AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica é um recurso fundamental no processo educativo, pois permite identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como suas dificuldades e potencialidades.

Importância da Consciência Fonológica no Processo de Aprendizagem

De acordo com o Dicionário Ceale, a avaliação diagnóstica tem a finalidade de levantar informações sobre os conhecimentos dos alunos antes do início de um processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a adequação das estratégias pedagógicas.

Dessa forma, ela não deve ter caráter punitivo, mas sim orientador, auxiliando professores na construção de um planejamento mais eficaz.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização deve ser trabalhada de forma sistemática e baseada em evidências científicas que favoreçam o sucesso dos estudantes.

No contexto da alfabetização, a avaliação diagnóstica é fundamental para identificar habilidades já adquiridas e aspectos que necessitam ser desenvolvidos, como a consciência fonológica.

A consciência fonológica é uma habilidade que auxilia no desenvolvimento da leitura e da escrita.

 A avaliação diagnóstica da consciência fonológica irá identificar o nível de desenvolvimento das habilidades fonológicas das crianças e planejar intervenções pedagógicas adequadas.

“Do ponto de vista linguístico a atividade de leitura e escrita requer um conjunto de capacidades fonológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas que também fazem parte da linguagem oral. “ ( GODOY, 2008, p.117 ). Sendo necessário intervenções e mediações do professor, possibilitando ao aluno meios e oportunidades de testar e aprimorar o conhecimento adquirido sobre leitura e escrita.

E ainda conforme Godoy ( 2008, p.117) habilidades de consciência fonêmica é uma ferramenta que diminuiu as dificuldades das crianças de aprender a ler e escrever.

A compreensão dos dados obtidos com a avaliação diagnóstica permite que a intervenção pedagógica seja direcionada de forma mais precisa, favorecendo o desenvolvimento integral do aluno.

Importância da Consciência Fonológica no Processo de Aprendizagem

Assim, a avaliação diagnóstica é indispensável para garantir um ensino eficaz e inclusivo.

Importância da Consciência Fonológica no Processo de Aprendizagem

A BNCC enfatiza a necessidade do desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de forma integrada.

"A oralidade, a leitura e a escrita são práticas indissociáveis e fundamentais para o desenvolvimento da proficiência linguística dos alunos, exigindo ensino estruturado e progressivo." (BNCC, p. 93)

Ainda de acordo com a BNCC, a alfabetização deve promover “experiências que levem os estudantes a perceberem e manipularem segmentos sonoros da fala, como sílabas e fonemas, associando-os às suas representações gráficas” (BNCC, 2017, p. 89).

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, é fundamental que a alfabetização esteja “ancorada no princípio do sistema de escrita alfabético e no desenvolvimento das capacidades relacionadas à consciência fonológica” (BNCC, 2017, p. 88).

consciência fonológica                  

A consciência fonológica, que envolve a capacidade de reconhecer e manipular sons da fala, é um dos preditores mais importantes para o sucesso na alfabetização. Ela abrange aspectos como:

·        Consciência de palavras: identificação de palavras dentro de uma frase;

·        Consciência silábica: percepção das sílabas que compõem uma palavra;

·        Consciência intra-silábica: reconhecimento de partes menores dentro da sílaba;

·        Consciência fonêmica: identificação e manipulação dos fonemas dentro das palavras.

Algumas habilidades de consciência fonológica desempenham um papel relevante no processo de alfabetização infantil. No entanto, o desenvolvimento da consciência fonêmica, embora essencial, não deve ser considerado como o único recurso capaz de assegurar que a criança adquira plenamente a leitura e a escrita.

Essas habilidades são fundamentais para que a criança compreenda a relação entre fala e escrita, facilitando a aquisição do sistema alfabético de escrita. Conforme exposto na BNCC, “fica evidente que um ensino sistematizado e baseado em evidências científicas contribui significativamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita” (BNCC, 2017, p. 91).

"A alfabetização deve garantir que os alunos compreendam o funcionamento do sistema de escrita alfabética, desenvolvendo consciência fonológica, reconhecimento e escrita de palavras, fluência de leitura e compreensão textual." (BNCC, p. 88)

Sistema Alfabético de Escrita

O sistema alfabético de escrita é um modelo de representação gráfica da linguagem em que cada símbolo (letra) corresponde a um som (fonema).

Esse sistema possibilita a codificação e decodificação das palavras, permitindo a leitura e a escrita de maneira eficiente.

No português, a alfabetização baseia-se na compreensão da relação entre fonemas e grafemas, o que exige o desenvolvimento da consciência fonológica.

Sendo o alfabeto composto de códigos gráficos,  “aprender o alfabeto é também aprender um código de fala”( CUNHA ; CAPELLI, 2011,p.87). 

A aprendizagem do sistema alfabético requer que a criança compreenda que as palavras são compostas por unidades menores e que essas unidades podem ser manipuladas para formar novas palavras.

“Aprender a ler requer compreender o princípio alfabético para usar regras de correspondência grafema-fonema para decodificar informações. ”(CUNHA ; CAPELLI, 2011,p.85). 

 A consolidação desse conhecimento é essencial para que o aluno adquira fluência na leitura e segurança na escrita.

