nome do aluno, por exemplo) pode tornar o gesto ainda mais especial.
  • Anexar uma mensagem ou reflexão que motive os alunos a continuar aprendendo e crescendo pode agregar valor ao presente.

Esses gestos, embora pequenos, podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento emocional e social dos alunos!

LEMBRANCINHAS PARA OS ALUNOS

TIPOS DE LEMBRANCINHA

Oferecer lembrancinhas para os alunos no início do ano letivo é uma prática que pode trazer benefícios tanto emocionais quanto motivacionais.

Abaixo estão algumas sugestões dos tipos de lembrancinhas:

"Clique nos links e baixe as lembrancinhas em PDF para prestigiar seus alunos com lindas lembrancinhas.”

1.  Acolhimento e Boas-Vindas:

o    Uma lembrancinha cria um clima acolhedor, mostrando aos alunos que são valorizados desde o início. Isso ajuda a construir uma conexão positiva com o ambiente escolar.

Cartão Motivacional Personalizado

Chaveiro com Mensagem de Boas-Vindas

Lápis ou Caneta Personalizada

2.  Estímulo à Motivação:

o    Um pequeno presente pode despertar entusiasmo e curiosidade nos alunos, incentivando-os a começar o ano com mais energia e dedicação.

Botton ou Adesivo Motivacional

Marcador de Página Personalizado

3.  Fortalecimento da Relação Professor-Aluno:

o    É uma maneira de criar laços, demonstrando cuidado e empatia desde o primeiro contato.

Chaveiro em Formato de Coração

4.  Promoção do Sentimento de Pertencimento:

o    Oferecer algo simbólico faz os alunos sentirem que fazem parte de uma comunidade ou grupo especial.

Medalha  " Você é essencial para nossa turma!".

CONCLUSÃO

Portanto, a prática de oferecer lembrancinhas no início e no final do ano letivo não é apenas um gesto de cortesia, mas também uma ação pedagógica respaldada pela BNCC e pela LDB.

 Ela contribui para criar um ambiente acolhedor, motivador e significativo, fortalecendo os vínculos entre escola e alunos, promovendo o desenvolvimento integral e valorizando as experiências escolares como parte fundamental da formação cidadã.

Cartão Motivacional Personalizado

Chaveiro com Mensagem de Boas-Vindas

Lápis ou Caneta Personalizada

Botton ou Adesivo Motivacional

Marcador de Página Personalizado

Chaveiro em Formato de Coração

Medalha  " Você é essencial para nossa turma!".

Siga @teoriaepratica1 no Instagram. Lá tem dicas, unindo teoria e prática para aplicar na sua sala de aula. 

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.


Postar um comentário

0 Comentários