Cunha e Capelli (2011,p.86), afirmam que para  a compreensão do sistema alfabético de escrita se realize é necessário que a criança desenvolva a consciência de que a fala pode ser segmentada em unidades sonoras

De acordo com o Dicionário Ceale, "o sistema de escrita alfabético é aquele em que cada unidade gráfica (letra) representa um fonema da fala. Esse princípio norteia o processo de alfabetização e exige que o aprendiz compreenda a relação entre fonemas e grafemas para desenvolver a leitura e a escrita com autonomia".

Dicas Práticas para a Avaliação Diagnóstica da Consciência Fonológica

A avaliação diagnóstica deve ser realizada de forma lúdica e diversificada, utilizando estratégias que envolvam interações orais e atividades manipulativas. Algumas sugestões incluem:

1.   Atividade de segmentação de palavras: Pedir para a criança contar quantas palavras existem em uma frase curta.

2.   Atividade de segmentação silábica: Solicitar que a criança bata palmas para cada sílaba de uma palavra dada.

3.   Atividade de rimas: Apresentar duas palavras e perguntar se elas rimam ou não.

4.   Atividade de aliteração: Mostrar uma lista de palavras e pedir que a criança identifique quais começam com o mesmo som.

5.   Atividade de substituição fonêmica: Pedir para a criança modificar um som da palavra para formar uma nova (exemplo: trocar o /m/ de "mala" por /p/ formando "pala").

6.   Atividade de identificação de fonemas: Perguntar qual é o primeiro ou último som de uma palavra.

7.   Ditado : Ditar palavras para que a criança escreva, analisando aspectos como reconhecimento de letras, relação fonema-grafema e segmentação correta.

8.   O Ditado no Processo de Avaliação Diagnóstica

O ditado é uma estratégia amplamente utilizada na avaliação diagnóstica das habilidades de escrita e consciência fonológica.

O ditado de palavras é uma estratégia eficaz para avaliar o nível de conhecimento das crianças em relação à ortografia, permitindo identificar suas dificuldades e compreender seu desenvolvimento no processo de escrita.

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 Além disso, permite ao professor observar dificuldades específicas, como omissão ou troca de letras e dificuldades na segmentação de palavras.

Segundo o Dicionário Ceale, "o ditado não deve ser encarado apenas como um instrumento de correção de erros, mas sim como um recurso para compreender as hipóteses de escrita do aluno e planejar intervenções adequadas". Dessa forma, ao aplicar o ditado, o professor pode analisar aspectos como:

·        Reconhecimento e uso correto das letras;

·        Relação entre fonemas e grafemas;

·        Estruturação das palavras e segmentação correta;

·        Dificuldades na ortografia e na consciência fonológica.

Para tornar o ditado mais eficaz na avaliação diagnóstica, recomenda-se utilizá-lo de forma contextualizada e diversificada, incluindo palavras do cotidiano do aluno, frases simples e atividades complementares, como revisão coletiva e reflexão sobre os erros.

De acordo com a Nova Escola, a atividade de ditado auxilia na identificação do nível de desenvolvimento do aluno em relação ao sistema alfabético e à correspondência entre fonemas e grafemas.

Para se avaliar o nível de escrita do aluno “o ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba - sem que o professor, ao ditar, marque a separação das sílabas” ( NOVA ESCOLA, 2009, mar.)

É importante ditar a palavra normalmente e repetir umas ou duas vezes, caso necessário. ”

Conclusão

A avaliação diagnóstica da consciência fonológica é um importante para identificar dificuldades e planejar estratégias pedagógicas eficazes.

O uso de estratégias como o ditado, atividades lúdicas e observação contínua auxilia na identificação das dificuldades e potencialidades dos estudantes, tornando o ensino mais direcionado e eficaz.

Com base na LDB e na BNCC, fica evidente que um ensino sistematizado e baseado em evidências científicas contribui significativamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

A LDB, no Artigo 22, reforça que a educação básica deve garantir a formação essencial para a cidadania e aprendizado contínuo, enquanto o Artigo 29 destaca a importância do desenvolvimento integral da criança.

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 A aplicação de atividades dinâmicas e contextualizadas possibilita um aprendizado mais significativo e eficaz para os estudantes.

A alfabetização deve seguindo princípios científicos e metodologias comprovadas, possibilita que todas as crianças desenvolvam as competências necessárias para leitura e escrita de maneira eficaz.

Dessa forma, ao planejar intervenções pedagógicas bem estruturadas, é possível garantir um processo de alfabetização mais significativo, inclusivo e eficiente.

"Clique no link e baixe as atividades de avaliação da consciência fonológica em PDF para você realizar com seus alunos.

ATIVIDADE - AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

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Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

CUNHA, Vera Lúcia Orlandi; CAPELLINI, Simone Aparecida. Habilidades metalinguísticas no processo de alfabetização de escolares com transtornos de aprendizagem. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 28, n. 85, p. 85-96,    2011 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  02  mar.  2025.

NOVA ESCOLA, Página.> Ensino Fundamental1 > Língua Portuguesa > Alfabetização inicial Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma .Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma  Acesso em: 02  mar.  2025.

Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: < https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/ Acesso em: 01  mar.  2025.

 

 

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